Neste mês de julho – em um ano em que a pandemia do COVID-19 já prejudica muitos de nós empresários, tivemos um fato que nos fez refletir sobre os cuidados e alertas que devemos ter com nossas marcas.
A situação acabou expondo a marca, não entrando no mérito da veracidade dos fatos (você pode buscar na mídia – suspeita de lavagem de dinheiro Flavio Bolsonaro envolvendo a marca).
Quando a seleção de um franqueado é feita, além de entendermos se o perfil está adequado com a persona que desenhamos, também devemos olhar para a situação financeira do interessado.
Sinta-se à vontade em pedir uma declaração financeira. Seja do gerente do banco ou até mesmo – em alguns casos – a cópia do Imposto de Renda.
Não existe constrangimento nisso.
Quando você explicar a ele que sua preocupação é focada no sucesso dele, é frisar sobre a necessidade do capital de giro, é entender qual necessidade que ele terá de retiradas de capital da loja, se possui outras rendas, ele perceberá que está entrando em uma rede séria e com interesse que a unidade que ele vai montar, tenha sustentabilidade e longevidade.
A verdade é que a gestão da loja é de competência e fica a cargo do franqueado.
Sendo assim, o que podemos fazer?
Uma sugestão é o acompanhamento mensal da DRE (Demonstrativo de Resultados) da unidade por parte da franqueadora.
Estabeleça com o franqueado a rotina de, até dia 05 do mês seguinte, a DRE ser enviada a você.
Ensine-o a fazer, forneça um modelo (caso o sistema de gestão da rede não possua um modelo).
Através dela, você poderá acompanhar o faturamento, bem como as despesas do mês, dando-lhe uma visão financeira de como está indo o negócio.
E, por último, não menos importante, caso algo ocorra que possa impactar sua rede de franqueados, comunique-os o quanto antes.
Franqueados sentem-se mais seguros com as palavras do franqueador.
Afinal, foi em você, em sua marca, que ele confiou e depositou seu dinheiro, seu tempo e seus sonhos.
Mas sabemos que algumas situações são inevitáveis de acontecer, mesmo com todas as etapas cumpridas, nos fogem ao controle. Faz parte do jogo.
Gestão da crise é o grande desafio. O importante é você estar presente e ativo junto da sua rede sempre que a bomba estiver por estourar.
Sucesso e boa sorte!