Uma mulher de família humilde, com segundo grau incompleto, que já trabalhou como boia-fria, empregada doméstica e cortadora de cana abre um negócio em um imóvel de 21 m² e hoje fatura milhões com a venda de bolos artesanais. O enredo parece até história de novela global, mas são fatos reais que aconteceram a partir da determinação da empresária paulistana Cleusa Maria da Silva, a empreendedora da franquia Sodiê Doces.
A primeira loja foi criada em 1997 e dez anos depois, devido à qualidade e sabor das produções, surgiu a primeira franquia. A partir disso, a empresária conseguiu ajudar a família. Aproximadamente um ano depois de iniciar o sistema de franquias começou a ter lucros mais efetivos. Atualmente, já há mais de 310 unidades em funcionamento e presentes em 13 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
A empresa conta com mais de 100 opções de sabores que são elaborados a base de pão de ló e frutas frescas. Para isso, o cliente pode encomendar o bolo inteiro ou contar com o sistema de fatias. Os produtos ainda oferecem a linha Zero Açúcar para se tornar mais acessível a todos.
Então, quer entender mais sobre o sucesso dessa franquia e descobrir como abrir a sua? Continue a leitura e descubra!
Por que investir na Sodiê Doces?
O hábito alimentar dos brasileiros de sempre incluírem um bolo quentinho na refeição faz parte da nossa tradição. Além do mais, estimativas indicam que essa população se dispõe a gastar 25% da sua renda com refeições fora de casa. Isso, junto com os números de faturamento, mostram que negócios como a franquia Sodiê Doces chegaram para ficar. Confira!
Números favoráveis
Segundo a Associação Nacional de Restaurantes, a previsão de crescimento da categoria de refeição fora do lar em 2018 foi de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, de acordo com a ABIMAPI, o Brasil ocupa a oitava posição no mercado de bolos industriais em faturamento e o décimo nas vendas desse produto.
De forma geral, em 2017 o segmento de Alimentação avançou 6% comparado a 2016, de acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os números de vendas das redes para esse segmento totalizam 42,8 milhões. No que se refere ao número de unidades em operação, houve um aumento de 3,1% no mesmo período.
Apenas em 2016 o consumo de bolo industrial no Brasil gerou mais de 851 milhões de reais. E ainda, foram vendidas mais de 33,7 mil toneladas de bolo, o que indica um consumo anual per capita de 0,16 quilos.
Em outras palavras, há um momento econômico favorável para investir em lojas de bolo, que também costumam exigir poucos investimentos iniciais. Um dos motivos para isso é que as despesas operacionais custam bem menos se comparados a outras franquias do mesmo segmento, como restaurantes tradicionais e fast food, por exemplo.
Faturamento da Sodiê Doces
As franquias de redes de bolo da Sodiê Doces são um negócio milionário, considerado o maior do segmento no país. As franquias faturam cerca de 70 a 150 mil reais ao preparar esses produtos de acordo com os desejos dos mais de um milhão de clientes mensais.
Só em 2017 os números de faturamento da franquia Sodiê foram de 220 milhões. Esse resultado aponta uma tendência de crescimento de 30% em 2018, o que deve ser impulsionado pela abertura de mais 22 lojas.
Planos de expansão da Sodiê Doces
Recentemente a marca inaugurou a primeira loja fora do Brasil e deu um salto internacional na cidade de Orlando, Estados Unidos. Esses planos haviam sido deixados um pouco de lado para focar no crescimento nacional, como a abertura de uma fábrica própria de salgados. Ainda em 2019, os planos da empresa são expandir ainda mais sua atuação e comercializar seus salgados em postos de gasolina, supermercados e padarias.
Estratégias de atração e retenção de clientes
Uma das medidas tomadas para alcançar números cada vez mais atrativos de vendas foi o lançamento de um aplicativo para comercialização online dos bolos, que em menos de 15 dias conquistou a marca de mais de mil downloads. Para criação da ferramenta a franquia Sodiê criou um próprio sistema – o que garante a padronização de vendas e entrega dos produtos pelas franqueadas.
As pretensões é melhorar ainda mais a experiência do consumidor ao aumentar o relacionamento com o cliente e fidelizá-los com notificações sobre promoções relâmpagos e lançamentos.
Então, se você tiver interesse em abrir uma franquia dessa marca saiba que, além da experiência de mais de duas décadas e um mix de produtos variados para atrair os clientes, a rede oferece treinamento e suporte completo aos franqueados.
Isso inclui assessoria, divulgação e marketing, consultores financeiros, parcerias diferenciadas, software de gestão integrado, indicação e negociação com fornecedores homologados etc.
Como abrir uma franquia Sodiê?
Para abrir esse tipo de franquia é necessário um investimento de 450 mil reais que devem ser destinados a instalação da unidade, no valor de 390 mil. Os 60 mil restantes são indicados para o capital de giro. Com um lucro médio mensal de uma unidade entre 12% e 18%, o retorno do seu investimento deve ocorrer em até 36 meses.
A área mínima para instalação é de 150 m² e deve contar com uma equipe entre quatro e 15 profissionais.
Requisitos necessários
É essencial se identificar com o segmento de alimentação e a marca, além de conhecer os produtos e ter facilidade de lidar com o público. E ainda, a franquia Sodiê só aceita candidatos com capacidade total de investimento para abrir uma unidade.
Recomendações
No entanto, para abrir uma franquia dessa rede não é necessário ter habilidades comprovadas na confecção de doces ou bolos. Embora esse tipo de conhecimento seja um diferencial competitivo.
O mais importante é ter consciência de que mesmo com todo suporte da franquia Sodiê, estar a frente do negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento. Saiba também que as lojas abrem de janeiro a janeiro e de segunda a segunda. Uma rotina forte para quem não está acostumado.
Por isso, estude bem o desempenho das franqueadoras e seus franqueados e não deixe de pesquisar quais são os pontos com maior fluxo de pessoas. Nesses casos, contar com uma consultoria especializada é a melhor opção para ajudar a decidir se a franquia Sodiê é a melhor opção para você.
Alternativas a franquia Sodiê: Franquia B.lem Padaria Portuguesa
Se você gosta do segmento, pode pensar em alternativas para realizar um comparativo na hora de escolher a sua franquia. Uma delas é a franquia B.lem Padaria Portuguesa, que apesar de não oferecer a mesma variedade de docês da Sodiê, possui uma oferta ampla de alimentos, que vão desde de doces típicos portuguesas e salgados, passando por pães e até refeições completas para, desta forma, atrair o público consumidor nas mais diversas ocasiões de consumo.
Então, gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog para conhecer nossos serviços de consultoria no mercado de franquias!