Franquias de estética são um bom negócio?

Franquias de estética são um bom negócio?

Ano após ano, as franquias de serviço tem ganhado cada vez mais representatividade no mercado de franquias. Nesse setor, um segmento de destaque é o das franquias de estética e beleza.

Um dos fatores que chamam a atenção para as franquias de estética, é a boa lucratividade apresentada por algumas franquias do setor, além da considerável resiliência durante os períodos de mercado em baixa.

Para ter uma ideia, o Brasil é o terceiro no ranking dos maiores mercados de beleza do mundo e movimenta mais de 40 bilhões de dólares ao ano.

A frente do Brasil, apenas Estados Unidos e China, que além de possuírem uma população maior que a brasileira, são países muito mais ricos, com o PIB (Produto Interno Bruto) muito maior que o nosso.

Haja vaidade em nós brasileiros, não é mesmo?

Para ajudá-lo a entender mais sobre as franquias de estética, preparamos esse guia sobre tudo que você precisa saber para escolher uma franquia de estética ou, ao menos, considerar a possibilidade de que franquias deste segmento são bons negócios!

O mercado das franquias de estética

A Associação Brasileira de franchising em seu relatório de desempenho do setor de 2015, aponta o segmento de Beleza, Saúde e Estética como o terceiro maior segmento do mercado de franquias, com mais de 21.000 unidades no Brasil, um crescimento de 3% em relação ano anterior.

Os principais tipos de franquias de estética

Antes de escolher uma franquia de estética é fundamental entender quais são as opções do mercado.

Na verdade, gosto de dividir o mercado de franquias de estética em dois grupos: franquias de estética que oferecem um só serviço e, as franquias multi-serviço, ou seja, com uma gama completa de serviços de beleza.

Franquias de estética de serviço único

As franquias de estética com foco em serviço único vem conquistando mercado por conta da sua simplicidade de operação e boa facilidade de adquirir clientes.

Como o serviço é um só, as melhores franquias desse grupo tem tido sucesso em atrair clientes, pois conseguem otimizar seu marketing através da concentração de seus esforços em um serviço principal.

Neste grupo encontram-se franquias de depilação, franquias de esmalteria, franquias de sobrancelhas e franquias de cabeleireiros.

Além de ganhar em marketing e divulgação para atrair novos clientes, por conta da especialização do serviço, é possível ganhar em produtividade e agilidade na operação, desde contratação e treinamento, até nos processos internos.

Outro ponto que contribuiu para a expansão dessas franquias é o investimento inicial: para abrir uma loja física, existem opções de franquia de estética com investimento entre R$80.000 e R$250.000.

Ao mesmo tempo que a variedade de marcas é boa, pois traz opções para quem quer abrir uma franquia do segmento, é importante ficar atento.

A boa oportunidade de negócio atraiu empresas franqueadoras mal estruturadas e com pouca ética, portanto fique atento para não entrar numa fria!

Procure franquias com histórico de sucesso comprovado e principalmente, com franqueadores idôneos.

Uma franquia que vale  destacar no segmento de estética e que tem foco em um só serviço é a Não Mais Pelo, que atua com fotodepilação.

A Não Mais Pelo possui mais de 1.300 unidades em diversos países ou seja, são boas credenciais para demonstrar que seu modelo de negócio funciona pois já foi amplamente testado.

A rede é de origem espanhola atua no Brasil desde  2010.

Franquias de estética multi-serviço

O segundo grupo de franquias de estética e beleza que eu chamo de full service, ou seja, são aquelas franquias que oferecem diversos serviços de estética em um só local.

Franquias desse tipo geralmente possuem bom faturamento, porém demandam investimento inicial considerável e apresentam uma certa complexidade operacional.

Essas franquias são indicadas para quem pode se dedicar ao negócio e já possui algum conhecimento em gestão e administração.

Um dos exemplos de rede de franquia de estética que se encaixa nesse grupo é a franquia Onodera.

A franquia Onodera oferece diversos tipos de serviços estéticos à seus clientes, desde massagens corporais até tratamentos para celulite  e outros procedimentos.

Segundo a marca, o investimento de uma franquia Onodera é aproximadamente R$400.000.

Outra vantagem de franquias de estética com serviços variados é que ela tem mais flexibilidade para incorporar novos serviços, a medida que novas técnicas são lançadas no mercado.

Melhores franquias de estética para 2017

Para 2017 a aposta é que as franquias de estética, principalmente com foco em serviço único (que possuem menor investimento inicial) deverão continuar a crescer mesmo que em ritmo mais baixo do que tem sido apresentado agora.

Pensando que 2017 continuará a ser um ano difícil do ponto de vista de nossa economia, uma boa estratégia é focar em franquias de estética que tenham um preço para o cliente final acessível e que seus serviços sejam mais difíceis de abrir mão.

Como escolher uma franquia de estética

O mercado oferece diversas opções de franquia de estética portanto é necessário estar atento na hora de escolher uma marca.

Visite diferentes unidades como cliente, converse com franqueados da rede  e busque informações sobre a rede de franquia.

Se quiser um guia completo de como escolher uma franquia, não deixe de acessar nosso guia aqui.

Qual o perfil do franqueado de uma franquia de estética

A maior parte das franquias do segmento exige a participação ativa do franqueado no dia a dia do negócio portanto, se você quer uma franquia apenas para investir, talvez uma franquia de estética não seja a melhor opção.

A maioria das franquias de estética não exigem experiência prévia no segmento, entretanto, nas franquias que exigem maiores investimentos e trabalham com diversos serviços, normalmente, é recomendado alguma experiência de gestão.

Um ponto importante é a questão da dedicação ao negócio.

É normal que seja necessário que o  franqueado dedique-se integralmente ao negócio ou, tenha algum sócio que seja o operador da franquia.

Outra dica: não escolha sua franquia de estética apenas porque você gosta de ser um cliente da marca.

Gostar e acreditar no serviço é fundamental mas, lembre-se que você deverá ter afinidade com o dia-a-dia do negócio.

Quais os pontos de atenção para administrar uma franquia de estética

Quando falamos em franquias de estética um dos principais pontos de atenção deve ser no recrutamento, treinamento e retenção de funcionários.

A qualidade do serviço está diretamente ligada ao profissional portanto, para manter seus clientes, sua preocupação número 1 deve ser manter uma excelente equipe.

Depois da equipe, para que você tenha sucesso, é fundamental realizar ações contínuas para atração de clientes.

Portanto, você precisa estar disposto realizar parcerias e divulgação local e não somente esperar por iniciativas da empresa franqueadora.

Além disso, cuidados com a higiene do local, manutenção dos equipamentos e qualidade dos produtos utilizados são preocupações operacionais constantes e que o franqueado deve estar atento.

Quanto custa para abrir uma franquia de estética

Existem diferentes modelos de franquias de estética, desde micro franquias de estética, onde o investimento gira na casa dos R$10.000, franquias de médio porte, com investimento ao redor de R$200.000 e franquias de estética maiores que oferecem diversos serviços, com investimento a partir R$400.000.

Contrato de franquia de estética: o que você precisa estar atento

Como em qualquer franquia, para tornar-se um franqueado é necessário a leitura cuidadosa dos documentos fornecidos pelo franqueador: a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia.

Quando a franquia envolver equipamentos específicos, é importante entender quem será o responsável pela manutenção, qual o suporte  oferecido aos franqueados.

Quando trata-se de suporte principalmente, é importante contar com consultoria de campo ativa e treinamento, visto que todas unidades devem atuar dentro de uma padrão de qualidade para que a marca não seja prejudicada por um franqueado que não cumpra com os procedimentos da empresa.

Outro ponto, é entender como é delimitado o território de sua franquia.

Quando tratar-se de franquias de estética em shopping center, normalmente seu território será o próprio o shopping.

Já em franquias de estéticas de rua, você deve ter uma região com potencial suficiente para gerar clientela dentro do seu público-alvo. 

Como escolher um ponto comercial para uma franquia de estética

Uma franquia de estética necessitará de um ponto comercial que tenha fluxo de pessoas, sejam passantes ou moradores.

Portanto é importante conhecer quem é seu público alvo e como ele chega a sua loja.

Por exemplo, se o seu ponto comercial depende de clientes que chegam até sua unidade utilizando carro, é importante que o imóvel do seu ponto comercial ofereça vagas de automóveis ou que tenha facilidade de estacionamento, por exemplo, um convênio com estacionamento bem próximo.

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