O sistema de franquias se apresenta como uma das melhores alternativas para quem deseja empreender aproveitando os benefícios de uma marca já consolidada no mercado.
Não é à toa que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este setor teve um crescimento de 8% em 2017 no país e há uma previsão de alta de 9% no faturamento em 2018.
Um crescimento bastante expressivo, especialmente considerando que o mercado ainda não se recuperou completamente da crise econômica.
Se você está pensando em abrir uma franquia, saiba mais sobre o Selo de Excelência em Franchising.
E, é claro, não deixe de nos procurar se precisar de orientações!
O que é o Selo de Excelência em Franchising?
Basicamente, esse selo é uma certificação concedida pela Associação Brasileira de Franchising, que reconhece as marcas franqueadoras que mais se destacam.
É considerado como a maior premiação do segmento de franchising e tem abrangência nacional, portanto, as empresas que recebem o selo se tornam referência por todo o Brasil.
Categorias do Selo
Esse selo de excelência é distribuído em três categorias distintas, sendo elas:
- Categoria Pleno: Franqueadora com mais de 10 franqueados ou tempo mínimo de atividade de três anos
- Categoria Sênior: Franqueadoras com mais de 30 franqueados ou tempo mínimo de atividade de cinco anos
- Categoria Master: Franqueadora com mais de 60 franqueados ou tempo mínimo de atividade de 10 anos
Como as marcas são reconhecidas
A Associação Brasileira de Franchising realiza uma pesquisa com os franqueados, buscando entender se eles estão satisfeitos com a franquia, tendo por base uma série de critérios.
Até pouco tempo atrás, a nota de corte que definia quem recebia o selo era definida a partir das notas recebidas pelas franquias.
Agora, a fim de tornar o processo mais exigente e, assim, ajudar a melhorar a qualidade do sistema, foi implementada uma nota mínima, que corresponde a 75%.
As franquias que atingem ou superam essa nota, são reconhecidas com o selo.
Resultados de 2018
Nesse ano, os resultados da pesquisa da Associação, mostraram que o nível de satisfação dos franqueados para com as suas respectivas franquias esteve muito relacionado à efetivação do plano de negócios previamente traçado.
Os franqueados se mostraram mais dispostos a recomendar a marca ou até mesmo a abrir novas unidades do negócio quando a franquia honra esse plano.
Essa foi a 28ª edição do selo e teve 248 marcas concorrendo à chancela da Associação, número recorde até então.
Para que serve o selo?
Na prática, as marcas que recebem o selo estão sendo chanceladas pela maior entidade brasileira do segmento.
O que aumenta consideravelmente a credibilidade da franquia, fazendo com que ela seja mais bem vista.
Também é uma chance de avaliar os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.
Já para os franqueados, é uma forma de avaliar como está sendo a relação com a franquia e receber um respaldo nesse sentido.
Para quem pretende se tornar um franqueado, ficar de olho nas marcas que possuem o selo é o melhor caminho para começar um negócio de sucesso.