Ser reconhecido em todo país pela qualidade no atendimento, principalmente em um mercado competitivo, é essencial para ajudar o aumenta da sua rede. Como prova dessa qualidade existe o Selo ABF. Você sabe do que se trata?
O selo é considerado a maior diferenciação na área de franquias no Brasil e é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), como uma maneira de reconhecer a excelência e qualidade das corporações que atuam em franquias.
Para isso, a Associação avalia o nível de satisfação dos operadores com cada uma de suas franqueadoras e conta com a ajuda de uma corporação especializada, que realiza uma pesquisa aprofundada envolvendo questões importantes nas redes de franquias. Nessa pesquisa são feitas algumas perguntas, como, por exemplo, se a unidade corresponde as expectativas iniciais. Com base nessa e outras informações, a franqueadora recebe uma nota.
Então, percebeu a importância do Selo ABF? Ainda assim, somente ele não é uma garantia de sucesso para a franquia. Quer saber quais outros critérios você deve levar em consideração? Continue a leitura e descubra!
Quais pontos considerar ao escolher uma franquia?
O negócio de franquias costuma não apresentar tantos riscos para empreendedores, já que vendem marcas e processos já estabelecidos no mercado. No entanto, isso demanda um investimento financeiro maior do que as empresas que começam do zero. Por essa razão, é preciso se certificar de que entrou em um negócio seguro. A seguir, saiba o que analisar!
Perfil do franqueado
É importante analisar se o empreendedor é capaz de manter o investimento e se o empreendimento oferece um prazo de retorno compatível com a sua expectativa — o que varia entre 24 e 36 meses pela média de mercado.
Além disso, é preciso checar se ele consegue se encaixar nos requisitos necessários que esse tipo de negócio exige. Pense: caso algum desses questionamentos seja negativo, possivelmente seja melhor repensar a sua decisão.
Selecione bem sua franquia
Há diversas opções de atuações relacionadas a franquias. Desse modo, é preciso saber utilizar bons filtros e focar em empresas que obedeçam a padrões de qualidade e façam parte da ABF. O já mencionado Selo ABF é um exemplo desse filtro.
Além disso, também é válido analisar o potencial de expansão do negócio. Assim, defina cálculos e estimativas de quantas unidades e em quais locais cabem as franquias, a capilaridade (potencial de mercado) e poder de atratividade dos investidores.
Buscar por informações em guias especializados como revistas de negócios é outra forma de avaliar a confiabilidade da franquia.
Afinidade é importante
Escolher uma rede simplesmente porque ela está na moda pode não ser uma boa escolha para garantir o sucesso de uma franquia. É fundamental filtrar os segmentos que se relacionem com a experiência, valores e preferências do empreendedor.
Além disso, não deixe de considerar os pontos negativos de atuar em cada setor. Por exemplo, caso você opte por bares ou restaurantes, dificilmente haverá tempo livre à noite e aos fins de semana. Para algumas pessoas, isso pode ser bastante desanimador.
Seja um consumidor
Se você pretende franquear determinada rede, mas não tem conhecimento o suficiente sobre ela, uma boa opção é se tornar um consumidor e usar os produtos e serviços oferecidos por ela. Então, caso a marca não o agrade como deveria, é melhor pensar em outra opção de empreendimento.
Fale com franqueados e ex-franqueados
A Circular de Oferta de Franquias (COF) é um documento com dados relevantes sobre a franquia, como o valor de investimento, quem foram os franqueados e empreendedores que fizeram parte da rede no último ano e o endereço da sede.
Dessa forma, os interessados no negócio podem consultar essas pessoas e realizar todos questionamentos que tiverem — como funciona o atendimento da franqueadora, se a empresa é lucrativa etc.
Conte com cláusulas no contrato que estabeleçam prazos
Alguns acordos de franquias podem ter itens praticamente vitalícios. É importante considerar isso ao refletir se pretende romper o contrato ou renová-lo. Além do mais, também pode haver outras cláusulas que dificultem os seus planos de sucesso para o empreendimento. Por exemplo, o impedimento de atuar na mesma área em que sua unidade está.
Invista em comunicação e marketing
Criar uma relação constante com o público que vai consumir os serviços e produtos de um negócio é essencial para manter o interesse no empreendimento. Então, não deixe de valorizar o marketing digital para fortalecer os laços entre a marca e o consumidor, além de atrair novos leads e gerar mais oportunidades de negócio.
Quais exigências para conseguir o Selo ABF?
Visto todas essas informações sobre quais critérios considerar para aumentar as chances de sucesso da sua franquia, também é importante saber que é possível haver tipos desse empreendimento mais prematuros como opções viáveis para se investir, mesmo sem o Selo ABF. Afinal, para obtê-lo é preciso ter no mínimo 10 unidades do negócio em operação.
Quer saber quais outros requisitos exigidos para obter esse selo? Anualmente a ABF publica as regras, no entanto, as condições não tendem a sofrer muitas mudanças de um ano para outro. Em geral, o franqueador deve:
- ter, no mínimo, 5 franqueados (proprietários e sócios);
- ser associado da ABF há pelo menos um ano;
- ter assinado há pelo menos 24 meses o primeiro contrato de franquia;
- estar dentro das normas diante da ABF.
Ao escolher uma franquia é importante sempre ter em mente os aspectos racionais de um negócio como Selo ABF, valor de investimento, prazo de retorno e rentabilidade etc. Contudo, é essencial considerar bem os aspectos emocionais, como empatia com a marca, afinidade com o segmento e atração pelo modelo de negócio. Quando o empreendedor consegue equilibrar esses dois pontos, fica mais fácil tomar uma decisão consciente e aumentar as chances de sucesso do empreendimento.
Então, gostou do nosso post? Que tal nos seguir nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube — e garantir o acesso as nossas atualizações de conteúdo?