Entender que marketing é prioridade para qualquer empresário já não é novidade faz tempo.
No caso das franquias, licenciadas, não é diferente. Planejar semestral e anualmente revisando constantemente este planejamento e a efetividade de suas ações.
Para muitas pessoas, o mundo do marketing pode ser um tanto complexo, principalmente porque boa parte dele se concentra na esfera digital, com foco nas mídias digitais, onde o franqueado geralmente tem apenas à vivência pessoal, e não profissional, então muitos investidores enxergam de forma positiva este gerenciamento ser responsabilidade da marca.
Uma vez que a identidade visual, a criação de peças publicitárias, e o desenvolvimento de estratégias são desenhadas por especialistas, com práticas já testadas pelo mercado.
Mas então, como funciona o Marketing Institucional e como ele pode promover a sua marca?
Este tipo de Marketing é focado principalmente na criação e na manutenção de uma imagem positiva da franquia, demonstrando os valores e os benefícios que ela traz para a sociedade, e como os produtos/serviços se mantêm relevantes, com ações que promovam reciprocidade, curiosidade e a coloquem como referência no mercado.
Essas atividades são financiadas pelo fundo de marketing da franquia, e cada empreendimento possui suas próprias regras quanto a administração, os canais utilizados e o valor investido.
Para entender na prática como funciona a implementação de um marketing institucional de sucesso, vamos usar alguns exemplos do nosso parceiro, O Burguês, a maior hamburgueria de delivery do Brasil.
A marca investiu em uma identidade visual forte, com uma comunicação descomplicada e objetiva, criando assim empatia e reciprocidade com o perfil do seu público.
Uma das estratégias da hamburgueria é promover campanhas conceituais que reverenciem indiretamente a qualidade e a distinção dos seus produtos, então para o lançamento do novo hambúrguer, “O Original“, eles criaram a campanha “O que é ser original“, que conta com a participação de influenciadores digitais, com perfis totalmente diferentes, onde cada um reescreve o seu próprio conceito de originalidade, assista o vídeo.
Outro exemplo de campanha de sucesso desenvolvida pela franquia foi uma ação social no Dia das Crianças, a marca promoveu uma doação a nível nacional de mais de 1000 hambúrgueres para comunidades carentes e instituições de caridade nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e no Distrito Federal. Demonstrando assim, seus valores reais e sua contribuição junto à sociedade.
E o que isso gera para os franqueados? Veja abaixo os benefícios que um Marketing Institucional bem desenvolvido gera ao franqueado e a marca como um todo:
- Muito além da promoção: a manutenção de um relacionamento saudável com o público e a criação de ações estratégicas aumentam a visibilidade e exposição positiva da marca, então quanto maior o valor agregado ao produto, maior a procura do público – o que se traduz em aumento do faturamento final nas lojas.
- Geração de leads: uma franquia com forte presença nas redes sociais, com inúmeras provas sociais, e que está constantemente na mídia, chama à atenção dos investidores, o que gera mais leads e por consequência, o aumento no número de franqueados e no tamanho da rede.
- Comunicação clara e impactante: a centralização do marketing institucional pela marca gera a unificação e o fortalecimento do discurso, apesar de funcionar em formato de rede, a abordagem e a mensagem da marca é pensada e idealizada por apenas uma fonte, o que fortalece o branding e diminui os riscos de abordagens e conteúdos impróprios.
Esses são apenas alguns exemplos benéficos de um marketing institucional bem planejado, então não importa se você é franqueado ou franqueador, esta é uma área que deve ser sempre valorizada para a saúde do seu negócio, seja planejando ou seguindo as diretrizes, o importante é o cuidado contínuo com a imagem da franquia por todos os envolvidos na rede.