Será que empreender com franquias é sucesso garantido?

Vamos conversar aqui sobre alguns pontos que você deve estar atento para não ser mais um número na estatística de falência de algumas franquias.

Empreender com Franquias

Certamente já passou por sua cabeça abrir seu próprio negócio. Todos nós, em algum ou outro momento já pensamos nisso.

E é quando surge a ideia de investir em franquias como sendo a oportunidade que possibilitará deixar as angústias e o insucesso ficarem o mais longe possível.

Mas tenha cuidado! Vamos conversar aqui sobre alguns pontos que você deve estar atento para não ser mais um número na estatística de falência de algumas franquias.

Avaliar se o produto já foi testado e validado

Se entrar para o franchising significa fazer parte e usufruir dos benefícios de uma marca que possa lhe assegurar mais clientes e comercializar um excelente produto ou serviço, é importante que você certifique-se que estes dois pontos sejam verdade.

Existe um grande número de franqueadores que estes aspectos deixam dúvidas. Marcas não registradas, modelos de negócios que não foram testados e produtos e/ou serviços suspeitos de terem algum valor. Muitas vezes, você irá encontrar modelos de franquias à venda de sistemas nunca antes testados.

Verificar as condições de suporte oferecidas

Na hora em que você está comprando uma franquia, há uma série de promessas de suporte e treinamentos que serão dados a você a título de parceria, bem como visitas regulares à sua unidade a título de acompanhar sua performance e ajustar o modelo conforme você vai assimilando.

Ok, mas preste atenção para que estas combinações estejam em contrato para que, na prática, você não venha a ter decepções que venham a colocar o sucesso de seu negócio em risco.

Direito de atuar na concorrência

Um ponto importante a ser ponderado, não quer dizer que isso faça você desistir de empreender com franquias, é ter em mente que você vai atuar nos segmento do seu negócio, entender do mercado e produtos, enfim, se ainda não tinha conhecimentos do setor, o tempo atuando fará você os adquirir – seja através do franqueador ou através do dia a dia trabalhando no seu negócio.

Mas lembre-se que consta em contrato que, ao sair da rede, você é impedido de atuar ou abrir um negócio que venha a entrar em concorrência com o antigo franqueador. Sendo assim, o know how adquirido na franquia e no seu ramo de atuação não poderá ser replicado por um período de anos que varia entre as marcas.

Será que empreender com franquias é sinônimo de sucesso garantido?

E um importante ponto a salientar é a premissa muito conhecida no mercado de franquias que: Empreender com franquias é sinônimo de sucesso garantido.

Visto que você já inicia com um “norte”, com modelo padrão, sistema de gestão definido, marketing desenvolvido, manuais abrangendo todos os detalhes da operação, enfim um grande começo!

Mas esta afirmação é bastante ilusória visto que comprar os direitos de utilizar um marca e comercializar seus produtos e ou serviços recebendo treinamento para isso não e garantia de sucesso não e nunca será.

Cabem a você muita dedicação, perseverança, foco e disciplina para que você aproveite as facilidades de empreender com um modelo de negócio já testado fazendo da sua empresa um sucesso!

Depende de você!

Boa sorte!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.