O sonho de empreender faz parte do DNA do brasileiro.
Ter um negócio próprio, com grandes perspectivas de crescimento é uma alternativa atraente e assustadora na mesma medida!
O sistema de franquias vai ao encontro desse sonho e apresenta-se como uma possibilidade estratégica para quem está pensando em abrir a própria empresa.
Hoje, você vai ver as principais vantagens de investir em franquias.
Investir em franquias
Todos sabem que 2017 foi um ano em que os reflexos da crise financeira estavam sendo percebidos.
Apesar disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou números animadores: o setor apresentou um aumento de 9,4%, alcançando quase R$ 37 bilhões nos primeiros meses do ano.
Esse dado já é um indicativo de que as franquias são um bom negócio.
Afinal, considerando o segmento como um todo, ele continuou apresentando desempenho positivo mesmo quando outras áreas da economia estavam em baixa.
E além dos números, existem outras razões que comprovam que investir em franquias é uma boa opção.
Vamos ver quais são elas!
Marca consolidada
Um dos maiores riscos de abrir o próprio negócio do zero é não conseguir conquistar o público-alvo desejado.
Apesar de todo o estudo prévio, existe uma chance de que os consumidores rejeitem a sua marca ou simplesmente não criem conexão com ela.
Isso faz com que muitos novos empreendimentos se vejam obrigados a fechar as portas.
Ao investir em franquias, você estará abrindo um negócio que já tem um nome consolidado.
O público já conhece a marca, já atestou a qualidade dos produtos e serviços, já criou algum vínculo emocional com a empresa.
Dependendo da franquia escolhida, ao abrir as portas você já terá um bom mercado para explorar.
Nessas condições, manter a empresa em funcionamento acaba sendo mais fácil.
Suporte oferecido
Além de ceder o nome, a empresa franqueadora também garante um suporte para a sua rede de franqueados.
O que será oferecido na prática varia um pouco de acordo com cada franquia, mas alguns recursos são bem comuns.
Em geral, as franqueadoras auxiliam o franqueado a:
- buscar o melhor ponto para abrir o negócio;
- oferecem treinamento e capacitação de gestão para o franqueado e a equipe que vai trabalhar com ele;
- ajuda a solucionar possíveis problemas do dia a dia por meio de canais de comunicação;
- colaboram com o marketing inicial.
Algumas franquias também disponibilizam treinamentos de tempos em tempos, para que o franqueado possa se aprimorar.
No primeiro contato com a franqueadora, você já pode perguntar como será esse suporte.
Mas lembre-se de que ao abrir uma empresa por conta própria, você acaba tendo que descobrir muitas coisas por si próprio.
Com a franquia, pode aproveitar o know-how de quem entende do assunto.
Erros já corrigidos
Ao optar por uma franquia como alternativa para empreender, você abre um negócio que já foi testado.
A empresa já existia antes de você chegar, portanto, já sabe o que funciona e já aboliu o que não dá certo.
Os erros, (naturais de qualquer marca, especialmente no início) em sua maioria, já foram corrigidos.
De modo que você não terá descobrir como revertê-los, porque outras pessoas já fizeram isso ao longo do tempo.
Relacionamento com a mídia
As franquias vêm de empresas grandes, que investem pesado em marketing.
Por isso, são marcas que já têm um bom relacionamento com a mídia.
Você pode abrir seu negócio hoje e, amanhã, ver a marca aparecendo de forma positiva em um programa de televisão de grande alcance, por exemplo.
Falando em termos mais práticos, isso significa o seu negócio já terá uma boa visibilidade.
E lembre-se: quem não é visto também não é lembrado.
Plano de negócios próprio
O plano de negócios é uma ferramenta básica para dar início a qualquer empresa.
No entanto, nem todo empreendedor sabe ao certo como elaborá-lo ou mesmo a sua importância estratégica.
Por isso, acaba não dando a devida atenção a algo que deveria ser o pilar de sustentação do negócio.
Pois bem, temos aqui mais um ponto positivo de se investir em franquias!
Elas já possuem esse plano de negócios.
O documento foi elaborado por profissionais especializados em gestão estratégica de empresas.
É como se o franqueado recebesse em suas mãos um mapa.
As orientações de como conduzir o empreendimento para que ele tenha os melhores resultados possíveis.
É claro que esse plano de negócios vai precisar ser adaptado para a realidade de cada franqueado.
Mas é muito mais fácil adaptar do que precisar elaborar do zero.
Gastos de instalação definidos
Ao resolver abrir uma empresa, talvez você não saiba ao certo quanto vai gastar com as instalações.
Por consequência, também não sabe exatamente qual é o orçamento necessário.
Desse modo, há grandes chances de já começar se endividando.
Se você resolver procurar um franqueador, é bem provável que ele já tenha no papel quais são as necessidades operacionais.
Estamos falando do tamanho do espaço, localização, estrutura básica.
Por isso, ele já sabe também, pelo menos aproximadamente, o quanto isso vai custar.
É uma ótima forma de evitar surpresas desagradáveis mais tarde.
Variedade de opções
Hoje em dia, você encontra franquias dos mais variados segmentos que puder imaginar: alimentação, lazer, moda, beleza, turismo, construção, cuidados especiais e muitos outros.
Então, se você já se identifica com algum segmento e gostaria de trabalhar nele, é muito provável que encontre uma franquia (várias, na verdade), que torne isso possível.
E é claro que sempre vale o alerta: antes de investir em franquias, pesquise muito!
- Colete todas as informações possíveis sobre a empresa franqueadora;
- Leia com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF);
- Exija que todas as condições estejam especificadas em contrato;
- Procure conversar com outros franqueados;
- Esteja bem ciente dos royalties que serão cobrados e se é um valor justo.
Se achar necessário, peça ajuda para um advogado especialista em contratos para analisar toda a documentação.
Vale a pena ter esse cuidado no início para evitar uma possível grande dor de cabeça posteriormente.
Trata-se do seu futuro como empreendedor!
Todas essas vantagens que colocamos aqui só são válidas quando se trata de empresas confiáveis, que tenham uma boa reputação e, acima de tudo, credibilidade.