A cada dia surgem novas metodologias e conceitos no mundo dos negócios. A tendência da vez é o uso do geomarketing na elaboração das estratégias de atuação e de expansão das empresas. Trata-se de um conceito relacionado aos 4Ps do marketing — Produto, Preço, Praça e Promoção —, mas que vai muito além da restrição de uma praça.
Ficou curioso? Então, confira o que é geomarketing e como você pode utilizá-lo a seu favor na abertura ou expansão de sua franquia!
O que é geomarketing?
O geomarketing é um conceito que utiliza dados geográficos como base para a elaboração de uma estratégia de marketing. Apesar se ser algo muito similar ao conceito de praça dos 4Ps criados por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler, ele se difere na amplitude de sua usabilidade.
Em outras palavras, o geomarketing não se restringe às informações de localização. Ele promove uma análise mais integrada de diversos pontos de vistas relacionados àquele local em específico, como hábitos de compras e de comportamento das pessoas, por exemplo.
Qual é a importância desse conceito para uma franquia?
O geomarketing tem se tornado cada vez mais importante para empresas de todos os setores, principalmente para as franquias. O objetivo principal de uma rede de franquias é proporcionar uma expansão da marca, abrindo novas unidades e fortalecendo as já existentes.
Uma das premissas disso é acertar na escolha dos locais para a abertura de novas unidades, de forma a alcançar o público certo, evitar uma concorrência muito forte e ainda preservar a área de atuação de cada franqueado.
Nesse sentido, o geomarketing provê informações preciosas, tanto sobre a geografia do local, quanto sobre os hábitos de seus frequentadores. Tudo isso de forma automatizada, com dados gerados pela própria população.
Quais são os benefícios que ele traz?
Diante do que já foi dito, fica fácil perceber que o geomarketing oferece diversos benefícios às franquias. Contudo, vamos destacar aqui aqueles que são mais relevantes para quem é dono ou pretende abrir uma nova unidade.
Maior precisão na escolha de novas praças de atuação
A escolha do local de abertura de uma empresa é um dos principais desafios do empreendedor. Antigamente, bastava que o lugar fosse em um centro comercial movimentado que o resto fluía normalmente.
Hoje em dia, as pessoas não precisam mais se deslocar para comprar o que desejam. Por isso, as unidades físicas precisam estar onde os clientes estão, e quem tem essas informações é o geomarketing.
Por meio dele, é possível descobrir o perfil dos frequentadores de uma determinada região ou o inverso, onde estão as pessoas com características específicas. Diversos dados, como volume, horários de pico e preferências de produtos complementam a análise.
Conhecimento mais aprofundado do público
As pessoas deixam cada vez mais rastros informacionais por onde passam, no mundo digital. Isso é um prato cheio para o geomarketing. Com base nos locais que cada pessoa frequenta, o tempo que passa em cada um deles e até os comentários que deixa nas redes sociais, é possível conhecer seu perfil mais a fundo.
Com isso, antes mesmo de escolher um local para uma nova unidade, o empreendedor tem em mãos diversas informações que ajudarão na tomada de decisão, tanto do local em si, quanto do mix de produtos e horários de funcionamento.
Criação de ações de marketing mais efetivas
Outra vantagem muito boa é que os dados fornecidos pelo geomarketing ajudam a criar ações de marketing muito mais efetivas. A começar pela segmentação de campanhas de mídia paga, nas quais as regiões e horários de distribuições podem ser limitadas de acordo com as pessoas que se deseja atingir.
Além disso, a oferta de produtos e serviços diferenciados surte um efeito mais positivo quando é melhor direcionada. Com isso, fica mais fácil aliar a necessidade de eliminar o estoque de um produto ou aumentar a receita em um determinado mês com os desejos e necessidades dos clientes.
Como o geomarketing auxilia a estratégia do negócio?
Depois de conhecer o conceito e entender todas as vantagens que ele proporciona, você deve estar se perguntando: mas afinal, como aplicar o geomarketing na prática? É o que vamos explicar a seguir!
Na abertura de novas unidades
Essa é a aplicação mais óbvia e vantajosa do geomarketing. As ferramentas desenvolvidas para essa finalidade são capazes de coletar dados de diversas origens, como redes sociais, base de clientes e sistemas de geolocalização para fazer um cruzamento mais completo.
Como resultado, o empreendedor consegue ver quais são das regiões com maior potencial, quem são e onde estão os concorrentes mais próximos e, até mesmo, qual seria o faturamento médio proporcionado pelas pessoas daquela região.
Na definição do mix de produtos
Cada localidade tem um perfil específico de público. Portanto, é importante considerar pequenas adaptações no mix de produtos e serviços para agradar melhor a clientela, mesmo sendo uma franquia.
O estudo do comportamento das pessoas da região mostra quais são suas preferências e principais rejeições. Isso faz com que a escolha do que vai ser oferecido e até mesmo dos seus preços seja mais precisa, conquistando mais consumidores.
No desenvolvimento de ações de marketing
Por fim, uma aplicação mais voltada para quem já está com uma unidade em funcionamento e precisa melhorar seus resultados financeiros. Com base em tudo o que já foi dito, os gestores têm em mãos informações mais precisas e confiáveis para tomar suas decisões, que podem ser sobre o cardápio do dia ou na oferta da próxima semana.
Além disso, a definição de promoções, o direcionamento e segmentação de campanhas digitais e até mesmo a retirada de produtos e serviços do mercado são outras formas de aplicar as análises geradas pelos sistemas dessa natureza.
Como você pôde ver, o geomarketing tem uma grande importância para as franquias, tanto no que diz respeito à abertura de novas unidades quanto no crescimento e manutenção das já existentes. Sendo assim, se você quer se tornar um franqueado de sucesso, o ideal é que esse conceito comece a fazer parte do seu cotidiano desde já!
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