*Leia também o artigo: Franquia Mundo Verde
—–
Apostar no segmento saudável com a franquia Mundo Verde é uma das opções mais alinhadas com as tendências de mercado.
Não é mistério que observar o comportamento dos consumidores, a predisposição do mercado e o estado da economia são pontos chaves na decisão da marca para franquear.
Correspondendo bem a esses critérios e apostando numa alteração de estilos de vida, o setor de alimentos naturais é um dos que mais cresce no Brasil.
Os brasileiros hoje em dia estão mais conscientes em relação a sua alimentação, e buscam alternativas mais saudáveis, orgânicas, e de qualidade na hora de fazer as compras.
Essa mudança de hábitos alimentares, como consequência, ajuda a alavancar os negócios dessa área. Até porque é um comportamento não é uma ocasião única, mas sim um investimento de longo prazo dessas pessoas.
E também, como parte de um setor de alimentação, é um consumo indispensável, então continua vendendo, relativamente estável, mesmo nos momentos de baixa da economia.
Sobre as franquias do Mundo Verde
O Mundo Verde é uma loja que foi inaugurada em 1987, em Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro.
Eles começaram a usar o sistema de franquias em 1993 quando abriram a segunda unidade em Nova Friburgo, também na região serrana.
De lá para cá o negócio só expandiu, chegando a primeira centena de franquias aos 20 anos da rede. Hoje, com 30 anos, já passam de 400 lojas, distribuídas em 25 estados, sendo a líder nesse segmento.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o Mundo Verde é a maior franquia do setor saudável de toda a América Latina. E já receberam ainda o Selo de Excelência em Franchising da ABF sete vezes.
Claro que não posso garantir que abrir uma franquia do Mundo Verde é sucesso na certa. Mas é certamente uma boa opção para se investir se for apostar nas franquias. Continue lendo e descubra quanto custa para se tornar um franqueado da rede.
Valor do investimento das franquias
Existem dois formatos de franquia que o Mundo Verde trabalha: loja (a partir de 45 m²) ou quiosque (com 6 ou 9 m² pelo menos).
O auxílio dado e os tipos de taxas pagas são os mesmos, a diferença está no valor, já que corresponde ao tamanho e capacidade do estabelecimento.
A taxa de franquia pela concessão do direito da marca custa 65 mil reais no formato de loja. Já para os quiosques o pedido é a metade, 32,5 mil reais.
O custo para padronização e montagem de estoque das lojas é de 180 mil reais. Nos quiosques essa despesa é bem mais baixa, de 63,5 mil reais.
O capital de giro mínimo de um franqueado da loja é de 30% do investimento total, enquanto para os quiosques o mínimo é de 20%.
É também altamente recomendado que o empreendedor tenha uma reserva financeira para lidar com despesas extras dos primeiros meses, já que isso varia dependendo do local e da demanda.
As outras taxas, mensais, são iguais independentemente do formato. São 5% do faturamento bruto para a taxa de royalties da companhia, e outros 1,5% para o fundo de marketing (fundo cooperativo, para investimento na divulgação geral da marca).
Assim, o valor gasto inicialmente em uma franquia vai desde cerca de 120 mil reais, para os quiosques, até mais de 250 mil reais, para as lojas.
O tempo estimado para conseguir retorno do investimento é em média de 2 a 3 anos, com uma expectativa de lucro entre 8% e 12%, dependendo do tamanho da loja e do desempenho da unidade.
Benefícios incluídos na franquia
Além do direito de usar a marca, o Mundo Verde oferece um suporte elevado durante o estabelecimento da franquia.
Eles colaboram na escolha do ponto e na elaboração de projeto e cronograma de construção e montagem da loja.
Em termos de gestão, eles ainda possuem uma equipe de supervisão e gestão para observar e auxiliar conforme necessário. O franqueado terá também um software de gestão e uma intranet que integram a rede.
O Mundo Verde se importa com a opinião e a conexão entre as unidades, por isso possui convenção própria de franqueados de tempos em tempos e ainda um conselho de franqueados que colabora na gestão da marca.
O funcionamento do marketing e da assessoria de imprensa também recebe contribuição da empresa, ajudando a expandir a marca e garantindo uma linearidade das informações e campanhas.
Por ser uma marca reconhecida igualmente pela qualidade de atendimento e conhecimento dos funcionários, eles promovem dois tipos de treinamento, a Universidade Mundo Verde e a Alô Nutricionista.
Uma equipe de nutrição também coopera na questão mais específica dos produtos.
Até porque, com mais de mil fornecedores – organizados em um centro de distribuição – e atendendo a várias necessidades desse setor, o acervo de produtos é extenso e variado.