Investir em franquias de negócios já consolidados, ou seja, com ampla aceitação da sociedade, tem sido uma boa alternativa para quem deseja entrar no mercado de vendas de produtos e serviços com o pé direito e aumentar a receita.
Afinal, entre começar um novo negócio e aproveitar o sucesso de uma marca já conhecida, com uma excelente credibilidade, história e reputação, a segunda opção se torna mais atrativa. Por diversos motivos, veja: não é necessário um duplo esforço para fazer a marca ser reconhecida; a franquia já possui clientes fidelizados; já tem seu modelo de negócio consolidado, fazendo com que você apenas desfrute do que ela conquistou até então.
É o caso, por exemplo, da franquia Habib’s. Que você já ouviu falar do Habib’s é certo, até porque é uma das empresas do segmento de alimentação mais conhecida em todo o mundo, mas você sabia que é possível se tornar parceiro, adquirindo uma franquia?
Se você ainda não sabia, acompanhe comigo e veja, a seguir, mais informações a respeito, mas antes que tal entender um pouco mais sobre o mercado de franquias no Brasil? Vamos lá?
Breve cenário do mercado de franquias no Brasil
Os produtos e serviços, de um modo geral, deixaram de ser os únicos tipos de mercadorias que podem ser comercializadas. Tal como eles, hoje as franquias — o que não deixa de ser, diga-se de passagem, um tipo de produto — são vistas como mercadorias à disposição de investidores, empreendedores e de quem quer tenha a intenção de se tornar parceiro de grandes companhias.
Para Rodrigues, pesquisador da Universidade Estadual de Roraima, hoje o que se tem no Brasil é um varejo de franquias. Só para você ter noção do que estamos afirmando, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o varejo de franquias é o quarto maior do mundo e já movimentou mais de 15 milhões de reais e empregou mais de um milhão de pessoas.
No Brasil, aponta a ABF, são, aproximadamente, duas mil e oitocentas redes de franquias espalhadas pelas 5 regiões que o forma. Isso faz com que o país seja considerado um dos maiores franqueadores do mundo, ficando, de acordo com Rodrigues, em quarto lugar, atrás apenas da Coreia do Norte, China e Estados Unidos.
Veja que me refiro às redes de franquias. Quando apontamos para o número de unidades de franquias existentes, ficamos ainda mais surpresos, porque isso sinaliza que o mercado brasileiro é bem receptivo a esse modelo de negócio.
Segundo um recente estudo, hoje, no Brasil, são mais de 115 mil unidades de redes franqueadas, sendo que a maioria se concentra em regiões como o sudeste: 58,7% do total. Na região sul são 14,5%, no nordeste, 14,5%, centro-oeste, 8% e, por fim, no norte, são 4,3%.
Ainda que esse percentual coloque o Brasil na lista de países com maior rede de franquias operando em seu território, o sistema de franquias está longe de atingir o seu grau mais elevado, isto é, o seu ápice, pelo menos foi o que apontou o estudo de Rodrigues.
De acordo com o pesquisador, o Brasil possui, em média, 400 unidades de franquias para 1 milhão de habitantes atualmente. Porém, quando comparado com países mais desenvolvidos, a exemplo da Espanha, vemos a lacuna ainda existente. Nesse país são 1500 unidades para 1 milhão de habitantes.
Já nos Estados Unidos, França e Austrália são, respectivamente, 1900, 2400 e 2600 unidades para a mesma quantidade de habitantes já relatada. Esses números revelam duas coisas: o Brasil se configura como um grande país para se investir em franquias, tendo em vista a “deficiência” que ainda há na equação número de franquias versus habitantes.
A segunda coisa é que o país demonstra ser bem receptivo ao novo, como comidas importadas de outros países, produtos, serviços, etc., o que o torna ideal para investimentos mais, digamos, arriscados. Talvez, essa seja uma das razões pelas quais o Brasil leve o nome de país multicultural, pela diversidade gastronômica que acolhe.
Entenda por comida importada, não aquela que faz parte da história da gastronomia do país, mas as que são produzidas por franquias como o Burger King, McDonald’s, Bobs, Habib’s, entre outras.
Vantagens de se tornar um franqueado
Na relação entre franqueador e franqueado, ambos contam com vantagens. O segundo, por exemplo, como destacamos no início deste artigo, começa o seu negócio um passo a frente daqueles que preferem, por contra própria, empreender, sem manter qualquer vínculo com os franqueadores.
Mas, para além disso, o franqueado começa o seu negócio contando, especificamente, com os seguintes benefícios:
● Possibilidade de vincular o negócio a uma marca já consolidada, o que aumenta as suas chances de sucesso com relação ao seu empreendimento;
● Estabilidade financeira, em razão do mercado que a marca já conquistou;
● Acesso à tecnologia fornecida pelos franqueador;
● Maior possibilidade de obter financiamentos para investir em marcas reconhecidas e com sólida experiência no mercado;
● Aquisição de produtos e serviços do franqueador a preços competitivos e abaixo dos valores praticados pelo mercado.
Todos esses benefícios tornam o sistema de franquia uma ótima opção para quem deseja começar o seu empreendimento independente um passo a frente dos concorrentes. Mas, veja que é preciso analisar bem o segmento que você deseja atuar, para que assim você consiga aproveitar as melhores oportunidades de negócio e, dessa maneira, alcançar o sucesso de forma mais rápida.
Já que estou falando de benefícios e vantagens, continue comigo e confira, a seguir, uma excelente oportunidade de investimento que pode fazer o seu negócio ser bem-sucedido.
Franquia Habib’s
Uma história com grandes desafios, mas no fim o sucesso foi certo
Se você gosta de ler histórias de sucesso e as têm como fontes de inspiração, motivação e estímulo, então você precisa conhecer a história do Habib’s. Veja que a história dessa marca já coloca o seu negócio dentro de uma narrativa de sucesso.
Então, tudo começou nos anos de 1980, especificamente em 1988, mas calma aí. Todo início, antes de virar início, pode ser marcado por momentos bons e ruins e foi mais ou menos isso que ocorreu na história do Habib’s.
A empresa, que hoje emprega mais de 20 mil colaboradores e tem mais de 400 unidades espalhadas em diversas regiões do Brasil, para conseguir esses números enfrentou grandes desafios. Mas foi o lema de vida de seu fundador que fez com que a marca atingisse o sucesso que, hoje, assistimos. O lema é: “Não desista, é preciso caminhar”.
Essa foi a frase que inspirou o então empresário Alberto Saraiva, que tinha o sonho de ser médico, mas que enfrentou diversas dificuldades até atingir o seu objetivo. Segundo Saraiva, toda vez que pensava em desistir, o seu pai, Antônio Saraiva, falava forte e firmemente em seu ouvido “Não desista, é preciso caminhar”.
E foi com a mesma vitalidade, sabedoria e firmeza de seu pai que, Alberto Saraiva, fundou, em 1988, o Habib’s, marca conhecida em todo o Brasil. Mas, calma aí, até chegar esse momento, muita coisa aconteceu.
Enquanto o jovem Alberto buscava persistentemente o seu objetivo de ser médico, o seu pai, que tinha vindo de Portugal, comprou, nas décadas entre 1970 e 1980, uma padaria na zona leste de São Paulo, objetivando garantir o sustento da família.
A padaria não era lá essas coisas todas, faltavam equipamentos e os que tinham eram velhos. Sem deixar de mencionar o fato que havia, na região, mais umas cinco padarias concorrentes.
Após alguns dias da compra da padaria, houve um assalto, evento que marcou fortemente a família de Alberto, pois no episódio, a vida de seu pai foi tirada. Por ser o filho mais velho e com maior responsabilidade para cuidar da família, decidiu trancar o curso de medicina e continuar os negócios do pai, certamente por homenagem a sua pessoa.
Em vez de vestir o jaleco, Alberto foi para trás do balcão e até mesmo chegou a colocar a mão na massa, produzindo pães e outros tipos de iguarias, mas foi somente ao conhecer um senhor com cerca de 70 anos que ele viu seu destino mudar rapidamente.
O senhor, que tinha por nome Paulo Abud e era cozinheiro aposentado, buscava uma oportunidade de trabalho, batendo assim na porta de Alberto Saraiva. Ele concordou em contratá-lo e perguntou-lhe o seguinte: o que o senhor sabe fazer? A resposta foi simples: “comida árabe”.
Apesar de simples, foi uma resposta que tornou o Habib’s o maior produtor de esfiha no Brasil, sendo esse o carro-chefe da marca, e o maior disseminador da cultura gastronômica árabe no país. Mas o que fez a empresa se tornar bem-sucedida foi, sem sombra de dúvidas, a oferta de produtos gostosos e de qualidade a preços baixos.
Essa foi a filosofia de atuação que a fez se tornar a maior fabricadora de esfiha. Segundo uma pesquisa realizada pela UOL, o Habib’s produz mais de 600 milhões de esfihas por ano. Já imaginou?
Com uma história dessas, marcada por grandes desafios, conquista, perseverança e capacidade de aproveitar as melhores oportunidades, certamente você deve estar se perguntando quanto custa uma franquia Habib’s e quais outros diferenciais que a marca possui. Afinal, quem não deseja fazer parte dessa história de sucesso e crescer junto com ela?
Outros diferenciais da marca Habib’s
Além da história da marca, que por si só já traz diversos elementos que a tornam uma excelente opção de investimento, veja, abaixo, outros diferenciais que a fazem ser bem-sucedida:
● A marca não é apenas uma empresa, virou uma tradição na cultura gastronômica do Brasil e um dos pratos prediletos do povo desse país;
● É uma das maiores redes de refeições do Brasil — com 430 unidades — e uma das que mais deixa os clientes satisfeitos, pelo fato de oferecer produtos de qualidade a um baixo custo;
● Além de oferecer produtos de qualidade e saborosos, é também a marca que mais fatura entre as que atuam no mesmo segmento;
● É uma das marcas mais conhecidas e consideradas quando o brasileiro deseja sair com os amigos e familiares para saborear alimentos;
● Oferece treinamento e suporte aos franqueados, desde a concepção da ideia do restaurante Habib’s até a sua materialização;
● Oferece suporte nos mais variados setores que compõem o seu negócio, como na área de comunicação e marketing, restaurante, atendimento ao cliente, etc., para que o seu empreendimento seja um verdadeiro sucesso.
Mas, afinal, quanto custa uma franquia Habib’s?
O custo de uma franquia Habib’s varia de acordo com os seus planos e suas ambições. Se você deseja montar um pequeno, médio ou grande negócio tendo a marca como parceira é possível. Abaixo, a gente te explica melhor, certo?
Confira também outro post do meu blog: https://www.franquiaz.com.br/blog/12-dicas-para-iniciantes-em-franquias/
Então, continuando, há três formas de investir em uma franquia Habib’s, cada qual se adequando aos planos que você deseja colocar em prática, veja:
1. Forma de investimento: unidade em praça de alimentação de shopping center
Esse tipo de investimento é para quem deseja atuar em uma praça de alimentação de um shopping center. Ele é recomendado para até 3 sócios e para quem deseja desenvolver as atividades do restaurante Habib’s em áreas a partir de 100 m².
Veja que ele não inclui assentos, tendo os clientes que se deslocarem até as cadeiras e mesas da praça de alimentação.
O investimento inicial é de 1,2 milhão por unidade. Outro aspecto a considerar é que o cardápio é reduzido.
2. Forma de investimento: restaurante em shopping center
Já essa forma de investimento é para quem deseja um restaurante Habib’s, com área a partir de 200 m² e com capacidade de suportar até 20 lugares, em shoppings centers. Além de incluir cadeiras e mesas, possibilita o serviço de delivery.
O investimento inicial é de 1,6 milhão por unidade. Assim como a opção anterior, ela é recomendada para até 3 sócios.
3. Forma de investimento: restaurante onde você desejar
Sendo a opção mais ambiciosa, ela é recomendada para quem quer um restaurante completo em qualquer que seja o lugar: em ruas, avenidas, rodovias, etc.
Alguns aspectos a considerar é que para aderir a esse investimento, é preciso que o lugar tenha no mínimo 300 m² e tenha capacidade de acolher, de forma confortável, no mínimo 100 pessoas ou lugares.
Ela é recomendada para até 4 sócios e seu valor inicial de investimento é de 2 milhões.
Modelo de Negócio resumido
● Investimento total:
Como vimos, o investimento pode variar, a depender de seus planos e objetivos. No entanto, podemos dizer que o valor total mínimo de investimento é de 1,2 milhão, pois esse é o tipo de adesão mais em conta. Isso não significa que você não possa investir mais aderindo ao mesmo tipo de plano, pois se trata de um valor mínimo.
● Taxa de franquia:
Para quem deseja investir em uma unidade Habib’s, precisa pagar uma taxa de franquia mínima de R$ 65 mil. Mínima porque pode variar a depender do plano de investimento que você aderir.
● Prazo de retorno:
O retorno do investimento pode variar, levando de 32 a 48 meses para você obter o valor do capital investido.
● Faturamento Médio:
Conforme um levantamento feito pela revista Exame, o faturamento médio é de 300 mil reais. Porém, veja que esse valor é médio e vai depender de vários elementos, como o ponto de comércio, a clientela da região e outros fatores.
● Lucratividade:
A lucratividade da marca pode variar a depender da unidade, mas, levando em consideração o todo, a taxa média de lucratividade gira em torno de 2 bilhões.
Dicas para você escolher o seu ponto comercial para abrir uma franquia do Habib’s
Agora que você conhece o essencial para abrir um restaurante Habib’s, que tal conferir, agora, dicas de pontos comerciais para você realizar o seu sonho e lucrar muito?
Afinal, eu entendo perfeitamente que de nada adianta fazer parceria com uma grande marca se o lugar escolhido não favorece tanto o seu empreendimento.
Pois bem, veja, logo adiante, alguns elementos que você precisa considerar quando estiver escolhendo o seu ponto comercial. Assim, você não corre o risco de escolher um ponto que coloque em risco o seu faturamento. Vamos lá?
● Estude o público-alvo
Ainda que você receba todo o suporte do Habib’s, estude o seu público-alvo e veja onde ele se encontra: é no sul, norte, leste ou oeste da cidade onde você deseja abrir a sua franquia? Após isso, considere escolher algum dos locais que podem favorecer o sucesso de seu negócio.
O bom é que os produtos do Habib’s são baratos e deliciosos, assim ele encontra preferência em qualquer que seja o lugar.
● Veja se o local oferece grande tráfego de pessoas
De nada adianta comprar uma franquia do Habib’s se você pretende montar o restaurante distante do tráfego de pessoas. É muito importante levar isso em consideração na hora de escolher o ponto comercial, pois quanto mais pessoas passarem no local, maior será a sua capacidade de venda e de aumento de receita.
O ideal é montar em shoppings centers, lugares por onde muitas pessoas passam diariamente. Mas se você quer montar um grande negócio, como restaurantes de ruas, escolha um bairro agitado, perto de grandes avenidas, praças e outros estabelecimentos que façam as pessoas se movimentarem.
● Veja se existem concorrentes nas proximidades
É importante que você verifique a existência de concorrência nas proximidades, como lanchonetes e quaisquer outros estabelecimentos que vendem lanches.
Caso o local esteja preenchido de concorrentes, o ideal é procurar outro lugar, mas se, mesmo assim, você deseja aquele ambiente, será necessário um pouco de esforço para conquistar a sua parcela de clientes na região.
Mas, quando a marca já é conhecida, a exemplo do Habib’s, o processo de conquista de clientes se torna ainda mais fácil.
● Veja a questão da acessibilidade
A acessibilidade é um dos temas mais discutidos pela sociedade nos dias atuais. Assim, para garantir acesso a todos, independentemente de suas condições físicas, verifique se o local oferece isso. Caso não, será necessário investir em formas de garantir — como, por exemplo, rampa, assento especial, barras de segurança, etc. — a todos acesso ao estabelecimento.
● Veja se o local oferece estacionamento
Trata-se de um elemento essencial, logo não deve ser desprezado na hora que você estiver escolhendo o seu ponto comercial.
Todo cliente quando sai de sua casa em direção a um ponto comercial para se alimentar, deseja garantir segurança aos seus bens, a exemplo de seu carro. Quando ele chega a um estabelecimento que não tem estacionamento, certamente ele pensa duas vezes antes de parar no local, pois sabe que se deixar o seu carro na rua pode vê-lo sendo furtado. Algo que é muito comum nos dias de hoje, não é mesmo?
Para garantir uma experiência não só saborosa, mas também segura aos seus clientes prefira optar por locais que oferecem estacionamento. Assim, você permite que eles fiquem mais tempo em seu estabelecimento, consumindo os seus produtos, sem preocupação alguma. E essa é a intenção, não é?
Quer saber os cuidados que você precisa ter ao assinar o contrato de franquia? Confira no link: https://www.franquiaz.com.br/blog/10-cuidados-que-voce-precisa-ter-ao-assinar-o-contrato-de-franquia/
Perfil do franqueado de uma franquia Habib’s
Depois de uma boa dose de informação a respeito da franquia Habib’s, o que você está esperando para abrir a sua agora mesmo?
Se você não tem medo de investir, é ousado, gosta de aproveitar as melhores oportunidades e tem visão para negócios, a franquia Habib’s é ideal para você.
Tome, como exemplo, o seu fundador, que, mesmo diante de várias dificuldades, não desistiu e tomou o lema de seu pai como princípio a seguir. Lema que fez dele, hoje, um dos empresários mais respeitados do Brasil.
Assim como ele abriu as portas para as oportunidades, aceitando os serviços de Paulo Abud, faça isso também e aproveite as oportunidades que aparecem diante de você.
Hoje, o Habib’s é referência no mercado de alimentação e já conquistou diversos prêmios, sendo uma marca que se tornou símbolo de sucesso no país, graças a todo um conjunto de esforços que envolve muita luta, dedicação e força de vontade para fazer o melhor.
Faça parte da história de sucesso do Habib’s e dê o primeiro passo que o resto a gente desenvolve juntos, como uma grande família!