Gerenciar uma rede de franquias é algo que, além da paixão que se tenha pela marca, deve ser feito com olhar macro e, ao mesmo tempo individualizado.
A expansão da marca envolve não somente o olhar para os territórios-alvo como também critério e suporte aos franqueados escolhidos.
E como pode ser realizada?
Antes de falarmos sobre o como, vamos entender quem é e o que faz o gerente de expansão.
O que faz um gerente (ou consultor) de Expansão?
Este profissional, preferencialmente, deve ser alguém de:
- Fácil comunicação;
- Facilitador;
- Mediador de conflitos;
- Comercial;
- Entusiasmado com a marca e seu crescimento.
Entender para onde o crescimento da rede deve ir é fundamental.
Estudos são feitos em conjunto com o gerente de expansão visando o melhor custo benefício para entrega e suporte de produtos e ou serviços.
O olhar dele para entender o mais adequado – tanto para a marca como para o franqueado – é o equilíbrio necessário para o crescimento saudável desta expansão.
Montar e gerenciar a equipe para entrevistas a candidatos à franquia (ou analisar a contratação de empresa que o faça – como a Franquiaz Expansão de Redes).
Coordenar e também executar ele mesmo, tanto a implantação de novas unidades como as visitas de campo às franquias, entendendo cada loja dentro do contexto inserido.
Características da gestão, particularidades da cidade/bairro, adequação das melhores práticas de marketing local, bem como constante treinamento do franqueado e equipe.
E agora como isto tudo deve ser feito?
Um bom software que acompanhe as vendas, o desempenho financeiro de cada franqueado é essencial.
Estar atento a estes números dará ao gestor de expansão a visão de quando e como deve agir, organizando e priorizando o calendário de visitas periódicas às unidades..
Manter um olhar para os concorrentes e acompanhar onde estão instalando-se para que o estudo de territórios, para abertura de novas unidades, possa sempre ser ajustado com velocidade.
Juntamente com isto tudo, o gerente de expansão não deve esquecer que o acompanhamento da implantação e o treinamento (seja modelo de negócio virtual, home based ou físico) é o primeiro contato que o franqueado tem com o suporte da rede e faz toda a diferença na construção de confiança desta relação que está nascendo.
Conclusão
Olhando para tantos itens levantados, percebe-se o quão fundamental é uma marca ter seu gerente de expansão.
É uma função que não pode ser absorvida pelo franqueador.
O que pode-se pensar é, no início da expansão, dividir algumas tarefas entre este profissional e o(s) dono(s) da marca.
Redes com um gerente de Expansão dedicado estreitam o relacionamento, tão importante e tão polêmico, entre franqueados e franqueadores.
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