As franquias crescem com cada vez mais velocidade no Brasil e no mundo. Por aqui, o ano de 2018 registrou ótimo desenvolvimento no setor, apesar de todas as complicações da economia: foram 7% de crescimento, puxados pela expansão das redes de alimentação e serviços. Os números são promissores e indicam que ainda há muito espaço para alavancar resultados.
Para além das franquias mais conhecidas — tais como os fast foods, por exemplo —, há oportunidades interessantes em outros segmentos igualmente lucrativos. A franquia de esporte, por exemplo, tem obtido destaque e conquistado a preferência de empreendedores que buscam excelentes retornos.
Neste post, você vai entender os motivos que tornam a franquia de esporte uma boa opção de investimento. Além disso, também vai ter acesso a dados que evidenciam a tendência esportiva e sinalizam um caminho de oportunidades para um crescimento acelerado.
Por fim, ainda vai conhecer algumas marcas do segmento que já registram sucesso em suas operações no comércio esportivo. Boa leitura e bons insights!
Como é o mercado de esportes no Brasil?
Em 2015, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontou que pouco menos de 40% da população brasileira praticava algum esporte. De lá para cá, porém, uma nova tendência de mercado alterou cenários e impulsionou a preferência por artigos esportivos: o boom fitness, que ficou evidente nos últimos anos, aqueceu o mercado e fez muito empreendedor apostar na onda para lucrar mais.
De forma geral, deu certo: segundo a ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria do Esporte), o Brasil tinha, em 2017, mais de 7 mil lojas dedicadas ao comércio e os serviços esportivos. O número crescia para 14 mil quando a amostra considerava marcas que comercializavam alguns itens da categoria. Ainda de acordo com a ABRIESP, o faturamento anual do varejo esportivo ultrapassava, à época, os R$ 4 bilhões.
Por esses indicadores, já deu para perceber que o mercado brasileiro de esportes já superou muitas marcas e tem tudo para continuar quebrando recordes. O setor está aquecido e o desenvolvimento da área demonstra estabilidade — sustentando uma previsão positiva no curto e no médio prazo.
Por que investir em uma franquia de esportes?
O primeiro motivo forte para apostar no segmento de esportes é, sem dúvidas, o comportamento do consumidor. Os últimos anos confirmam que existe uma tendência significativa de priorizar atividades físicas e esportivas.
Em 2017, um levantamento feito pela Associação Brasileira de Academias (ACAD) pontuou que no Brasil havia mais de 34 mil academias e cerca de 9 milhões de frequentadores. A grandeza do mercado também corresponde a ótimos números: o faturamento é da ordem de US$ 2 bilhões movimentados a cada ano.
Ainda vale lembrar que as academias representam uma parte restrita do que é o mercado de esportes. Por isso, empreendedores que têm afinidade com o segmento podem comemorar as oportunidades da área.
No momento de escolher os rumos da franquia esportiva, a análise de dados é importante — principalmente quando associada às preferências do empreendedor. Cabe, por exemplo, conhecer as modalidades mais praticadas no Brasil — e, por consequência, também as mais queridas por aqui.
De acordo com o levantamento produzido pelo Atlas Esporte no Brasil:
- o futebol é o esporte mais praticado, com 30,4 milhões de pessoas;
- o vôlei é o segundo colocado, com 15,3 milhões de praticantes;
- o tênis de mesa é o terceiro mais querido, com 12 milhões de praticantes;
- a natação aparece em 4º lugar, com 11 milhões de adeptos;
- o futsal fecha o top 5, com 10,7 milhões de praticantes.
Diante disso, fica claro que o mercado de esportes tem muito a crescer — e redes de franquias que se dediquem a atender às exigências do setor têm muito a ganhar com um mercado aquecido.
Quais franquias de esporte são destaque no mercado?
De olho na lucratividade do mercado e na paixão dos brasileiros pelo esporte, algumas franquias esportivas se fortaleceram, registrando lucros bem expressivos. Confira algumas das principais marcas atuais que focam no esporte.
Poderoso Timão
Associada ao Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes mais conhecidos do Brasil (além de muito forte em São Paulo, o estado mais populoso e um dos mais ricos do país), a franquia Poderoso Timão comercializa uma ampla diversidade de itens com a marca do time — para um universo de cerca de 40 milhões de torcedores.
De acordo com informações divulgadas pela marca, que se associou à ABF (Associação Brasileira de Franquias) em 2008, o investimento para abrir uma unidade parte dos R$ 90 mil e estima-se que o retorno ocorra a partir do 24º mês de operação.
Ronaldo Academy
Ainda falando de futebol, mas mudando um pouco de segmento, as franquias de esporte da Ronaldo Academy são boas alternativas para quem se identifica com o esporte e quer empreender em serviços — trabalhando com paixão e impulsionando sonhos.
A empresa funciona como uma escolinha de futebol, com o diferencial de levar o nome (e a credibilidade) de um dos jogadores mais amados do Brasil, Ronaldo Fenômeno. O investimento inicial gira em torno de R$ 195 mil.
Smart Fit
A era das academias low cost no Brasil começou em 2009, quando a Smart Fit abriu sua primeira unidade. Hoje, já são mais de 600 academias espalhadas por todo o país, além de constantes projetos de expansão.
Da mesma forma, o número de usuários não para de crescer. São mais de 1,6 milhões de frequentadores, o que significa que 1 em cada 10 pessoas que vão à academia o fazem justamente na Smart Fit.
Estima-se que o investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 950 mil e o retorno começa a ser identificado a partir dos 36 meses de operação.
Como você pôde perceber, os números não mentem. O brasileiro leva sua paixão pela atividade física a sério, além de dar valor ao seu próprio bem-estar, investindo em academias. Por essa razão, investir em uma franquia de esporte é uma aposta certeira para quem está querendo abrir um negócio!
O nosso artigo te ajudou a repensar algumas posturas e te abriu um novo horizonte de possibilidades? Ótimo, nosso objetivo foi cumprido! Para ficar por dentro de todas as novidades e ser sempre o primeiro a saber das atualizações do mercado de franquias, assine nossa newsletter agora mesmo. Esperamos por você!