Nossa conversa hoje trata de um tema que acompanha a grande maioria das marcas que, após decidido o caminho do franchising para expansão de seu negócio: as dificuldades que surgem ao iniciar a Expansão de uma franquia.
Vamos falar de 4 delas:
1) Marca desconhecida e agora?
Se um dos fatos que mais atrai o potencial franqueado a querer empreender em franquia é a marca ser conhecida, como fazer quando a marca ainda não o é?
Não tem como fugir do fato que precisamos abrir unidades (ou divulgar o produto ou serviço) para tornar a marca conhecida.
E qual o caminho mais rápido para isso?
Não há uma resposta certa, uma fórmula a seguir.
O caminho percorrido por marcas reconhecidas no mercado permeia, claro, um pouco de sorte e muito, muito trabalho.
Pense em abrir mais uma unidade própria – além da piloto – em cidade ou bairro que você sabe que ajudará na divulgação.
Opte por campanhas de marketing que veiculem nas regiões que você busca interessados.
Hoje há consultorias que podem ajudá-lo a impulsionar seus posts nas redes sociais para as regiões que estão em sua mira.
Procure possíveis parceiros para serem seus sócios em novas unidades.
Desta forma a arrancada da unidade NÚMERO UM não será tão doída.
2) Onde anunciar / divulgar a franquia?
Sim, no início a verba destinada à divulgação é pequena.
Como fazer para não errar.
Ou melhor, como fazer para melhor aproveitar o budget separado para prospectar franqueados?
Uma ação que pode ser adotada é procurar fazer os anúncios em regiões que estejam em torno da sua unidade piloto, ou seja, buscar a expansão em espiral (ou caracol).
Assim, a chance de interessados serem atingidos e poderem experimentar o produto ou serviço aumenta.
E quando a marca é nova, é preciso propiciar ao lead, uma experiência de consumo, já que não há muitas opiniões em que ele possa se basear para sentir-se seguro.
3) Quem é o perfil adequado para gerir o negócio?
Você sempre esteve à frente de sua empresa, sabe como melhor gerir seu negócio, certo?
Mas quais os demais perfis que acredita que darão certo?
É claro que você entende que terá que desarmar-se para aceitar diferentes pessoas, com bagagens e formações distintas.
Mas como fazer com que todas elas dêem certo na gestão do modelo que você criou?
Um exercício que sugerimos é você “desenhar” este perfil. Ou melhor, criar uma “persona” como dizemos no marketing, onde você definirá o que é essencial, desejável, esperado.
Características para que, com seu suporte, seja possível atingir o sucesso da franquia.
Importante salientar que esta persona não é imutável.
Conforme você vai percebendo que outras características funcionam, você vai ajustando e ampliando as exigências do perfil do franqueado adequado.
4) Falta de verba para propaganda e publicidade da marca – institucional
Sabendo que a verba para divulgação da marca vem do valor (ou percentual cobrado da rede para este fim) como fazer se o número de unidades é zero – ou muito pequeno?
Não existe muita saída para esta questão.
Ou a franqueadora, em uma primeira fase, investe sozinha para que ações de marketing possam ser feitas, ou a divulgação será pouca, menos frequente, talvez apenas em redes sociais (mídias ainda baratas dependendo do plano e do objetivo).
Em qualquer uma das situações acima, converse com seu(s) franqueado(s) e explique que, no início da expansão da rede, isso é natural que seja desta forma mesmo.
Aos poucos oportunidades de divulgação através de parcerias irão surgindo e a verba de propaganda e marketing também aumentará com a abertura gradual de novas unidades da rede.
Lembre-se: se fosse fácil não seria para você.
Estamo juntos!