Quanto tempo você gasta para responder um lead?
Você sabia que o tempo de resposta pode ser um fator determinante de satisfação?
Responder com agilidade às solicitações de um lead é fundamental para um atendimento de qualidade.
Porque quanto mais ágil for o retorno maior a CHANCE DE VENDA e melhor será a percepção dele sobre a marca.
No entanto, muitas empresas ainda subestimam essa importante métrica e ignoram que o tempo de resposta ou RESPONSE TIME, é uma forma essencial para avaliar o sucesso do seu processo de vendas.
Nesse artigo, vou explicar melhor o que é e como funciona.
Response Time ou tempo de resposta
É a métrica que determina o tempo médio de resposta do time de vendas, ou seja, ela designa o tempo que um vendedor demora para responder a um lead que “levantou a mão” e pediu um contato comercial.
A ideia é conseguir falar com o lead enquanto ele tem interesse e está com a compra em mente.
Mas por que é tão importante falar com um lead rapidamente?
Existe uma relação clara, comprovada por diversas pesquisas, entre conversão de leads e tempo levado para entrar em contato.
Podemos dizer que a “porta da oportunidade” é aquele período em que o lead está aberto para conversar, interessado na oferta e/ou disponível para iniciar uma negociação.
Quanto mais tempo o vendedor demora para ligar para um lead, menores as chances de conexão e qualificação.
Responda rápido = ganhe vendas
Pesquisa realizada pela Read Response Management Survey e do The Ultimate Contact Strategy, comprova como a velocidade de contato com um cliente em potencial pode otimizar os resultados:
- Há 21 vezes mais chances de um lead se qualificar, ou mesmo entrar no processo de vendas, se ele for contatado dentro de 5 minutos, do que 30 minutos depois do contato.
- De 5 para 10 minutos, a chance de qualificar um lead na primeira chamada é 4 vezes menor.
- Falar com um lead no primeiro minuto após a levantada de mão pode aumentar em quase 400% a chance de conversão.
- Já nas empresas brasileiras, segundo a Inside Sales Benchmark 2017, somente 58% dos respondentes abordavam um lead inbound em até uma hora da levantada de mão e 13% demoravam mais de 24 horas para fazer a ligação.
Assim como acontece com outras métricas, o tempo de resposta, ou response time, serve como um termômetro da sua operação.
Através dele, você saberá:
- Se sua operação está aproveitando ao máximo as oportunidades que chegam via inbound;
- Quantos deles são deixados na mesa por falta ou tentativa de contato por parte do vendedor;
- Como está a sua taxa de conexão (e se poderia estar melhor);
- O que pode ser melhorado na sua operação de Inside Sales.
Conclusão
A conclusão é que vendedores “lentos” (e processos que não priorizam levantadas de mão) perdem oportunidades de vendas.
Aproveitar o momento exato em que o lead está interessado em seu produto é uma excelente oportunidade para seu time de vendas engajar-se com leads que já estão prontos para a compra, antes de seus concorrentes.
Por isso, o interesse de um potencial cliente deve ser sua prioridade.
O timing para que um vendedor entre na jornada do comprador faz toda a diferença no resultado.
Agora que você já sabe que o tempo de resposta é uma métrica essencial para o sucesso de Vendas, que tal colocar as mãos na massa hoje mesmo?