Gestão de Franquias
Está cada vez mais improvável pensar em expansão sustentável de franquias sem o uso de ferramentas tecnológicas.
Os softwares disponíveis no mercado – alguns gratuitos – possibilitam não apenas controlar e melhorar o desempenho da rede de franquias, o que já é essencial à sobrevivência do negócio, mas também dar suporte real a todas as áreas, do processo de seleção de franqueado, à gestão financeira e ações de marketing.
“No século XXI, a necessidade de soluções tecnológicas vai além do software; ele precisa ser on-line.
Ter ferramentas de gestão eficiente e acesso ao sistema em qualquer dispositivo, como tablets e celulares, permite ao franqueador saber o que acontece em cada uma das lojas, principalmente se a rede possuir muitas unidades.
O software facilita a consolidação financeira da operação, a análise de indicadores e estipular metas e objetivos”, diz Alex Vigatto, consultor da Goakira.
Com os softwares de gestão, fica mais simples colocar as finanças em ordem, acompanhar o estoque, entradas e saídas financeira s e conciliação bancária.
Eles podem também otimizar e facilitar o suporte aos franqueados.
Entretanto, alerta Vigatto, os programas não fazem o trabalho sozinho.
“É preciso ter um responsável para incluir os dados financeiros no sistema e analisar os indicadores da empresa; uma interface eficiente e direta, que torne mais fácil a interação com o software”.
O trabalho de outras áreas da empresa, como as de marketing (CRM), expansão, gestão de desempenho, treinamentos de equipe e consultoria de campo também podem ser beneficiado pelos programas disponíveis no mercado.
Comunicação de ponta
A eficácia do Serviço de Apoio ao Franqueado (SAF) também pode ser favorecida pela tecnologia.
“É fundamental que a rede franqueadora use canais eficientes de comunicação e mantenha contato ativo com seus franqueados.
Recursos como intranet, portais e sistemas que visam manter a rede atualizada, e sempre em sinergia, sinalizam certo comprometimento e apreço pela rede”, diz Larissa Fernandes, especialista em relacionamento na consultoria FranquiAZ.
A vantagem dos softwares, segundo Fernandes, é que eles possibilitam resolver problemas a distância.
“As ferramentas tecnológicas dispensam a necessidade de locomoção até a unidade, oferecem suporte e possibilitam que todos envolvidos se relacionem e tenham retorno imediato.
Com eles, é possível organizar também a documentação do franqueado e resguardar sua atuação, mantendo um histórico de todo suporte prestado”, afirma a especialista.