Você sabia que o mercado de franquias teve expansão no ano de 2016, apesar da crise?
O crescimento do setor foi de 8,3%, chegando a superar as expectativas.
Mais de 3 mil marcas franqueadas empregaram em 2016 quase 1 milhão de brasileiros, superando em quase 100 mil postos de trabalho o desempenho de 2015.
O faturamento do setor foi de R$ 151,2 bilhões, com aumento de 3,1% no número de unidades franqueadas.
O que explica o sucesso do sistema de franchising num país onde a economia só contabiliza perdas?
Parte da explicação está nos esforços bem estruturados do setor na busca por eficiência e expansão.
É preciso, no entanto, abrir a lente acerca do tema.
O mercado de franquias é atraente a investidores porque reúne uma série de características que tornam esse tipo de empreendimento mais seguro, sobretudo para quem está iniciando.
Primeiro porque ao abrir uma franquia, o investidor tem a garantia de estar representando uma marca consagrada, que tem um público consolidado e uma política de investimento em marketing.
Segundo porque ao aderir a um sistema de franchising o empreendedor não precisa reunir vastos conhecimentos sobre a área em que atua.
Nos sistema de franquia, o empreendedor recebe treinamento, infraestrutura pronta e apoio permanente na operação e no marketing.
É isso que torna a franquia atraente e sustenta a expansão do setor.
Como se comporta o setor de óticas
É bem verdade que o mercado de óticas foi afetado pela crise, deixando o ritmo de expansão, sempre na casa dos dois dígitos, experimentado até 2013.
Mesmo assim, o setor segue em expansão e a estratégia tem sido a aposta na abertura de franquias.
O setor aposta, ainda, em preços competitivos e pagamento facilitado para ganhar mercado.
As políticas para o setor se sustentam no fato de que as óticas trabalham com um produto necessário, no qual as vendas se mantém apesar da crise.
Não obstante, a queda na compra dos produtos com alto valor agregado, particularmente os óculos de sol, fez com que o faturamento encolhesse 22% até outubro em relação ao mesmo período de 2015.
Valor puxado para baixo pela queda no poder de consumo das classes C e D e do aumento do desemprego.
Mesmo assim, algumas empresas do setor conseguiram antecipar o movimento do mercado e lograram aumentar o faturamento em 2016.
Adotaram políticas promocionais para atrair consumidores, cujo comportamento de consumo mudou, se focando mais na saúde que na moda, como centro da estratégia de marketing.
O sistema de franquias, por seu lado, confere competitividade às empresas que por ele optaram.
Oferecem oportunidade de crescimento com base na força da marca e da economia de escala para oferecer preços competitivos.
Como montar uma franquia de ótica?
O primeiro aspecto a ser definido é qual o segmento de consumo com o qual se deseja trabalhar.
Basicamente, mas não estritamente, há dois segmentos.
O primeiro é o popular, com preços acessíveis, buscando o público de menor poder aquisitivo.
O segundo é o mercado mais orientado para estilo, com ênfase em marcas famosas e num público de maior poder aquisitivo.
Em nenhum dos casos, porém, a empresa deve abrir uma franquia de óculos abrindo mão da qualidade dos produtos e do atendimento.
Qualquer que seja a opção, o franqueado terá apoio da franqueadora e a própria segmentação estará atrelada à escolha da franquia, assim como o sucesso estará atrelado ao suporte.
Em outras palavras, basta treinar, fazer o investimento inicial, abrir a loja e se dedicar.
Investimento Inicial
O investimento inicial, dependendo da franquia e do segmento, vai da casa dos R$ 40 mil a R$ 700 mil.
Em contrapartida, além da marca, o franqueado conta com diversos serviços
- Treinamento e avaliação sistemática das unidades
- Capacitação da equipe de vendas
- Campanhas de marketing
- Suporte para implementação da franquia
- Orientação na escolha do ponto
- Projeto arquitetônico pré-estabelecido
- Apoio na seleção da equipe
- Suporte operacional
- Suporte em gestão
- Consultoria
Toda essa estrutura deriva do mais absoluto interesse que tem a franqueadora no sucesso do franqueado.
Esse sucesso representa também o da marca e o consequente aumento do interesse pela franquia, fundamental para a expansão do negócio.
Além disso, o faturamento mais modesto prometido pelas franqueadoras está na casa dos R$ 50 mil mensais.
Que tal investir em uma franquia de óculos?
Abrir um negócio é uma decisão que irá impor sacrifícios ao empreendedor, sobretudo no aspecto planejamento.
Como se pode observar, o franqueado tem a vantagem de se enquadrar no planejamento do franqueador.
Mesmo assim, isso não quer dizer que o franqueado não tenha grandes responsabilidade, pois uma franquia, ainda que tenha suas vantagens.
É ainda o seu negócio, sendo os resultados de sua responsabilidade.
Aliás, a primeira delas é escolher a melhor franquia de ótica.
Além disso, é preciso calcular o tempo de retorno sobre o investimento, estimar a estrutura de custos e, claro, trabalhar bastante.
Qual o valor mínimo pra investimento?
Olá Maria, para a franquia da Óticas Ipanema, o valor mínimo de investimento é R$150 mil.
Gostaria de receber o contato de um consultor de franquias? Basta se cadastrar nesse link.
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Olá Maria, para a franquia da Óticas Ipanema, o valor mínimo de investimento é R$150 mil.
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