Se você está pensando em abrir um negócio, certamente um dos primeiros questionamentos que lhe surgiu foi:
- Em qual bairro eu gostaria de ter uma franquia?
- Perto da minha casa é uma boa escolha?
- Ou aquela esquina bem movimentada?
- Que tal naquela outra em que o tráfego é intenso?
É a hora que você começa a vislumbrar o melhor local que podia ser o ideal para o seu negócio.
Neste momento, você começa a procurar: observa, visita quando tem um tempo, analisa quando passa de carro, liga para imobiliárias, pergunta para pessoas…
> Leia também: Como escolher o ponto comercial ideal para sua franquia
Passado um certo tempo e algumas tentativas você não acha o ponto comercial que julga ideal.
Isso, naturalmente, gera uma insegurança na compra da franquia.
Também pode te desanimar em um processo que ainda está apenas no início.
Devo comprar a franquia para não perder a região?
Quando falamos em ponto comercial específico para um negócio, o primeiro passo é conhecer as características que essa franquia possui.
O público, o local de acesso dele para a sua futura loja, os polos gerados no entorno, a vizinhança do ponto comercial – tudo isso faz diferença no fluxo do público.
São informações que, enquanto você não conhece a franquia, não domina.
Grande parte destas dúvidas pode ser sanada durante um treinamento específico que trata sobre a procura de ponto comercial.
E sabe quando ele acontece?
Somente depois que você escolhe a rede de franquia que deseja ingressar.
Por isso, não se angustie ao fato de procurar um ponto comercial e não achar.
Afinal, existem especialistas que vão ajudar.
A franqueadora pode até mesmo ter regiões previamente mapeadas, ao fazer o chamado geomarketing – que identifica as áreas ideais para a montagem da loja.
Você não está só quando abre uma franquia.
Por isso, usufrua dos benefícios e da ajuda de profissionais que farão parte do seu sucesso e também são responsáveis para que tudo funcione corretamente.
> Para facilitar a sua busca, baixe agora um Checklist de Ponto comercial
A franquia ajuda você na missão
Acredite: nenhum franqueador deixaria você sem um ponto comercial ou com um ponto comercial inadequado.
Por isso, o caminho ideal é entrar em contato com a marca, entender do negócio.
Avaliar se é este o nicho que se encaixa no quanto você pretende investir e no segmento que tem o desejo de trabalhar.
Em seguida, pague a taxa da franquia e inicie a busca do ponto comercial com todo o suporte dado pela franqueadora.
Seguindo esses passos você será mais assertivo na escolha do ponto e ficará menos ansioso nesta questão tão importante.
Você será orientado a questões de impedimentos legais – por exemplo, o seu negócio pode ficar no local pretendido?
E também saberá quais são as licenças necessárias para instalação, regras, responsabilidades, entre outras variáveis.
Com isso, você terá a autorização para funcionamento ao franqueado
Tenha em mente que o melhor ponto não é o mais barato ou o mais caro, nem o maior ou menor espaço.
É aquele que reúne características físicas, de adequação com o público, condições legais e comerciais.
E claro, que estejam perto do público-alvo.
Avalie o custo-benefício e demais itens que darão segurança para que você inicie o seu negócio por ali.
Claramente, a ajuda da franquia será determinante, mas tenha em mente que espaços bons são raros.
Por isso, também é preciso ficar atento às oportunidades.
Além disso, você também pode firmar parcerias com outras pessoas e potencializar o seu negócio.