Atender os interessados em nossa marca é tarefa das mais sérias e importantes.
A definição de quem queremos como franqueado, a qualidade de informação que passamos e a velocidade com que é feito esse atendimento, fazem a diferença para o sucesso na venda de franquias.
Esse é nosso dia a dia.
Defina o perfil do candidato ideal
Quando falamos em expansão de rede, a seleção e atendimento dos leads (interessados) na marca é diretamente proporcional ao sucesso da franquia.
Passar credibilidade e segurança de que receberão um bom suporte é fundamental para que sintam-se atraídos por investir na marca.
- Como atender com excelência esta tarefa?
- Iniciamos por entender quem é a persona, ou seja, quem buscamos para estar à frente das unidades de franquia?
- Seria um homem, mulher, indiferente?
- Que faixa de idade?
- Com que formação?
- Alguma experiência no segmento?
Estas e outras perguntas serão peça chave para desenhar o perfil mais adequado, para gerir com maior probabilidade de sucesso, uma unidade de sua marca.
Após desenhado o perfil, uma agência de marketing poderá elaborar um plano de geração de leads, de prospects, adequado ao seu orçamento em diferentes mídias (inbound marketing).
Estatísticas, segundo o site Rock Content, dizem:
Inbound Marketing gera 54% mais leads que o marketing tradicional.
(Martech | Rock Content)
Atenda rápido. Mas respeite o momento do lead
Conforme os leads vão chegando, atenda com velocidade e qualidade.
Entenda o momento do lead.
Caso o desejo de abrir uma franquia seja para um futuro, alimente periodicamente este potencial candidato (nutrição de leads) com material sobre a franquia (marketing de conteúdo)
A adoção de Marketing de Conteúdo gera 13x mais visitas e 5x mais leads.
(Martech | Rock Content)
Veja no número abaixo, a importância da nutrição.
Leads nutridos produzem, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de vendas, em comparação com leads não nutridos.
(Martech | Rock Content)
Saiba priorizar o atendimento
E o atendimento para aquele lead que tem interesse imediato em adquirir uma franquia?
Quando deve ser feito e em quanto tempo?
Pasme! Você acredita que a grande maioria das empresas não atende seus leads antes de 48 horas?
Pesquisa sobre o lead response time (tempo de resposta) – Lead Response Management Survey, de 2011, e do The Ultimate Contact Strategy, divulgado em 2016 pela Velocify – comprova que a chance de qualificar um lead em 5 minutos versus em 30 minutos cai 21 vezes. De 5 para 10 minutos, a chance de qualificar um lead na primeira chamada é 4 vezes menor.
Já na pesquisa da Velocify, “ vemos que falar com um lead no primeiro minuto após a levantada de mão pode aumentar em quase 400% a chance de conversão. Esse número cai para 36% após a primeira hora” afirma Marília Quezado.
Conclusão
Veja que atendimento de leads é coisa séria e impacta fortemente na conversão (vendas) de suas unidades de franquia.
Para isso os consultores designados para esta tarefa devem ser rápidos, entusiasmados, dominar completamente o modelo de negócio para que o lead entre no flow do funil de vendas e possa ir estudando e avaliando o modelo de negócio.
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