Em todos os setores da economia, instituições e indivíduos unem forças em prol de maior representatividade e liberdade de ação.
No ramo das franquias não é diferente, como podemos comprovar pelo papel desempenhado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) ao longo dos anos.
Você sabe, contudo, o que é ABF?
É natural que empreendedores iniciantes no setor tenham suas dúvidas a respeito da organização.
A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade que não possui fins lucrativos.
Seu objetivo é promover o desenvolvimento dos sistemas de franquias, além de divulgá-los.
Tanto nos seus aspectos técnicos, quanto institucionais.
Para entender melhor a história desta instituição e sua atuação no mercado brasileiro preparamos este texto.
Continue a leitura e entenda o que é ABF a seguir.
História da ABF
Presente no país há mais de 30 anos, a entidade foi criada para regularizar e profissionalizar o setor de franquias.
Quando iniciou suas atividades, havia apenas 11 marcas operando dentro de um sistema franqueado no Brasil.
Foi assim que em 1987 um grupo de empreendedores e consultores fundaram a ABF.
Os impactos da Associação Brasileira de Franquias foram rapidamente sentidos no mercado.
Já em 1991, quatro anos após a sua criação, o número de franqueadoras subiu para mais de 350 empresas.
Mesmo no clima economicamente hostil que assolava o país na década de 90, a entidade manteve papel ativo.
Com o tempo, o setor de franquias firmou-se para chegar naquilo que hoje conhecemos.
O que é ABF na prática: atividades promovidas pela instituição
A ABF promove cursos, simpósios, conferências, seminários, palestras e também encontros para formação técnica em franchising.
Estas atividades visam beneficiar os associados e estimular a expansão das franquias no país.
Para isso a associação reúne em seus eventos franqueados, franqueadores, consultores e prestadores de serviço do setor.
Vale lembrar que ela criou também o primeiro curso de MBA sobre franquias da América Latina.
Este foi o fruto de uma parceria com a FIA/PROVAR.
A atuação da ABF junto ao governo brasileiro também é relevante.
Afinal, sem uma política nacional para o setor, muito do trabalho da instituição estaria perdido.
O Brasil é, inclusive, um dos países seletos que possuem uma lei dedicada exclusivamente ao franchising.
No setor financeiro, a entidade firmou acordos com bancos nacionais para melhorar o relacionamento de fraqueados e franqueadores.
Além disso, mantém convênio com a Apex-Brasil a fim de fomentar a exportação de franquias brasileiras.
Impacto Internacional
É pelas razões acima expostas que a ABF se destacou internacionalmente como uma entidade de natureza empreendedora.
A associação fundou o World Franchise Council, ou WFC, uma congregação com importantes associações de todo o mundo.
Além de fazer parte da Associação Internacional de Franquias, a ABF é membro da Federação Européia de Franchising.
Assim como integra a Federación Iberoamericana de Franquicias, a FIAF.
O intercâmbio com estas entidades do exterior permite trazer para o país muitos elementos que contribuem para o nosso crescimento.
São atualizações com o que há de melhor em práticas, informações e experiências do mercado de franquias internacional.
Levar nossas marcas para o exterior é outro objetivo alcançado nestas relações.
Não à toa, o número de empresas brasileiras com operações em outros países só aumentou nas últimas décadas.
As franquias no Brasil
Conhecendo o que é ABF, você se inteira também dos resultados da atuação desta entidade no nosso país.
Nestes mais de 30 anos muitos foram os benefícios agregados.
Nosso franchising encarou crescimento de 14% ao ano durante a crise econômica, superando a taxa de crescimento do PIB brasileiro.
A Associação Brasileira de Franchising certamente teve grande contribuição para o êxito do setor.
É por isso que atualmente o Brasil se encontra entre os países com maior número de redes de franquias segundo a WFC.
A tendência para este mercado é continuar crescendo nos anos vindouros.