Hoje vamos conversar sobre o que espera, você franqueador, após abertas as primeiras unidades da rede.
O desafio começa na decisão de formatar seu negócio em franquia, percorre caminhos de ajustes de processos, revisão das margens de ganhos de ambos lados – franqueado e franqueador – implantação da unidade piloto, mais revisões, elaboração de manuais, mais ajustes e aí as primeiras vendas de unidades começam a acontecer.
O candidato ao posto de franqueado não é bem quem inicialmente você pensava que se interessaria, mas está focado e pode dar certo.
Afinal, você sabe que dá certo e irá ajudá-lo.
Outras unidades vão sendo vendidas, indicação de amigos, parentes, redes sociais, através do próprio produto/serviço e assim você chega com suor e sucesso as suas 10, 15 franquias.
Enfim, um crescimento orgânico.
E agora?
O pessoal de backoffice da franqueadora já não dá conta de toda a demanda.
Falta acompanhar mais de perto a performance do franqueado, ajustar a DRE dele, checar suas vendas … você desejaria que o dia tivesse mais umas 4 horas rsrs, verdade?
Ao mesmo tempo, parece que os interessados já não são tantos.
As conversas com os leads não evoluem no tempo que você gostaria e a conversão de novas unidades não vem mais acontecendo.
Cessou as indicações através de sua rede de relacionamentos.
A questão é: você vai admitir mais gente para trabalhar na franqueadora, mas por outro lado, o ponto de equilíbrio da franqueadora ficará mais distante. Precisa de mais unidades franqueadas.
Este é o momento do seu salto, do pulo do gato.
A hora de investir mais maciçamente na divulgação da franquia chegou.
Vamos pensar em ações no PDV, promoções no site, impulsionamentos de campanhas nas redes sociais. Divulgação de depoimentos de franqueados…
Quem sabe consultoria de uma agência de propaganda e marketing para elaborar um plano de acordo com seu bolso? Uma conversa com uma assessoria de imprensa?
As opções existem.
Com foco e assertividade você poderá desenhar o crescimento da sua rede na velocidade que desejar.
Mas uma coisa é certa, a fim de não perder o ritmo de abertura de novas unidades, pense seriamente na geração de leads e no atendimento dos mesmos com agilidade e profissionalismo.
Conheça o serviço de expansão de franquias da Franquiaz e veja como podemos ajudar sua rede a crescer.