Mesmo com os altos índices de sedentarismo e doenças advindas de uma vida nada saudável, os brasileiros aos poucos têm se voltado para hábitos alimentares mais conscientes, bem como a realização de atividades físicas.
O brasileiro está interessado em viver melhor e por mais tempo, por isso temos o fenômeno das academias e quadras de esportes cheias e a expansão de lojas que oferecem produtos orgânicos e saudáveis.
Com o crescimento deste último, o mercado ganhou um novo gênero a se investir – moderno e lucrativo, mas principalmente compromissado.
A expansão das marcas, através de suas franquias espalhadas por todo o país, garante a confiabilidade dos clientes neste tipo de segmento, além do fortalecimento das próprias marcas.
A força está justamente em aliar o habito saudável às noções de preservação do meio ambiente e as relações que as pessoas firmam com a natureza.
Então em prol da sustentabilidade, ter uma alimentação livre de agrotóxicos ou qualquer outro ingrediente que seja nocivo à saúde é estar em aliança com o meio ambiente.
As franquias de alimentos orgânicos e saudáveis estão presentes através de mini-mercados, feiras livres, restaurantes, lojas e quiosques, ofertando opções saudáveis aos produtos comuns, usuais no dia a dia das pessoas.
Também trazendo propostas de receitas especiais para atender àqueles que possuem restrições alimentares.
No mercado destacam-se marcas de renome e público cativo, dentre elas a franquia Terra Madre.
Reconciliação com a natureza
Plantar orgânicos é abrir mão dos agrotóxicos e defensivos agrícolas, por entender que eles descaracterizam o local de plantio.
Provocando o empobrecimento do solo, erosões e pondo em risco a saúde dos agricultores.
Outros que sofrem com os produtos químicos são os animais, que passam a ser alimentados e cuidados sem o uso de hormônios e anabolizantes.
Isso é compromisso com a espécie ao não interferir no comportamento natural deles e garantir o seu conforto.
Toda essa preocupação vai resultar em alimentos que mantêm os nutrientes naturais, sem ser preciso incrementar com outros que sejam de origem artificial.
O cliente vai ganhar em sabor, textura e também em sua saúde.
Produzidos desta forma, os clientes que sofrem de alguma intolerância alimentar procuram lojas de orgânicos para encontrar alimentos sem glúten e sem lactose.
Bem como outros que necessitem de formulações específicas.
Para os demais clientes, os benefícios também são importantes para a saúde, pois eles podem reduzir inchaços, desconforto alimentar e proporcionar um bom funcionamento do metabolismo.
As lojas de produtos orgânicos e saudáveis são muito procuradas por atletas e por aqueles que buscam estar com o corpo em forma, seja por razões estéticas ou pela saúde.
Nas suas prateleiras é possível encontrar alimentos lights, que possuem nutrientes auxiliares na diminuição dos níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos ou qualquer outro tipo de substância que precisa ser controlada.
Optar por abrir uma franquia que tenha foco neste tipo de proposta de vida é também compartilhar dela.
Isso é pensar nas pequenas comunidades que enfrentam as consequências dos problemas originados pela agricultura intensiva e pela indústria alimentar de massa.
O seu sucesso profissional vai passar por acreditar que é possível levar qualidade de vida para a mesa dos brasileiros e justiça a toda a cadeia de produção.
Procurar sempre o bom, limpo e justo – isso é saúde e dignidade andando juntas.
Crescimento do mercado de franquias de orgânicos
No final de 2015, a Associação Brasileira de Franchising – ABF afirmou que o setor de franquias voltadas para a alimentação estava em franco crescimento no Brasil, representando naquela época cerca de 28 bilhões de reais.
Mesmo com o mercado em crise, havia em contrapartida muito interesse em relação à busca de uma vida saudável, visto no boom de novas academias e no mercado de orgânicos.
E no que diz respeito à alimentação, foi visto um crescimento do segmento de orgânicos de cerca de 20% ao ano.
O cenário é muito favorável, sendo um negócio que rende ao investidor excelente lucratividade.
Para se ter uma ideia de valores, o interessado apresentando um investimento total entre R$ 230 mil a R$ 310 mil e taxa de royalties de 5% obtém faturamento médio mensal que pode começar em R$ 120 mil e chegar a valores em torno de R$ 300 mil.
Isso representa uma rentabilidade de 12% a 17% e retorno do investimento de 24 a 36 meses.
Sem dúvida uma ótima oportunidade de colocar seus sonhos de sucesso profissional para fora do papel.
Como investir?
Para abrir uma franquia Terra Madre, os valores envolvidos são:
- Investimento total: De R$ 230 mil a R$ 310 mil
- Faturamento Médio Mensal: R$ 120 mil a R$ 300 mil
- Rentabilidade: 12% a 17%
- Payback: 24 a 36 meses
- Número de funcionários: 2 a 5
Para estabelecer a franquia em uma localidade é necessário observar a clientela e se existem outras empresas que exploram algo semelhante.
Estar próximo às academias ou lugares que tenham oferta de práticas esportivas pode ser grande vantagem em marketing por atingir exatamente um nicho de seu público.
Outra opção é se estabelecer em locais centrais, com grande fluxo de transeuntes, uma vez que se alimentar é uma atividade primordial.
E ter a oportunidade prática e acessível aos alimentos orgânicos pode reverter em movimentação para a sua loja.
Por fim, é muito comum encontrar lojas e quiosques de alimentação saudável em shoppings, não somente porque são opções para os fast foods, mas também por conferir visibilidade no sentido de ser uma “novidade”.