Os negócios estão crescendo e a expansão de franquias é um dos caminhos de sucesso.
São boas notícias. Mas não é o suficiente.
Com o crescimento, a vontade e a necessidade de expandir é cada vez maior, porém, é preciso fazer isso com cuidado.
Gerenciar um grande número de franquias ou expandir de maneira muito rápida, sem tanto critério, é uma receita para que o trabalho não tenha o resultado esperado.
Isso porque no momento de expandir para novas franquias é comum estar “no pique”.
A adrenalina do sucesso é alta, e é natural querer aproveitar o momento para crescer ainda mais.
Mas é preciso ter calma, estabelecer novas unidades não é fácil.
Pelo contrário.
Quanto mais ativos, maior é o trabalho de gestão em cima de todos eles.
Vamos ver então, como fazer a expansão de franquias.
A seleção de novos locais
O primeiro passo para a expansão de franquias inteligente é mapear a área de atuação.
Tanto geograficamente quanto em relação ao interesse do público.
Isso é necessário para avaliar locais que oferecem novas oportunidades para unidades de sucesso.
Locais que obedecem aos mesmos critérios usados para o estabelecimento das primeiras lojas: acessíveis, custo razoável e todos os outros que já são conhecidos.
O diferencial nesse caso é avaliar a sua própria rede como uma espécie de “competição”.
Evitar lojas que canibalizam as vendas umas das outras.
Em relação ao público, isso também precisa ser avaliado.
É preciso deixar claro que os parâmetros básicos para novas lojas devem continuar os mesmos.
Procure locais apenas que façam sentido para o seu cliente.
Não deixe que o sucesso suba à cabeça.
Seleção de franqueados
Um outro aspecto importante tanto na expansão de franquias quanto nas fases de estabelecimento da franquia é a seleção dos franqueados.
Os critérios fundamentais são os mesmos de sempre: afinidade do candidato em relação ao produto ou serviço e uma vontade perceptível de crescer e trabalhar.
Porém, no caso de franquias novas é preciso estar atento a quantidade de franqueados, pois existe uma necessidade de apoiá-los igualmente.
Contatos devem ser mantidos e visitas periódicas devem ser feitas a todos, especialmente aos mais novos.
Isso significa que pode ser uma boa prática esperar o “ciclo”.
É comum, ao iniciar uma franquia, que a participação do franqueador seja muito maior, pois no início, o franqueado precisa de mais apoio e geralmente tem mais dúvidas.
Porém, após certo tempo em que o negócio passa a andar “sozinho”, a franqueadora não precisa estar tão presente e pode iniciar esse ciclo com outro franqueado, e assim por diante.
Essa é uma forma de não sobrecarregar a gestão e ter um crescimento controlado.
Outro método, é claro, é fazer um crescimento em conjunto.
Conforme o número de franquias cresce, aumenta também o número de gestores.
A gestão e a pesquisa
Para que as tarefas acima sejam feitas com sucesso é preciso deixar a gestão mais padronizada possível, de modo a facilitar ainda mais a tomada de decisões.
Um software de gestão único para todas as franquias, por exemplo, é uma forma de garantir agilidade na análise das informações.
Os relatórios, dados de venda, controle de estoque e qualquer outra ferramenta gerencial devem ser padronizados.
Isso permite que mesmo com um número grande de franquias, o máximo de trabalho seja feito com o mínimo de tempo.
Para ter sucesso nisso, todas as etapas devem ser alimentadas por muita pesquisa.
O mercado e a localização devem ser avaliados e os recursos e a capacidade de distribuição dos fornecedores também precisam entrar na conta para garantir que a expansão seja viável.
Em relação aos fornecedores, o crescimento promove uma oportunidade.
O aumento da demanda pode significar uma renegociação dos preços, o que tem um efeito cascata que chega até o bolso do cliente, tornando sua franquia ainda mais competitiva.
A reputação e o marketing
Todos os cuidados anteriores visam se certificar que um dos seus elementos principais se mantém intacto: a reputação.
Toda empresa precisa de uma boa reputação para facilitar os negócios.
Para expansão de franquias isso é ainda mais importante.
O franqueado que lida com uma empresa bem reconhecida, passa a ter uma confiança maior nas suas intenções, facilitando as negociações do contrato e o deixando mais seguro no momento de trabalhar.
Além disso, a certeza do suporte de uma franquia que irá sanar as suas dúvidas irá permitir um trabalho ainda mais eficiente e sem medo de problemas ou certos riscos controlados.
Por isso, antes mesmo de avançar, é necessário cuidar bem dos franqueados já existentes, garantindo que todos estão bem atendidos e estabelecidos, além de fazer uma pesquisa sobre a reputação da marca no novo ambiente.
Para ajudar um pouco na reputação e trazer ainda mais negócios para as franquias, o marketing precisa ser reavaliado.
Novas áreas de atuação significam novos desafios para o time de marketing, pois estratégias que funcionam para um local podem não funcionar em outros.
Além disso, ele tem a função de conquistar o primeiro cliente: o franqueado.
Um projeto bem elaborado ajuda a demonstrar o poder da marca e a convencer o possível parceiro que sua empresa é a melhor opção.
Mas nada disso, é claro, pode afetar a qualidade da base do seu negócio.
O produto precisa ter o mesmo mérito de sempre e por isso processos de produção e logística devem acompanhar o crescimento.
Oportunidades com a Expansão de Franquias
A expansão também permite oportunidades.
Por exemplo, eventos em que haja reunião dos franqueados é uma forma de integrar e melhorar o relacionamento entre eles e com a marca.
É a chance de permitir uma troca de ideias que podem ser usadas para melhorar o negócio como um todo.
É fundamental ver que as franquias não são somente obrigações.
São ativos que retornam informações.
E com mais dados é possível tomar decisões cada vez melhores.
Estabeleça a cultura de avaliar resultados e métodos, comparando performances entre as franquias.
A partir daí, é possível promover o que dá certo e diminuir o que dá errado.
O planejamento na expansão de franquias é fundamental para que qualquer marca possa crescer.
Não agir de maneira impulsiva e fazer um crescimento controlado é uma maneira de garantir o sucesso de novas empreitadas.
Agora, é colocar a mão na massa para crescer ainda mais.