Quando um empreendedor resolve optar pelo sistema de franquias, um dos maiores questionamentos é em relação ao modelo que se deve investir.
Um modelo que vem chamando muito a atenção é o de microfranquias.
Cada vez com mais destaque no cenário nacional, as microfranquias tem se mostrado a ‘queridinha’ dos pequenos empreendedores.
Isso se deve ao fato de as microfranquias terem um custo bem mais baixo e acessível, e ainda com um porte inferior em relação às franquias convencionais.
Entendendo um pouco de franquia…
O sistema de franquia consiste em uma cessão de direito de uso de uma marca e modelo de negócio.
A estrutura também é semelhante, que aliada aos produtos comercializados confere a você o status de franqueado.
A franquia, ou atividade de franchising, é regulamentada no Brasil através da Lei nº 8.955 de 1994.
Em suma, a empresa passa a ser um produto quando se transforma em franquia, quando começa a comercializar sua marca.
As microfranquias
As microfranquias seguem a mesma linha das franquias convencionais.
O que realmente as diferencia, é o porte e o custo inicial do investimento, pois o conceito é exatamente igual.
Para diferenciar franquia de microfranquia, um dos critérios estabelecidos foi a de que para a microfranquia, o investimento total inicial não pode ultrapassar R$ 90.000, valor de referência para 2017.
Microfranquia: o investimento total inicial não pode ultrapassar R$ 90.000
(Referência Microfranquias – Guia de Orientação ABF / SEBRAE 2014, Indicadores: Banco Mundial)
O que é preciso ter em mente é que os lucros das microfranquias também não são altos.
Na verdade, acompanham o investimento.
Se o investimento é baixo, o lucro tende a ser também.
Claro que há exceções, mas a gestão em que ser primorosa.
Outra característica das microfranquias é o fato do empreendedor, na maioria das vezes, ser o único a trabalhar no negócio.
Também tem como particularidade não precisar de um ponto comercial ou fixo.
A microfranquia pode funcionar no estilo home based, ou seja, com base em casa, o que é muito vantajoso quando se fala de custo operacional.
As microfranquias em números
- Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2016, das 557 redes de microfranquias, quase 80% delas operavam exclusivamente nesse modelo.
- Dentre todas as redes que ainda não trabalham no formato de microfranquias, 36% estudam a possibilidade de expandir para o modelo nos próximos anos.
- Dentre as redes que atuam em mais de um formato, 58% atuam como microfranquia.
- Em redes que atuam nos dois formatos, o custo de para montar a microfranquia é inferior 3x ao da franquia convencional.
- Por ter um investimento inicial mais baixo, o prazo de retorno é menor, em média 12 meses.
- Apesar de concentrar 59% das suas lojas em shoppings e ruas, as microfranquias têm destaque acentuado para outros locais e Home Office, representado por 39% das lojas, isso para redes com os dois modelos.
- Em cidades entre 100.001 e 300.000 habitantes, é onde está concentrado o maior número de unidades de redes exclusivamente de microfranquias. A seguir, vem as cidades com mais de 500.000 habitantes. Isso é prova que microfranquia não é coisa de cidade pequena.
- A atividade que predomina nos negócios é a comercial:
- Em qualquer modelo, seja franquia convencional ou microfranquia, a faixa etária dominante é entre 26 e 35 anos, seguido pelas pessoas entre 36 e 45 anos, e depois pelas pessoas entre 46 e 55 anos.
- As pessoas com ensino superior completo são as que mais empreendem e se tornam franqueados.
- A retirada mensal (pró labore) média dos franqueados fica entre R$ 3.600 e R$ 3.800, mas isso depende muito do ramo e de quanto tempo você poderá dedicar ao negócio.
- 80% das redes oferecem o modelo de microfranquia para todos os tipos de público. 13% são oferecidos a novos franqueados.
- 56% das redes com os dois modelos, não possui uma estrutura exclusiva para atendimento às microfranquias.
- Em 31% dos casos das redes que trabalham somente no modelo de microfranquia, elas superam a marca de 100 unidades.
Vantagens das microfranquias
Como já comentado, uma das maiores vantagens é o baixo investimento para se começar o negócio.
O rápido retorno do investimento é outro ponto determinante para as pessoas escolherem esse modelo.
Não ter obrigatoriedade de estar fixo em algum ponto comercial, conseguindo reduzir o custo operacional é outra prerrogativa para optar por uma microfranquia.
Empresas renomadas já disponibilizam suas marcas para esse modelo, logo, você terá uma segurança maior, o que não quer dizer que não terá riscos.
Mas a chance de alcançar o sucesso partindo desse princípio, é bem maior.
Conclusão
As microfranquias se tornaram uma ótima saída para os pequenos empreendedores e investidores que desejam ter o próprio negócio.
O perfil está diretamente relacionado à característica do empreendedor, e é isso que vai diferenciar o sucesso da derrota.
Por todos esses motivos aqui expostos, está cada vez mais claro que esse modelo de negócio deixou de ser uma promessa e passou a ser uma realidade faz tempo.