Você conhece a franquia Hinode? A marca brasileira de cosméticos está no mercado de franchising desde 2012 e tem conquistado cada vez mais espaço entre seus consumidores. Por meio de uma estratégia de marketing multinível a empresa conseguiu expandir seus negócios até para fora do país, se tornando uma das empresas de crescimento mais rápido dos últimos 5 anos.
Quer saber como funciona uma franquia Hinode e se ela vale a pena para você? Confira tudo isso aqui, neste artigo!
Sobre a Franquia Hinode
A história da franquia Hinode tem início em 1988, quando Adelaide Rodrigues decidiu revender cosméticos para complementar a renda da família. Após 2 anos, as coisas iam tão bem que o marido resolveu deixar o emprego na metalurgia para ajudá-la e, em pouco tempo, o filho mais velho também se juntou aos pais.
Assim, deram início à fabricação própria e investiram no fortalecimento de seus canais de vendas diretas. Em 2008, adotaram o marketing multinível como estratégia de vendas e se tornaram uma das marcas mais fortes do setor no Brasil.
Produtos
A Hinode produz e comercializa produtos de saúde e bem-estar. No total, são mais de 600 opções entre perfumes, maquiagens, desodorantes, protetores solares, itens para os pés e vários outros. A marca atende a públicos diversificados, tendo linhas para mulheres, homens e adolescentes.
Características do negócio
O foco da Hinode está nas vendas realizadas pelas redes de consultores. Pelo formato do negócio, cada consultor tem capacidade de aumentar seus ganhos e reduzir seus esforços na medida em que atrai mais pessoas para a sua rede e as mantém ativas.
A cada novo estágio, a lucratividade é maior e, a partir de um determinado ponto, sequer é necessário realizar vendas diretas. Mantendo um bom suporte aos consultores conquistados, os resultados deles refletem nos níveis superiores.
Papel das franquias na estratégia da empresa
Em 2012 a marca percebeu que os consultores precisavam de mais apoio, principalmente na parte logística. Surgiram então os Hinode Centers, que são espaços franqueados para que os consultores façam reuniões, experimentem e busquem produtos e recebam treinamentos diversos.
Depois de se associar à ABF, os números da marca cresceram exponencialmente e, em 2018 ela conquistou o selo de excelência da instituição.
Principais números da franquia Hinode
Antes de investir em qualquer marca de franquia, é essencial conhecer seus resultados ao longo dos anos para entender mais sobre o negócio e suas perspectivas. Sendo assim, veja a seguir quais são os números obtidos pela Hinode desde a sua entrada no universo das franquias.
Tamanho da rede
A primeira unidade da rede de franquias da Hinode foi aberta em 2012, mas apenas em 2015 a marca se associou à ABF. No final de 2016, a marca já registrava quase 150 unidades em todo o país. Em janeiro de 2019, a empresa informou que já são 447 unidades abertas, sendo 2 delas fora do Brasil.
Isso mostra o crescimento exponencial da Hinode e sugere uma tendência de progresso forte e sustentável para os próximos anos.
Faturamento
Os produtos da Hinode têm um giro muito alto e são bastante rentáveis. Para os consultores, o lucro direto é de 100% do valor da aquisição. Como são muitas opções de itens com valores diversificados, a movimentação é mais acelerada e isso gera um faturamento mensal satisfatório, de cerca de R$ 150 mil.
Planos de expansão
O próprio modelo de gestão da Hinode já indica que suas intenções são de expandir sempre. As vendas em formato de marketing multinível proporcionam crescimento acelerado da rede de consultores e, consequentemente, dos pontos de vendas e quantidade de clientes.
Em seu cadastro no site da ABF a marca informa que já tem 2 unidades fora do Brasil, mas não há nenhum detalhamento sobre onde elas estão situadas. Contudo, isso mostra que ela tem planos de internacionalização, o que pode dar ainda mais força ao negócio.
Requisitos para se tornar um franqueado Hinode
Nem todo mundo está apto a abrir uma franquia, seja da Hinode ou de qualquer outra empresa. É importante conhecer mais detalhes da operação e requisitos da marca para entender se esse negócio é o mais indicado para você.
Vamos ver abaixo quais são as principais exigências para se tornar um franqueado da Hinode.
Investimento
O investimento total para abrir uma franquia Hinode é a partir de R$ 700 mil. Entretanto, esse valor pode variar de acordo com a localidade, tamanho da loja e outros detalhes. Nesse valor estão incluídos a taxa de franquia, custos com reformas no local e a compra de mercadorias para o estoque inicial.
É recomendado que o franqueado tenha cerca de 3 vezes o valor do investimento inicial para compor o capital de giro e manter as atividades nos primeiros meses. O retorno se dá em torno de 18 a 24 meses, mas há relatos de franqueados que conseguiram encurtar esse prazo para apenas 12 meses.
Perfil do empreendedor
O formato de atuação da Hinode exige que a pessoa que deseja abrir uma franquia da marca tenha um perfil bastante engajado com a empresa e seus valores. Por causa do marketing multinível, o ideal é que ela já seja uma consultora, com vivência na comercialização dos produtos e uma rede estabelecida abaixo de si.
É muito importante que essa pessoa seja ousada e persuasiva e, ao mesmo tempo, atenciosa e zelosa com os consultores da sua rede. Deve gostar de inovações frequentes e buscar aprimoramento contínuo.
Para quem ela é recomendada
Diante de todas essas informações, é fácil perceber que a franquia Hinode é mais indicada para consultores que já estão com uma carreira desenvolvida dentro da rede da empresa. Isso não impede que outras pessoas possam entrar nesse mercado. O caminho apenas será mais longo e mais difícil do que se optar pela franquia do O Boticário, por exemplo, que é do mesmo segmento.
Então, se você deseja abrir uma franquia Hinode, comece entrando para a rede de consultores e busque seu crescimento nela. Assim, você acelera o processo de aprovação e pode realizar seu sonho de ser um empreendedor de sucesso!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa marca? Deixe seu comentário logo abaixo, queremos saber a sua opinião!