Vem chegando o final de ano e é hora de traçar objetivos para o próximo ano.
Mas será que esses objetivos vão se tornar realidade?
Por acaso, na última vez que você colocou objetivos de fim de ano, eles foram realizados?
Se não foram, fique tranquilo. Se isso isso lhe serve de consolo, 92% das pessoas não atingem suas resoluções de fim de ano.
Sente-se melhor?
Hora, se você é igual a mim a resposta é não!
Acredito que essa estatística não serve de consolo algum e você deveria estar pensando.:
“Eu tenho que estar dentro desses 8% que realizam seus objetivos”
Planos de Ação
Uma das coisas que eu poderia tentar te ensinar é fazer planos de ação ao invés de simplesmente listar seus objetivos.
Os planos de ação são ótimos porque forçam você a “pensar no passo a passo para chegar lá” entretanto, sinceramente eu acho que fazer planos de ação não é a parte mais importante.
O Poder da Simplificação: Estabelecendo Objetivos
Antes de pensar uma super lista de objetivos para 2017 ou traçar planos de ação para atingir esses objetivos eu sugiro que você aprenda a simplificar.
Todo mundo tem a tendência de achar que consegue fazer muito mais do que realmente consegue entregar.
Portanto comece por simplificar seus objetivos!
Ao invés da tradicional lista de inúmero objetivos para realizar no próximo ano coloque dois ou no máximo três objetivos para atingir em 2017 que realmente irão fazer a diferença na sua vida.
Ou seja, o problema está justamente no fato de você ter uma lista de objetivos.
Você deve simplesmente focar naquilo que realmente importa e para isso você não precisa de uma lista quilométrica!
Os objetivos podem ser itens como “abrir um franquia”, “ser um melhor pai (ou mãe) para meus filhos” ou “mudar para uma cidade mais tranquila”.
Quando for o caso, tente colocar um prazo para atingir o objetivo e, também, como você irá medir que você foi bem sucedido em atingi-lo.
Resumindo: dois ou três objetivos e mais duas colunas: “prazo” e “como vou medir meu sucesso”.
Simples, mas poderoso!
O poder da Simplificação: Partindo para Ação
Agora que você já não tem mais uma lista de objetivos e sim os dois ou três itens que cabem num pequeno pedaço de papel, é hora de pensar um pouco na execução.
Novamente simplifique!
Faça decisões difíceis se tornarem mais fáceis dando um pequeno passo de cada vez em direção ao objetivo.
Aqui seguem algumas táticas que aprendi com um colega:
- Limite escolhas: ao invés de tentar avaliar cada opção disponível, limite o número de escolhas . Da mesma forma que você limitou a quantidade de objetivos da sua lista.
Por exemplo, se você quer abrir uma franquia, ao invés de analisar a fundo várias opções de negócio, faça um filtro e limite sua análise mais aprofundada a no máximo, três marcas.
Apesar de contra-intuitivo muitas opções podem te paralisar.
- Limite opiniões alheias: é claro que é bom sair da bolha e ouvir pessoas que você confia ou que têm experiência prática naquilo que você está buscando.
Ao mesmo tempo, ouvir muitas pessoas só irá gerar ruído nos seus pensamentos e dificultar a ação. E isso você definitivamente não pode deixar acontecer pois sem ação uma coisa é certa: você nunca irá alcançar nada.
Portanto, que foque na ação e ouça até três opiniões alheias.
- Limite o seu tempo: não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Evite ter objetivos que você quer cumprir até dezembro de 2017.
Quanto mais tempo você der a si mesmo, mais tempo levará para executar.
Quem já foi líder sabe disso: se você der um mês para uma pessoa preparar um relatório, são grandes as chances de que ela te entregará o material no último dia.
E aí, vai se mexer em 2017 ou continuará complicando as coisas?
Como eu faço para daiquirir uma franquia sou nova no ramo de calçados compro por atacado mas quero ser uma representante ou adquirir uma franquia poderia me ajudar
Como eu faço para daiquirir uma franquia sou nova no ramo de calçados compro por atacado mas quero ser uma representante ou adquirir uma franquia poderia me ajudar