Com um cenário político incerto, o mercado também está cercado por dúvidas. A inovação é a chave para bons negócios em 2018.
De acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, esse ano a grande aposta das novas empresas é oferecer serviços pessoais.
Segundo Guilherme Afif Domingos, presidente do órgão, a retomada na geração de empregos representa um aumento no poder de compra do brasileiro, que conseguirá investir mais em cuidados pessoais e no bem-estar.
A pesquisa ainda nos informa que entre os anos de 2013 e 2017 o serviço de alimentação pré-preparada cresceu cerca de 24%.
Além desse ramo, os cuidados pessoais com a beleza apresentam fortes indícios de crescimento.
Não importa o ramo que se decida atuar, a chave para conquistar um bom negócio em 2018 é a inovação.
Revolucione a alimentação
Produtos naturais
Esse fator fundamental para a qualidade de vida foi praticamente deixado de lado com a correria da vida moderna.
Novas soluções para oferecer alimentação de qualidade para as pessoas se tornaram um diamante no mercado.
A Terra Madre Orgânicos e Saudáveis é uma franquia que aposta com força na retomada à boa alimentação, oferecendo produtos naturais e selecionados para os consumidores.
Em seu catálogo, ela conta com mix de grãos, farinhas orgânicas certificadas, e alimentos funcionais, que nem por isso deixam de ser saborosos.
Padarias inovadoras
O café da manhã se tornou uma coisa tão automática, que muitas pessoas perderam o prazer com a refeição mais importante do dia.
Investir em opções criativas significa chamar a atenção do cliente para algo que já deveria fazer parte da vida dele.
A franquia da B.lem Bakery nasceu de uma ideia em São Paulo, de oferecer a culinária portuguesa adaptada a uma padaria.
A inovação através da criação de ambientes temáticos pode ser uma grande ideia para 2018.
O consumidor pode ser sentir em outra parte do mundo, ao mesmo tempo em que está pertinho de casa, sendo um grande fator de conquista pelo sentimento.
Ofertas de serviços
Serviços remotos
O setor de serviços está em amplo crescimento, principalmente aqueles oferecidos pela internet ou relacionados à tecnologia.
Quando já se tem experiência em algum tipo de operação, é possível transformá-la em um negócio através da prestação de serviços.
Onde a sua experiência será o diferencial.
De acordo com Heloísa Menezes, diretora técnica do SEBRAE, há um crescimento transversal da oferta de serviços, em que outras atividades são oferecidas ao cliente.
Outro grande advento da evolução tecnológica é a inteligência artificial, que pode ser a chave para bons negócios, traçando os rumos específicos para atingir o consumidor.
Prestação de serviços
Com a produção de eventos se tornando parte essencial da divulgação de marcas e comemorações ao atingir metas, prestar serviços terceirizados pode ser um bom começo.
Por exemplo, a franquia D’Vino leva as bebidas refinadas a eventos sem que o contratante precise se preocupar com toda a parte operacional, pois isso é responsabilidade da empresa.
A terceirização se tornou uma maneira vantajosa de reduzir custos, sendo uma boa opção para o empresário e um grande novo nicho de mercado.
Outro setor que teve um crescimento considerável nos últimos cinco anos foi o da prestação de serviços em alvenaria.
O aumento de cerca de 34% no registro de novas empresas sinaliza o quanto esse mercado está voltando a se aquecer.
Beleza pessoal
Serviços pessoais
Com a retomada da economia, as pessoas tendem a voltar a investir na própria beleza, que geralmente é a primeira coisa a ser negligenciada quando o cinto aperta.
Oferecer serviços de maquiagem, cabelo e estética em geral pode ser um bom passo para iniciar o próprio negócio.
Bons negócios surgem quando um bom momento é utilizado como oportunidade.
Vestuário
Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil, há uma expectativa de 2,5% de crescimento para o setor de vestuário.
Esse crescimento pode parecer singelo, mas representa um mercado que tem potencial de crescimento conforme novos investimentos são feitos.
A franquia Mil e Uma Sapatilhas trabalha com calçados femininos com preço único, tanto no varejo quanto no atacado, e contam com atualizações constantes no catálogo.
Manter-se atualizado às tendências de mercado, e lançar produtos novos conforme a necessidade exige, é a chave para obter sucesso na área da moda.
Economia compartilhada
Essa é apenas outra consequência da tecnologia.
Novas maneiras de ser entrar em um novo mercado.
Segundo estimativas, espera-se que esse método represente 30% do PIB na próxima década.
Consiste em pequenas parcerias que geram lucros aos envolvidos, aos moldes deu uma cooperativa, mas que oferece serviços no lugar de produtos.
Há inúmeras maneiras de se entrar no mercado e não existe uma única fórmula para criar bons negócios.
Manter-se atento às novidades do mercado e ao ciclo da economia é essencial para dar os primeiros passos rumo à abertura do próprio negócio.
Franquias são maneiras de iniciar a oferta de serviços e produtos quando uma marca já está estabelecida em determinada região. Ampliando a força da marca, e lucrando sobre um nome já conhecido.