Se tornar um empreendedor de sucesso é uma tarefa bastante árdua, mas pode ser muito mais simples quando algumas decisões são tomadas logo no início. Empresários que contam com a ajuda de uma consultoria para abrir franquia têm muito mais chances de ver suas empresas prosperarem.
Esse tipo de parceria agrega conhecimento e traz mais segurança tanto para franqueadores quanto para franqueados. Os consultores vivem o dia a dia do setor bem de perto e, com isso, conseguem enxergar diversas nuances que pessoas com outros focos acabam não percebendo.
Quer entender como uma consultoria vai ajudar você? Reunimos todas as informações mais importantes acerca do assunto neste artigo, confira!
O que é uma consultoria para abrir franquias?
Uma consultoria, seja ela de qualquer setor, é uma empresa formada por especialistas em um determinado assunto que se dispõem a ajudar seus clientes com seus conhecimentos. Em outras palavras, os consultores são pessoas capazes de guiar outras pessoas ou empresas nos melhores caminhos possíveis.
Para quem deseja abrir uma franquia, a consultoria é responsável por identificar o perfil do franqueado, indicar os setores mais adequados para cada um, intermediar as negociações entre franqueador e franqueado, entre diversos outros pontos.
Como esse tipo de consultoria atua?
Uma consultoria em franchising pode atuar sob dois pontos de vista diferentes: do franqueado ou do franqueador. Cada uma delas tem objetivos e proposições diferentes, mas, em ambos os casos, o papel do consultor é ajudar a guiar seus clientes na tomada de decisões de negócio.
Vamos entender melhor como isso funciona em cada caso a seguir.
Do ponto de vista do franqueado
A consultoria para quem deseja se tornar um franqueado é a mais comum. O principal foco dela é auxiliar uma pessoa comum a se tornar um empresário de sucesso. Afinal, ter o capital suficiente e assinar um contrato com uma marca famosa não garantem a perenidade da unidade. É preciso saber escolher e administrar bem o negócio.
O consultor acompanha o candidato a franqueado por todo o caminho, desde a escolha da marca até o início da operação. Veja abaixo as principais etapas envolvidas nesse processo.
Análise de perfil
Um dos pontos mais importantes na escolha de uma franquia é entender qual é o seu perfil de franqueado. Ou seja, quais são as características que melhor definem a forma como você se porta frente as situações do cotidiano de um empresário.
Por exemplo, você é mais ousado, gosta de desafios, está disposto a correr riscos, ou prefere negócios mais seguros, mesmo que menos rentáveis? Tem disponibilidade para se dedicar em tempo integral ao novo negócio, ou já tem um emprego fixo e quer apenas uma alternativa para complementação de renda?
As respostas para essas e outras perguntas ajudam o consultor a entender quais são as suas necessidades e limitações, para assim, conseguir encontrar as franquias que melhor se enquadram no cenário esperado.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é a etapa que consiste em analisar as opções disponíveis a fim de encontrar aquela que mais se encaixa no perfil do franqueado. Nesse ponto, o consultor avalia quais são as franquias mais rentáveis, quais são os prazos médios de retorno do investimento, quais os valores e, principalmente, quais os segmentos são mais vantajosos para cada pessoa.
Diante dessa análise, ele funciona como um filtro de qualidade, reduzindo as opções viáveis e facilitando a escolha do seu cliente. Inclusive, ele consegue entregar um estudo mais completo, com projeções mais precisas sobre os resultados de cada um dos caminhos.
Análise financeira
Muitos franqueados acabam pecando neste momento: a análise financeira. Para quem não está habituado com o setor, alguns números podem ser confusos, passando a impressão de que o investimento total necessário é um, quando na verdade é outro bem diferente.
Algumas áreas de atuação demandam um capital de giro maior, outras, menor, assim como umas são mais rentáveis no curto prazo que outras. Sem o auxílio de um especialista, é mais difícil conseguir entender e medir com maior precisão essas diferenças e isso impacta diretamente no tempo de sobrevivência inicial do negócio.
Ao contar com o apoio de uma consultoria para abrir franquia, essas informações são apresentadas de forma mais clara e detalhada, pois os consultores têm experiência de mercado suficiente para embasar seus estudos e indicações.
Além disso, eles ajudam a obter as melhores linhas de créditos e a indicar em quais casos elas são realmente necessárias. Depois de verificar todos os pontos, optar por uma marca de franquia que caiba no seu bolso pode ser melhor do que se esforçar financeiramente, por exemplo.
Condução das negociações
Depois de todos os levantamentos e da escolha pela franquia que será aberta, o consultor passa a desempenhar o papel de intermediador entre o candidato a franqueado e o franqueador. Com base em seus conhecimentos e nas pesquisas realizadas até esse momento, ele garante uma negociação justa e vantajosa para ambas as partes.
Análise da COF e do contrato
Por fim, o consultor auxilia na análise da COF — Circular de Oferta de Franquia — e do contrato de franquia. A COF é uma documentação que, de acordo com a Lei de Franquias, deve ser disponibilizada ao candidato a se tornar um franqueado, no prazo mínimo de 10 dias antes da assinatura do contrato final.
Nele estão todas as informações obrigatórias e necessárias sobre o modelo de negócio, os resultados financeiros e os direitos e deveres das partes, caso o contrato venha a ser assinado. O papel do consultor é esclarecer todas essas informações para garantir que a decisão está sendo tomada de forma consciente.
Após isso, resta a conferência e assinatura do contrato, que também passa pelo crivo da consultoria, que pode identificar pontos de atenção ou até mesmo de revisão.
Do ponto de vista do franqueador
Além de ajudar as pessoas que desejam abrir uma unidade de franquia, a consultoria pode ajudar empresas que desejam expandir seus negócios e se tornarem franqueadoras. Nesse sentido, ela atua em três aspectos principais, como veremos a seguir.
Formatação do negócio
Transformar uma marca em uma franquia não é o mesmo que abrir novas filiais. O franqueador passa a assumir uma série de novas responsabilidades frente aos franqueados e isso demanda adaptações na formatação do negócio.
Um dos pontos mais importantes nesse sentido é que a empresa precisa ter processo muito bem definidos, de forma a garantir a padronização esperada pelos clientes da marca. Além disso, é importante que o modelo seja facilmente replicado e que o franqueador esteja preparado para dar todo o suporte necessário aos franqueados.
Diante de tantos detalhes para se preocupar, a consultoria de franchising garante que tudo seja devidamente analisado e que nada se perca no caminho.
Expansão da rede
Existem os casos em que a empresa já atua com franquias, mas deseja expandir sua rede de forma mais estratégica. Dessa forma, além das questões operacionais e administrativas, é importante ter uma visão mais abrangente do mercado e acompanhar as principais tendências do momento.
As melhores franquias do cenário atual não ganharam notoriedade simplesmente abrindo novas unidades desordenadamente. Elas usaram de inteligência para analisar o mercado e traçar planos específicos de expansão. Assim, além de atingirem uma boa taxa de crescimento, elas evitaram o temido efeito bolha, quando uma marca cresce de forma descontrolada e não consegue manter os resultados.
Gerenciamento
Por fim, a consultoria de franquia também pode atuar de forma cotidiana, prestando suporte aos gestores de redes de marcas que desejam ter um apoio profissional na administração do negócio. Esse tipo de acompanhamento é muito interessante, pois o consultor tem mais sensibilidade para apontar a hora certa de investir em uma expansão, ou de mudar o foco de algum produto ou serviço.
Por que contar com uma consultoria para abrir franquia?
Até aqui, falamos sobre o papel de uma consultoria na área de franquias e quais são as principais responsabilidades que ela tem. Agora, vamos mostrar alguns motivos muito relevantes para quem está pensando se vale ou não a pena contratar esse tipo de serviço. Acompanhe.
Conhecimento acumulado
Os consultores em franchising têm uma coisa que poucas pessoas têm: experiência. Isso faz com eles saibam quais são todos os pontos a serem analisados na hora de escolher uma marca e todos os riscos e benefícios envolvidos em cada uma das opções disponíveis.
Sem eles, é muito mais difícil identificar detalhes que só quem atua diariamente no setor consegue atentar. De uma forma geral, são profissionais com muitos anos de mercado, que já viram diversas marcas surgirem e desaparecerem, que sabem quais são os principais erros e acertos que cada uma delas e que, acima de tudo, sabem o que deve ser seguido ou evitado em cada um dos casos.
Uso das melhores práticas
Cada mercado têm suas melhores práticas e, no franchising, existem algumas que são bastante particulares desse modelo de negócio. Por exemplo, o setor de calçados femininos tem suas características e formas de atuar, já as franquias de calçados femininos têm particularidades que vão além das demais empresas do setor.
Uma consultoria para abrir franquia tem a capacidade de identificar quais são essas práticas e orientar o franqueado acerca delas, de forma a tornar o dia a dia operacional da unidade mais eficiente. Consequentemente, as chances de sucesso são muito maiores.
Ampla rede de contatos no setor
Em mundo onde as relações virtuais estão cada vez mais presentes e a automação tem realizado até mesmo os atendimentos nos chats das empresas, a pessoalidade ganhou um valor ainda maior. Os consultores que atuam em franquias são conhecidos no mercado e possuem uma ampla rede de contatos.
Isso facilita as negociações e pode até ser um fator diferencial na hora do fechamento do contrato entre as partes. Por meio desse network, o profissional tem mais canais de informações, consegue realizar análises mais completas e ainda confronta os dados entre diversas empresas do mesmo setor, a fim de encontrar as melhores alternativas.
Quais benefícios são proporcionados por uma consultoria?
A consultoria não é um serviço obrigatório para quem deseja abrir uma franquia. Contudo, ela proporciona benefícios que justificam seu apoio, tais como estes a seguir.
Segurança e tranquilidade
Para quem nunca abriu uma unidade de franquia, ou até mesmo de qualquer tipo de empresa, o desafio de se tornar um empreendedor é bastante grande. Por mais que seja possível ir em busca de todas as informações e análises necessárias por conta própria, a falta de experiência e conhecimento são pontos que podem gerar grandes problemas.
Ao contar com uma consultoria para abrir franquia, você tem a tranquilidade de saber que alguém que entende muito bem do assunto está cuidado de tudo. Sabe que essa pessoa ou empresa vai garantir que todos os detalhes foram considerados e que a sua escolha será feita com base em informações seguras e confiáveis.
Agilidade
Todo tipo de atividade demanda conhecimento para ser executada. O processo de abertura de uma franquia segue esse mesmo princípio. Alguém que não tenha experiência no ramo ou que nunca tenha tido contato com esse mundo, terá levará mais tempo para conseguir todas as informações que precisa bem como para analisá-las.
Um consultor tem o “caminho das pedras”. Todos os dados e verificações fazem parte de sua rotina. Ele sabe onde encontrar o que precisa, quais são os pontos a serem analisados e quais são os prazos mínimos e máximos de cada etapa. Inclusive, se você tem pressa em abrir sua unidade, ele saberá agilizar essa questão.
Adequação de perfil
Um dos primeiros pontos que precisam ser analisados quando se deseja abrir uma franquia é entender o perfil de franqueado e encontrar uma franquia que seja adequada a ele. Com toda a sua experiência, a consultoria tem mais facilidade nessa identificação, tornando essa etapa mais fácil e rápida.
Além disso, as chances de acontecerem divergências entre o que o franqueado espera e o que o franqueador oferece são muito menores. Isso porque o filtro realizado pelos consultores elimina as opções que não estão de acordo com as necessidades e preferências verificadas no perfil do franqueado.
Precisão na escolha
De acordo com a ABF — Associação Brasileira de Franchising — o ano de 2018 contabilizou quase 3 mil redes de franquias no país. Mesmo que você já tenha ideia de um setor de atuação, são muitas opções e, sem um direcionamento correto, é bem complicado acertar nessa escolha.
A consultoria vai analisar seu perfil e encontrar as alternativas mais viáveis, que atendam às suas necessidades ao mesmo tempo em que comportam suas limitações, seja de tempo de disponibilidade, seja de volume orçamentário ou qualquer outra.
Quando contratar uma consultoria?
Como foi mencionado, a contratação de uma consultoria para abrir franquia não tem caráter obrigatório, mas é uma atitude que contribui para aumentar as chances de sucesso. Dessa forma, três situações indicam que ela se faz mais necessária. Vamos a elas.
Se você já tem uma empresa e pensa em expandir os negócios
Se você já possui uma empresa que está com a marca consolidada no mercado, mesmo que seja apenas em uma microrregião, uma consultoria pode ajudar na expansão dos negócios por meio do modelo de franquia.
Ela auxilia na definição de questões como a escolha do ponto comercial, determinação do modelo ideal dos processos, definição do perfil dos franqueados que melhor se adéquam ao seu tipo de empresa, entre outras questões.
Os consultores estão sempre por dentro das principais tendências do setor e saberão direcionar melhor sua estratégia. Isso facilita a implementação e aceitação da oferta no mercado além de acelerar o crescimento e o retorno sobre o investimento.
Se você quer se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar
Muitas pessoas sempre tiveram o sonho de ter um negócio próprio, mas não sabem como se organizar ou qual caminho seguir. Esse pode ser o seu caso neste momento. A franquia pode ser a solução ideal para a realização desse sonho, mas requer cuidados para não gerar prejuízos e frustrações.
Com a ajuda de uma consultoria em franchising, você recebe todo o suporte necessário para tomar as decisões certas e traçar rotas mais favoráveis ao seu estilo de empreendedor. Sem ela, o risco é de perder tempo e dinheiro até que as coisas se encaixem.
Se você quer investir um capital, e precisa analisar opções
No terceiro caso, você pode ter um dinheiro de uma herança ou da venda de algum bem, que precisa ser aplicado em algo para render e não ser gasto com coisas desnecessárias. Muitas pessoas optam por aplicar em fundos e ações ou adquirir imóveis, mas também é possível investir em franquia.
Você pode aproveitar para se dedicar a algo seu ou ter a franquia como uma fonte alternativa de renda. O consultor em franchising saberá escolher uma rede que tenha a rentabilidade desejada e que gere resultados satisfatórios e mais atrativos do que em uma comparação direta com outras opções no longo prazo.
Como escolher a melhor consultoria para abrir franquias
Agora que já sabemos como funciona uma consultoria para abrir franquias, quando e por que contratá-la, é o momento de conhecer os cuidados que precisam ser tomados na hora de escolher aquela que vai lhe acompanhar nessa jornada. Afinal de contas, é do seu patrimônio que estamos falando — e todo cuidado é pouco.
Vejas estas dicas.
Analise o histórico da consultoria
Nossa primeira dica é ter cuidado ao checar as informações acerca da empresa. Verifique se ela tem registro junto à ABF, quem são os clientes que ela atende, como ela tem sido vista no mercado. Hoje em dia, é muito mais fácil obter todas essas informações pelos meios digitais.
Sendo assim, não deixe de olhar os comentários dos seguidores nas redes sociais, se existem reclamações em sites como o Reclame Aqui e, principalmente, como a empresa se posiciona frente a essas citações.
Não deixe de verificar a veracidade dos dados apresentados e não se deixe influenciar por depoimentos carregados de emotividade (sejam para o bem ou para o mal). Analise tudo com bastante critério e cautela.
Pesquise sobre a reputação dos consultores
Os consultores são o coração de qualquer tipo de consultoria. Até porque, são eles que detêm boa parte do conhecimento que é utilizado ao longo do período de parceria. Por isso, é fundamental investigar a reputação desses profissionais.
Alguns pontos merecem destaque:
- qualificações técnicas (graduação, MBA, cursos etc);
- qualidades comportamentais (gentileza, educação, disponibilidade etc);
- opinião dos clientes;
- impressões pessoais durante as visitas e conversas.
É importante fazer um apanhado de tudo o que for observado para que a análise final seja mais completa e confiável. Seguindo esses cuidados, você reduz as chances de ser orientado por uma pessoa com a qual você não se identificou muito bem.
Converse com clientes dessas consultorias
Grande parte das informações citadas nos tópicos anteriores são obtidas por meio dos próprios clientes das consultorias. Você pode fazer esse levantamento marcando uma conversa com alguns deles, um bate papo informal. Lembre-se de elaborar um pequeno roteiro para não esquecer de tirar todas as dúvidas.
Caso você não tenha essa disponibilidade ou as empresas não lhe dêem essa abertura, é possível coletar muita coisa de forma mais indireta. As principais fontes são as avaliações e comentários deixados por eles nos canais da consultoria. É válido ressaltar que tudo isso serve de base para uma decisão que deve ser sua.
Enfim, seja para realizar um grande sonho, seja para conquistar a independência financeira ou investir o patrimônio o mercado de franchising proporciona diversas oportunidades. O Brasil é um dos países com mais força nesse setor e os resultados dos últimos anos mostraram crescimento mesmo frente a crise.
Por que arriscar o seu dinheiro tão suado tentando alcançar o sucesso sozinho se você pode contar com a experiência de uma consultoria para abrir franquia? Tenha ao seu lado profissionais sérios e competentes, capazes de garantir escolhas mais precisas e, dessa forma, maior rentabilidade para o seu investimento.
Você está disposto a dar esse passo em sua vida profissional? Esta é a melhor hora! Na FranquiaZ você encontra consultores experientes que vão auxiliá-lo tanto na expansão da marca quanto no coaching para abrir uma franquia. Não perca mais tempo, entre em contato e torne-se um empreendedor de sucesso!