Será que há como vender franquia na crise?
O mundo mudou, de uma hora pra outra.
E você, conhecedor de seu negócio, acostumado a entender o comportamento do varejo/atacado do seu produto/serviço se vê em um desafio maior ainda – desenhar cenários para apresentar ao candidato que ora analisa sua marca.
Cenários que reflitam ou tentem refletir o que nos espera aí para as próximas semanas, meses.
Que ninguém vai retomar de onde parou não é novidade.
Que o faturamento vai ser construído em uma velocidade diferente é provável.
Todos nós consumidores estaremos mais cautelosos em se tratando de consumo.
Então… mãos à obra!
Revise projeções, lucratividade, estude cenários possíveis, reais, olhe com mais cuidado para as diferenças regionais.
Elas poderão jogar a seu favor neste momento.
Construa nova DRE, simule situações, seja transparente com seu futuro franqueado.
Mostre que você realmente o quer como parceiro.
Transparência na construção do plano de negócio fará com que ele confie mais ainda em você, afinal, ninguém, por melhor economista que seja, pode afirmar o que vem por aí.
De acordo com a advogada especializada em franchising Andrea Oricchio, o mercado vai voltar, em algum momento, mas dentro de um novo cenário.
“Aqueles números, simulações e premissas discutidos antes da pandemia não serão mais como previstos. É preciso começar a uma avaliação dentro da realidade atual. Ninguém vai retomar do patamar em que parou, é um recomeço”, afirma.
Tenha cautela ao oferecer sua franquia nesse momento.
A captação de franqueados apenas para gerar caixa imediato é uma ação que pode trazer grandes complicações a curto prazo para ambos lados.
“Essa prática já vem sendo criticada pelo oportunismo da situação. O franqueador sério, que se vê em um evento pós-pandemia, deve ter um cuidado ainda maior com a marca e a rede. O elo e a confiança que ele inspira se tornam ainda mais fundamentais na retomada”, diz Andrea.
Mantenha seu foco, construindo parcerias sólidas para sustentabilidade de sua rede.
Um abraço!