Você sabia que já em 2014 o Brasil já era o quarto maior mercado da franquia Subway no mundo?
Desde então a expansão da rede não parou.
Fato que tornou a franquia da empresa uma das mais procuradas no país.
Mas o que explica o rápido sucesso da marca no Brasil?
Quais fatores tornam a Subway um investimento viável?
Muito provavelmente um dos fatores que impulsionou a marca Subway no Brasil foi o crescimento do mercado de produtos naturais.
O mercado de franquias de produtos naturais
A alimentação saudável está em voga atualmente, pois os consumidores preocupam-se cada vez mais com a sua saúde.
E essa, evidentemente perpassa pela qualidade dos produtos que serão ingeridos.
Com isso cresce o apelo das franquias de produtos naturais.
Agências de pesquisas, como a Euromonitor International, já apontam o Brasil como o quinto maior consumidor de produtos alimentícios saudáveis.
Segundo essa mesma pesquisa, desde 2001 o mercado de produtos naturais encarou um crescimento de 83%.
Marcas como a franquia Mundo Verde, por exemplo, estão espalhadas por todo o Brasil.
Mas afinal, o que tudo isso tem a ver com a franquia Subway?
Não se preocupe, que já contextualizo essa questão.
Fast-food pode ser saudável
O que acontece, é que a busca por alimentos mais saudáveis vai chegar também às redes de fast-food.
As pessoas querem ter a certeza de que fazer um simples lanchinho não prejudicará a sua saúde ou dieta.
E isso vai nos levar novamente à franquia Subway, que traz muitas características que se encaixam nas novas exigências dos consumidores.
Vale lembrar que em 2015 a Subway eliminou corantes, sabores e conservantes de origem artificial nos seus produtos.
Esse é um dos fatores determinantes para que a marca se tornasse líder em fast-food saudável.
Mas isso não é tudo.
O fato de trazer sanduíches que podem ser preparados na hora, na frente do cliente, gera confiança nos consumidores.
Poder montar o seu pedido de forma personalizada e com pães recém-saídos do forno é outro grande diferencial da rede.
Não surpreende com isso, que a marca seja conhecida por possuir um alto grau de fidelização.
Mas como fica o franqueado nessa história?
A franquia Subway traz na sua rede de apoio treinamento, publicidade, diretrizes de projeto de loja, apoio de campo, dentre outros.
Quer saber mais detalhes sobre essa franquia?
Então continue acompanhando este texto que eu conto tudo o que você precisa saber.
Sobre a franquia Subway
Em 2017, a Associação Brasileira de Franchising, a ABF, divulgou uma lista com as 50 maiores franquias em operação no Brasil por número de unidades.
A Subway ficou em segundo lugar, à frente de marcas consagradas como a gigante McDonald’s.
A rede de sanduíches tipo “submarino” ultrapassou o fast-food do palhaço Ronald por 237 unidades.
Os números totais atingidos por cada uma foram os seguintes: as empresas mantêm 2.153 e 1.916 unidades respectivamente.
Vale lembrar que no ranking geral com as 5 maiores franquias, o Mcdonald’s sequer entra na lista.
Os maiores números ficaram com Boticário, Subway, Cacau Show, Am Pm Mini Market e Colchões Ortobom.
Se levarmos em conta apenas franquias alimentícias, a empresa americana de fast-food ocupa apenas o terceiro lugar da lista.
Mas e quanto à campeã em número de franquias?
Qual é a história da Subway e o motivo para o sucesso dessa marca?
Essa também é uma empresa de origem norte-americana.
Sua primeira loja foi aberta há 53 anos, em 1965.
Fred DeLuca foi o homem por trás desse negócio.
Sua iniciativa começou aos 17 anos, como forma de pagar a universidade.
Com a ajuda de um amigo de família, o doutor Peter Buck, a primeira loja foi aberta em Bridgeport, Connecticut.
O investimento na época foi de apenas mil dólares.
No ano de 1974, já com o sucesso estabelecido, iniciaram-se as franquias.
Hoje a marca Subway já está presente em mais de 110 países.
No total, ultrapassaram a marca dos 40 mil estabelecimentos.
Dê uma olhada na linha do tempo com o histórico da companhia e entenda melhor essa história de sucesso.
Histórico da Subway
• 1975 – Apenas um ano após o início do sistema de franquias a marca lançou o já tradicional sanduíche BMT.
A sigla era uma homenagem ao sistema de transporte da cidade de Nova York e significava Brooklyn-Manhattan Transit.
Por ser uma das opções de cardápio com maior número de ingredientes, com o tempo, a sigla mudou seu significado para “Biggest, Meatiest, Tastiest”.
O que em tradução livre significa “Maior, Com Mais Carne, Com mais Sabor”. Esse é o campeão mundial de vendas.
• 1976 – É introduzida uma das primeiras novidades, um sanduíche feito com caranguejos do Alaska, o ALASKAN KING CRAB SUB.
Nesse ano ocorreu também o momento de inauguração do centro de treinamento de funcionários.
• 1977 – Entra pela primeira vez no cardápio o “Snak Sandwich”, que ficou conhecido com o tempo como “6-inch sandwich”.
Trata-se do característico sanduíche de 15 centímetros que hoje associamos instantaneamente à marca.
• 1980 – As saladas são introduzidas entre as opções de cardápio.
• 1983 – Passa-se a utilizar apenas pães frescos nas unidades da rede.
• 1984 – Outro clássico da marca é lançado: o Subway Club.
É aberta a primeira loja fora de solo americano.
A ilha de Bahrain, no Golfo Pérsico, foi o local escolhido.
• 1985 – Steaks de carne, queijos e pães de trigo finalmente entram no cardápio.
• 1986 – A Subway inaugura um cardápio para café da manhã.
• 1991 – A marca investe em um kit infantil. O KIDS PAK trazia um sanduíche, mais refrigerante, sobremesa e brinquedo de brinde.
• 1995 – Outra opção característica da marca entra no cardápio: os cookies de chocolate com nozes.
• 1998 – O cardápio ganha os wraps, que adaptam os famosos burritos mexicanos.
• 2000 – Chegam os pães e molhos especiais que conhecemos hoje.
• 2003 – O KIDS PAK passa por uma reformulação. Para tornar-se mais saudável, o refrigerante é substituído por um suco.
Já na sobremesa, para reforçar esse propósito, entram frutas ricas em vitamina C.
• 2006 – O mercado norte-americano passa a incluir pizzas individuais no cardápio. Essas são montadas como os sanduíches, de acordo com o cliente.
• 2007 – Entra em cena um cardápio com baixo índice de gordura saturada. O SUBWAY FRESH FIT também é livre de colesterol e gorduras trans.
É também nesse ano que começa a promoção em que qualquer sanduíche de 30 cm pode ter o preço de US$ 5.
• 2011 – A marca investe em produtos sem glúten. A ação começa restrita a algumas cidades do estado do Texas.
Além disso, a concentração de sódio nos produtos utilizados foi diminuída em pelo menos 15%.
É uma história e tanto não é mesmo?
Vamos agora focar especificamente nas franquias da marca, nosso assunto principal.
Como ser um franqueado Subway?
Se você decidiu investir em uma franquia dessa marca, saiba que em primeiro lugar precisará visitar o site da empresa.
A partir daí você deverá preencher o formulado disponível na sessão “seja um franqueado”.
Aproveite para confirmar informações sobre a companhia.
Se a sua proposta for aprovada a rede entrará em contato fornecendo maiores informações sobre o seu modelo de negócio.
Nessa etapa você será pré-avaliado para o procedimento seguinte, pois esse é o momento em que você será indicado para uma entrevista.
É apenas ao ser aprovado nessa etapa, que o processo de documentação irá se iniciar.
Você terá um prazo de abertura da loja.
São dois anos.
O que não é um problema, já que o tempo médio para que a franquia seja instalada é de três meses.
Incluem-se aí os aspectos de reforma, treinamento, dentre outros preparativos para o funcionamento da loja.
Quanto custa uma franquia Subway?
Para investir nessa franquia você deverá desembolsar algo entre R$ 300 mil a R$ 500 mil.
O que surpreendentemente não é um valor alto.
O preço está muito abaixo de outras franquias populares do mercado.
Confira quanto custa para ser franqueado da Subway:
- Investimento inicial: R$ 357 a 500 mil – esses valores são para casos nos quais não há ponto comercial.
- Taxa de franquia: entre R$ 12,5 mil e R$ 25 mil.
- Estoque inicial: R$ 23 mil.
- Equipamentos e mobília: 140 mil
- Reforma: Entre R$ 80 e R$ 110 MIL
- Taxa de royalties: 8% do faturamento líquido
- Taxa de publicidade: 4,5% do faturamento líquido
- Capital de giro: R$ 24 mil
- Faturamento médio mensal: por volta de R$ 80 mil.
- Margem de lucro sugerida: aproximadamente 15% do faturamento médio
- Número de funcionários: entre 8 e 12 pessoas.
- Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
- Área de loja: de 50 metros quadrados a 150 metros quadrados.
Uma das vantagens da marca que costuma ser apontada é que a loja pode ser instalada em locais diversos.
Pois o seu perfil não é tradicional, trazendo a possibilidade de restaurantes de pequeno ou médio porte.
E esse fator vai nos levar ao próximo tópico.
Diferenciais da marca Subway
É evidente que essa empresa não se expandiu de forma tão intensa sem apresentar bons diferenciais competitivos.
Vou mencionar as principais características que levam essa franquia a ser uma campeã de mercado.
Fique atento a estes princípios!
1. Produto único
Como se diferenciar de outras redes de restaurantes de serviço rápido?
A resposta da Subway foi apresentar alimentos livres de fritura, e agora, sem aditivos artificiais.
Tudo isso com a possibilidade de personalização do sanduíche por parte dos clientes.
São fatores que formam a unicidade da marca.
2. Bom uso das mídias digitais
Não dá para pensar em gestão de marca hoje em dia e negligenciar as redes sociais.
Você mesmo já deve ter tratado de assuntos de negócios em alguma dessas páginas, que se tornaram ambientes de trabalho.
Afinal, a gestão de marcas hoje acontece em grande medida com engajamento através da internet.
E a Subway soube usar essa ferramenta a seu favor.
São mais de 7 milhões de fãs apenas na página brasileira do Facebook.
A marca não só dialoga com seus consumidores, mas também oferece promoções para aumentar o engajamento.
O segredo?
Interação.
3. Atenção às peculiaridades de cada região
Cada local tem sua característica própria, não é verdade?
Percebendo esse fator a Subway investe em ações de nível nacional, regional e local.
Quer saber como exatamente isso acontece?
Como exemplo, há o patrocínio de campeonatos de futebol.
Ou em nível mais regional, de corridas de rua.
Cuiabá foi um local que recebeu esae último tipo de ação.
É um gênero de estratégia certeira para gerar relevância.
4. Presença em diversos canais
Já comentei mais acima como os meios digitais são importantes.
Mas não são os únicos.
Para chegar aos clientes é importante investir em diferentes canais.
Das redes sociais, à TV, outdoor, rádio, PDV, revistas, etc.
Além disso, não se pode esquecer a importância de uma comunicação consistente.
E a Subway sabe muito bem fazer isso.
5. Atenção ao cliente
As redes sociais se tornaram o principal canal para os clientes extravasarem suas frustrações.
Muitas marcas terminam com a reputação prejudicada por negligenciarem a insatisfação desses consumidores.
Aqui a Subway investe em respostas rápidas para os seus clientes.
E com conteúdo relevante e não apenas respostas vazias.
6. Novidades sempre
Ações diferenciadas podem captar novos clientes e até aumentar o engajamento daqueles que já são fiéis.
Entendendo essa realidade a Subway traz com frequência sanduíches e sobremesas novas.
Mas essa atividade não se resume ao cardápio.
Durante a Copa do Mundo, por exemplo, o uso do garoto-propaganda da marca, Pelé, fez bastante sucesso.
Outra novidade recente foi o investimento em aplicativos de pedidos para agilizar o atendimento.
Um uso muito perspicaz da tecnologia.
Afinal, quem não fica satisfeito em montar um pedido e encontrar tudo pronto quando chega à unidade de escolha?
As novidades mantêm o frescor da marca e podem constituir novos motivos para o cliente visitar a loja.
7. A comunicação emocional
Você sabia que esse é um dos elementos mais relevantes da gestão de marcas modernas?
Hoje, a relação entre as empresas e seus clientes não pode ser balizada pelo bolso.
As trocas econômicas são detalhes.
Importantes, sim, é verdade.
Mas não são suficientes para engajar o consumidor moderno.
Para tanto se deve criar uma relação afetiva com o cliente.
Mas se esses são pontos que tornam a Subway uma marca diferenciada, a questão que fica é: e os franqueados?
Quais são os diferenciais oferecidos para quem deseja entrar na rede e encabeçar uma unidade da empresa?
Vamos à resposta.
Qual o suporte oferecido pela Subway para fraqueados?
Uma das grandes chaves para o sucesso dessa marca está no apoio oferecido aos fraqueados, o qual é muito sólido.
De treinamentos à consultoria e investimento em marketing, o franqueado não ficará desamparado.
O apoio começa no treinamento inicial.
A marca oferece toda informação e capacitação necessária para que a unidade possa atingir os padrões internacionais da marca.
Veja abaixo todo o suporte oferecido pela Subway para quem abre uma unidade desse restaurante de serviço rápido.
- A marca te ajuda na escolha do ponto comercial, oferecendo uma assessoria inteiramente dedicada a esse processo.
- São oferecidos também o suporte e consultoria de campo.
- Fundo destinado à propaganda.
- Fundo de marketing
- Transmissão do conhecimento necessário para operar a unidade.
- Uso de manuais de operação e padronização para ajudar o franqueado a seguir os parâmetros de qualidade da marca.
- Orientação para o processo de recrutamento e seleção para o quadro de funcionários.
- Projeto arquitetônico de acordo com o padrão e identidade visual da marca.
- Treinamento inicial e capacitação de funcionários para operacionalização.
Outras vantagens da franquia
Se há um setor sólido em termos de franquias no nosso país, é o da alimentação.
Não é à toa que por anos seguidos a ABF aponta crescimento no número de unidades abertas no Brasil.
Com uma marca como a Subway, já consolidada e bem conhecida, o alcance e a segurança da franquia estão garantidos.
Ainda mais com o suporte acima mencionado, que dentre outras coisas, provam como essa marca é bem estruturada nos negócios.
E o know-how não virá apenas da franqueadora, mas também de outros franqueados.
É simples a razão para isso.
Afinal, o grande número de unidades aumenta a possibilidade de troca de experiências.
São informações valiosas que cada loja vai possuir individualmente.
O contato entre casos de sucesso só tem valor para agregar à força da marca como um todo.
Ponto comercial para abrir uma franquia Subway
Em resumo sabemos que a Subway tem como proposta lanches rápidos que sejam também saudáveis e personalizáveis.
O licenciamento da marca para operacionalização oferece segurança e conforto.
Mas é importante anotar alguns detalhes, antes de qualquer coisa.
O ideal é que você já possua um ponto comercial.
A área necessária ficará entre 40 e 150 metros quadrados.
Você pode abrir uma loja de rua, ou estar presente em uma praça de alimentação em um Shopping Center.
Mas essas não são as únicas possibilidades.
Hipermercados, postos de gasolina e centros comerciais, de forma geral, serão igualmente viáveis.
Os modelos a serem implantados possuem flexibilidade e vão se adequar à sua necessidade.
A própria marca irá cuidar do layout da loja.
Como funciona na prática?
A característica mais marcante de uma lanchonete da Subway está na possibilidade de se escolher os ingredientes do próprio sanduíche.
É o que é conhecido em inglês como “Have it Your Way” ou “faça do seu jeito” em tradução livre.
Poder montar esses lanches na hora e na frente do cliente é outra característica diferenciadora.
Os pontos fortes não param por aí.
O cardápio principal das unidades será o mesmo, com pequenas diferenças, em todos os lugares do mundo.
Esse processo vai criar uma familiaridade e padronização que permite ao cliente montar o seu sanduíche preferido em qualquer loja.
A essa altura você já sabe também que os produtos oferecidos são leves e sem fritura.
E quanto à operação da franquia?
Primeiro, é preciso garantir que os ingredientes utilizados estejam sempre disponíveis e frescos.
Essa tarefa deverá ser cotidiana.
Os funcionários por sua vez deverão ser gerenciados no sentido de fazer um atendimento e montagem de sanduíches rapidamente.
Perfil do franqueado Subway
Agora você deve estar se perguntando se tem o perfil para ser um fraqueado da Subway, não é mesmo?
Segundo a própria página da marca, a principal exigência é espírito empreendedor.
Além é claro, de identificação com a empresa.
Mas para a aprovação de um candidato a franqueado, a Subway dá preferência para quem não exerce outra atividade profissional.
Isso acontece, porque é necessária dedicação total ao negócio.
De outra forma, os padrões que definiram a marca não serão atingidos.
Algumas características básicas de liderança também serão exigidas.
Como capacidade de gerenciar conflitos e poder de negociação, por exemplo.
Conclusão
Como você pode ver nesse verdadeiro dossiê que preparei sobre a Subway, essa é definitivamente uma marca de sucesso.
E o segredo está no enorme apoio que oferecem, para os seus franqueados poderem operar com segurança e tranquilidade.
Não é por acaso que a Subway já é a maior cadeia do seu gênero em todo o mundo.
Além de tudo, é uma empresa com custo inicial considerado relativamente baixo.
Mas lembre-se de estar preparado antes de investir.
Pois o sucesso da sua unidade também depende, em grande medida, de você.
Use as informações deste artigo como guia
Quem sabe você pode até se tornar o próximo caso de sucesso da marca.
Afinal, até mesmo os franqueados tornam-se fidelizados.
Um dado curioso é que 70% dessas pessoas investem em mais de uma franquia Subway.
Quer maior prova de sucesso?
É também relevante lembrar, que o segmento de franquias como um todo cresceu em 2017, segundo a ABF.
Só o setor de alimentação sozinho conquistou um aumento de 6% no seu faturamento dentro do ano mencionado.
Para investidores no Brasil esse é definitivamente um bom momento para entrar de cabeça no setor.
Se você possui o perfil desejado pela marca, capital para investimento e considerou todas as informações acima, analise para tornar-se franqueado.
Até mesmo porque a franquia Subway é conhecida pelo curto tempo de retorno do investimento inicial.
Esse pode ser um diferencial.
Sobretudo para a sua tomada de decisão.
Lembre-se também de que passado esse prazo, você poderá usufruir dos lucros.
Vai começar a empreender ou já investe em franquias?
Considere essa marca líder de mercado.
As perspectivas de retorno são promissoras.