Já pensou em se tornar o dono de uma franquia de farmácia? Esse é um modelo de negócio que cresceu bastante nos últimos anos, mesmo frente a crise econômica que se abateu sobre o país. De acordo com a ABF, o setor de saúde, beleza e bem-estar — no qual estão inseridas as farmácias — apresentou um crescimento no número de unidades de 5,4% no comparativo entre 2018 e 2017.
Além de ser uma área em expansão, estamos falando de produtos e serviços de primeira necessidade da população. Afinal, é um negócio que está diretamente relacionado à promoção e à manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas.
Quer conhecer melhor o universo das franquias de farmácias? Continue a leitura e confira os detalhes sobre essa grande oportunidade para empreender!
Características de uma franquia de farmácia
O ponto fundamental para a abertura de qualquer tipo de empresa, é conhecer a fundo as características do setor. Isso ajuda a identificar se elas se enquadram no seu perfil e evita frustrações futuras. Em relação às farmácias, as principais informações que você precisa saber são estas abaixo.
Produtos e serviços oferecidos
Segundo as normas da Anvisa, as farmácias podem comercializar:
- medicamentos que possam ser utilizados por leigos;
- plantas medicinais;
- drogas vegetais;
- produtos para higiene pessoal;
- produtos para a saúde e bem-estar que possam ser utilizados por leigos;
- alimentos destinados a dietas especiais.
Além desses produtos, ela ainda pode oferecer diversos serviços de saúde, tais como:
- perfuração do lóbulo auricular (furo da orelha);
- aplicação de vacinas;
- aplicação de medicamentos via injeção, inalação ou oral;
- aferição da pressão arterial;
- verificação da temperatura e índice glicêmico.
Legislação específica
Essa lista de possibilidades é determinada e regulamentada pela Anvisa e a Lei nº 13.021 de 2014 é o principal norteador de todas as normas e diretrizes.
A primeira exigência — e a mais importante delas — é que o local deve contar com a presença de um farmacêutico devidamente registrado no conselho da profissão durante todo o expediente da unidade. Essa pessoa não precisar o proprietário, nem ser apenas uma, podendo ser montada uma equipe que se reveze ao longo dos turnos.
Outro ponto importante a ser observado é que o estabelecimento deve estar em dia com suas obrigações junto aos órgão regulamentadores do seu estado e município, bem como atender às boas práticas farmacêuticas.
Benefícios do modelo de franquia
A franquia de farmácia, em relação a uma empresa própria, tem as vantagens do modelo de negócio, que podem ser resumidas em:
- começar com uma marca já consolidada no mercado;
- contar com o apoio do franqueador, principalmente durante os primeiros meses;
- ter mais previsibilidade de resultados;
- não precisar se preocupar com as estratégias de mercado;
- ter mais segurança nos investimentos realizados.
Estratégias para impulsionar o negócio
Apesar de ser um setor com um público amplo e frequente, algumas estratégias podem ajudar a impulsionar ainda mais o negócio e gerar resultados surpreendentes. Entre as principais ações a serem desenvolvidas, trouxemos as mais utilizadas e de maior sucesso entre as franquias de farmácia. Confira!
Programas de saúde
Os programas de saúde são excelentes para promover os serviços da farmácia e ainda fidelizar a clientela. Você pode criar uma semana de prevenção à hipertensão com aferições e orientações gratuitas à população, ou oferecer um programa de acompanhamento dos níveis glicêmicos para os clientes que adquirem certos medicamentos relacionados ao problema. Aqui, vale utilizar a criatividade, sempre pensando no benefício proporcionado às pessoas.
Produtos de valor agregado
Outra tática interessante é incluir no mix de produtos, alguns itens que tenham um valor agregado maior. Podem ser pela conveniência, como os suplementos vitamínicos que ajudam a repor nutrientes não ingeridos na alimentação, ou ainda, pelo apelo à saúde, como os chás e produtos naturais. O mais importante é que eles tenham um valor especial para os clientes, que não necessariamente diz respeito ao seu preço.
Exposição estratégica dos produtos
Por fim, mas não menos importante, é essencial ter um cuidado maior na organização das prateleiras. Desde o layout da loja, largura dos corredores e definição dos locais onde ficarão os atendentes e os caixas, até a distribuição dos produtos pelas gôndolas. Um ponto que ajuda a nortear essas decisões é traçar o caminho que os clientes fazem com mais frequência até encontrarem o que estão buscando.
Por isso, o balcão para a venda de medicamentos com receita deve estar preferencialmente ao fundo. Nos corredores mais utilizados, devem ser dispostos os produtos mais chamativos e, próximos dos caixas, o ideal é ter itens pequenos, de alta atratividade (como chocolates), e que estejam em promoção ou fáceis de pegar.
Exemplos de marcas de franquia de farmácia
Depois de conhecer melhor esse universo, que tal conhecer algumas marcas de franquia de farmácia para colocar seus planos de empreender em prática? Acompanhe!
Farmácia Brasil Poupa Lar
A rede Farmácia Brasil Poupa Lar investe em diversas estratégias que ajudam na fidelização de clientes. A marca oferece aos franqueados uma forma de implantação bem mais simples que pode resultar em uma taxa de lucro de até 33%. Veja as informações da franquia:
- investimento inicial: R$ 150 mil;
- taxa de franquia: R$ 3,5 mil;
- royalties: R$ 709,00;
- faturamento médio mensal: R$ 140 mil;
- prazo de retorno: 24 meses.
Drogarias Farmais
A marca Drogaria Farmais está presente em todo o país e já conta com quase 500 unidades. A rede oferece dois modelos de franquias. O primeiro é o de conversão, ideal para quem já tem uma farmácia e quer apenas adotar a nova marca. O segundo é a abertura de uma nova loja, para quem deseja começar do zero. Diante disso, a variação de investimento é grande, mas os resultados são compensadores, confira:
- investimento total: R$ 80 mil a R$ 490 mil;
- taxa de franquia: R$ 24 mil a R$ 40 mil;
- royalties: R$ 1.800,00 (fixo);
- faturamento médio mensal: R$ 100 mil;
- prazo de retorno: 24 a 36 meses.
Farmácias FTB – Farmácia do Trabalhador Brasileiro
O principal foco da rede FTB é o oferecimento de medicamentos a preços mais baixos, voltados para um público de menor poder aquisitivo. Os dados dessa franquia são:
- investimento inicial: R$ 195 mil;
- royalties: 8% do faturamento bruto;
- prazo de retorno: 22 a 28 meses.
Como você pôde observar, a franquia de farmácia é uma ótima opção de negócio para quem busca uma boa rentabilidade e se interessa pela área da saúde. É uma forma de investir em uma empresa e, ao mesmo tempo, proporcionar a saúde e o bem-estar das pessoas atendidas. Se esse é o seu propósito, não espere mais! Realize o seu sonho e torne-se um empreendedor de sucesso.
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