Se você pretende investir em um negócio voltados para chocolates e cafés, você já deve ter considerado algumas das principais franquias do Brasil.
Uma delas é a franquia Brasil Cacau, uma chocolateria e cafeteria fundada em 2009.
Neste artigo, você vai saber todas as informações que precisa para conhecer a franquia.
Se você está pensando em se tornar em franqueado, continue a leitura e saiba como investir em uma franquia da Brasil Cacau.
O mercado de franquias de café
Conhecida como uma das bebidas preferidas dos brasileiros, o café pode se tornar um bom negócio para quem deseja trabalhar com cafeterias.
A combinação da bebida com o chocolate, por exemplo, costuma fazer muito sucesso nas principais franquias.
Nos últimos anos, as franquias têm investido em um cardápio variado de opções da bebida, com o objetivo de atrair cada vez mais os seus clientes.
Isso é algo a se considerar para você que está pensando em se tornar um franqueado de uma cafeteria.
Como surgem novas tendências, é preciso analisar claramente se o negócio acompanha o crescimento e a variedade do mercado.
Afinal, não adianta investir em uma franquia que ofereça apenas o cafezinho básico, quando existem muitas outras com combinações interessantes, que atraem muito mais clientes.
Por isso, antes de fechar o negócio, considere tudo o que a franquia pode oferecer e como pode ser aplicada à sua realidade.
Aspectos como a região onde será instalado o ponto comercial, o público consumidor e os investimentos necessários são muito importantes nesta etapa.
O perfil do franqueado
Para este tipo de negócio, a característica empreendedora é essencial.
A dedicação ao negócio precisa ser constante, principalmente no começo, onde existem tantos detalhes para serem acertados.
Caso já tenha experiência com o mercado de cafeteria, isso se tornará uma grande vantagem para o seu negócio.
O conhecimento nas áreas de Administração e Gestão de Negócios também são válidos.
Mas se nunca teve uma experiência com o ramo, não se preocupe, você ainda pode investir no negócio.
Uma identificação com a franquia, somadas a dedicações e espírito empreendedor, podem contribuir muito para o negócio.
Outro ponto importante é ter a facilidade do trabalho em equipe.
Afinal, uma franquia terá a necessidade da contratação de funcionários.
Neste caso, o espírito de liderança é válido para tornar o ambiente de trabalho saudável e produtivo.
A escolha do ponto comercial
Nesta parte do negócio, a pesquisa torna-se ainda mais importante.
O fraqueado deve participar de toda a parte do processo, desde a escolha do espaço até a sua adaptação final.
Quanto à franquia, esta geralmente oferece todas as características para a construção de uma unidade.
No caso da franquia Brasil Cacau, os requisitos básicos propõem um espaço com visibilidade ao público consumidor.
Quando o franqueado opta por uma loja, o espaço deve oferecer adaptações para vitrines e fechadas.
Estas características tornam o ponto comercial mais atrativo para o público, e que possa ser identificado pelas logo e cores da Brasil Cacau.
Para a franquia Brasil Cacau, a área exigida para o ponto comercial deve ter entre 30 a 50 metros quadrados, com largura de, no mínimo, 4m para a fachada.
Além da loja como ponto comercial, a marca também oferece quiosques, localizados em áreas estratégicas de shoppings, com grande fluxo de passagem dos consumidores.
A franquia Brasil Cacau é um jovem empreendimento no ramo das cafeterias.
A partir de agora, você vai conhecer um pouco mais sobre a marca e com informações importantes para quem deseja se tornar um franqueado.
A Brasil Cacau
Com mais de 500 lojas em todo o Brasil, a rede Chocolates Brasil Cacau pertence ao grupo CRM, responsável por outra reconhecida marca de produtos à base de chocolate, Kopenhagen.
Há nove anos no mercado, a Brasil Cacau se consolida no mercado pela sua “comunicação vibrante”, com cores chamativas e preços que também chamam a atenção pela acessibilidade.
Em 2015, a marca registrou a marca de 6 mil toneladas/ano de chocolates produzidos.
A franquia oferece uma grande variedade de trufas, nos seus mais diversos sabores.
Além disso, a Brasil Cacau também oferece tabletes, produtos diet, presentes e cafés.
A marca também aproveita as datas comemorativas para oferecer conteúdos personalizados para os seus clientes.
Seus sabores de trufa seguem a característica brasileira da marca, contendo sabores tipicamente brasileiros, como as trufas de banana, amendoim e maracujá.
Para o público infantil, a marca também traz parcerias com animações adoradas pela garotada, como os desenhos “As Meninas Superpoderosas” e “Hora da Aventura”.
Outra linha de destaque da Brasil Cacau são as “Dindas”, feitas de wafer com marshmallow e cobertura de chocolate ao leite.
Nas lojas, as Dindas são vendidas nos sabores Tradicional, Chocolate, Coco e Maracujá.
Para o setor de cafés, a franquia oferece opções para todos os gostos
Para aqueles que preferem a tradicional bebida quente, a Brasil Cacau tem opções de cappuccino, expresso e chocolate quente.
Mas, se você prefere algo mais grandioso e elaborado, a franquia também oferece Frappuccinos e Milkshakes.
Todo o setor da cafeteria é elaborado com a mistura de café com os chocolates da casa.
Além das bebidas, a cafeteria da Chocolates Brasil Cacau também oferece fondue de chocolate com frutas frescas.
Ou seja, todo o cardápio elaborado com o melhor do chocolate!
Todo esse negócio “colorido” e adocicado rendeu à franquia um reconhecimento no mercado.
Atualmente, a franquia Chocolates Brasil Cacau é a segunda maior rede de chocolataria no país e recebeu, na categoria “Empreendedorismo e Inovação”, o prêmio Empreendedor Brasil, pelo setor de comunicação e inovação.
A visibilidade da marca também é algo de destaque na franquia
A Chocolates Brasil Cacau tem um contrato com a Rede Globo, onde ganha espaço na grade de comerciais da emissora, além de patrocinar programas, como o reality show Big Brother Brasil.
Segundo a revista Veja, a marca destina cerca de R$ 35 milhões para as suas ações de marketing, o que garante uma visibilidade e presença no público consumidor.
Em 2013, durante a estratégia de marketing no BBB, a Chocolates Brasil Cacau fez com que as vendas aumentassem em 6x na rede.
Com o slogan “Big qualidade, preço brother”, combinado com o valor promocional de trufas por R$ 0,99, a marca comercializou mais de 20 milhões de unidades.
No mercado de chocolates e cafeterias, a principal concorrente da marca é a Cacau Show, que também oferece preços acessíveis e uma diversidade de produtos.
Diferenciais da marca
A qualidade dos produtos é um ponto positivo que o grupo CRM apresenta.
Sua outra franquia, Kopenhagen, é reconhecida pela qualidade do chocolate que produz, e a Brasil Cacau também não fica para traz.
A franquia brasileira também se destaca pelo catálogo de preços, que são acessíveis ao consumidor de classe C.
Como dito acima, o trabalho de marketing da franquia é eficaz e reconhecido.
Sua combinação de cores e produtos tipicamente brasileiros chamam a atenção do consumidor.
Diferente dos produtos da Kopenhagen, que possuem uma característica mais artesanal, boa parte dos chocolates da Brasil Cacau são produzidos por maquinas, o que garante uma rapidez e agilidade na hora de repor o estoque.
O Valor de uma franquia Brasil Cacau
Depois de ler todas essas informações, provavelmente você deve estar pensando de que forma é possível como ser um negócio com a Brasil Cacau.
Pois bem, vamos por partes.
A franquia pede um investimento para cada ponto comercial, diferenciando os valores.
Para as lojas, a marca pede um investimento de 180 mil reais, contando com 60 mil para o capital de giro.
Enquanto para os quiosques, o valor de investimento fica no total de 40 mil reais, tendo o capital de giro o mesmo valor direcionado para as lojas.
A ABF também revela que o faturamento da franquia, revertido em meses, pode chegar a R$ 50 mil.
Este dado não é confirmado pela franqueadora, mas foi retirado a partir de uma pesquisa entre os pontos comerciais da Brasil Cacau.
A diferença entre loja e quiosque Brasil Cacau
Ao optar por uma loja, o franqueado irá receber todo o layout exclusivo para o ponto comercial, com toda a estrutura necessária para a organização da loja.
No espaço, o franqueado também pode receber a fonte de chocolate, característica do fondue oferecido pela franquia e a estrutura exigida para o funcionamento da cafeteria.
Mas se você optar pelo quiosque, a estrutura será mais simples e os produtos serão organizados de forma que chamem a atenção.
O quiosque também deve obedecer a estratégia de colocar funcionários para atrair os clientes, convidando-os para degustar os produtos.
Lucratividade
A marca confirma que o lucro de uma franquia pode chegar em 10% do faturamento.
Tal estimativa vale para o comercio normal.
Em datas comemorativas, como a Páscoa, Dia dos Namorados e Natal, o faturamento da franquia pode aumentar consideravelmente, devido a demanda nestas épocas do ano.
A relação com a concorrência
Na grande São Paulo, a disputa entre as chocolaterias é evidente nas ruas e shoppings.
Devido a semelhança de produtos disponíveis, a Cacau Show sempre está nas proximidades de um ponto de comércio da Brasil Cacau.
No início, a concorrência se preocupou e perseguir a marca mais artesanal do grupo, a Kopenhagen.
Como esta franquia é voltada para um público diferente, devido ao preço alto dos produtos, a Cacau Show acabou se tornando outra opção para bairros mais nobres de São Paulo, como o Ibirapuera e Higienópolis.
Enquanto a Chocolates Brasil Cacau investiu em outro segmento de público, oferecendo produtos da mesma qualidade que a concorrência, porém com um preço mais acessível.
Na capital paulista, as franquias da Brasil Cacau estão instaladas, além dos shoppings, nas ruas de bairros mais populares e movimentados, como a famosa Avenida Paulista e o bairro de Pinheiros, na rua Teodoro Sampaio.
Como atuam no mesmo mercado, a Brasil Cacau e Cacau Show tende a investir pesado em marketing para estabelecer a popularidade da marca.
A diferença em números
Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os valores de cada franquia diferem na forma como são indicados.
A diferença entre a franquia Cacau Show e a franquia Chocolates Brasil Cacau estão no tipo de ponto comercial, onde a concorrência não oferece a opção quiosque, apenas loja.
Enquanto os royalties também são aplicados de forma diferente.
Os valores se resumem da seguinte forma:
Franquia Chocolates Brasil Cacau
- Investimento: R$ 180 mil para lojas e R$ 40 mil para os quiosques
- Taxa cobrada pela franquia: R$ 20 mil
- Royalties: caracterizados pelos preços dos produtos.
- Faturamento anual: R$ 600 mil
- Prazo de retorno: entre 25 a 36 meses.
Franquia Cacau Show
- Investimento: cerca de R$ 160 mil
- Taxa cobrada pela franquia: R$ 40 mil
- Royalties: 50% no valor de compra.
- Faturamento mensal: R$ 35 mil
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses.
Do mesmo grupo da Chocolates Brasil Cacau, a Kopenhagen apresenta os seguintes valores, segundo a ABF.
Franquia Kopenhagen
- Investimento: R$ 345 mil
- Taxa cobrada pela franquia: R$ 45 mil
- Royalties: não há informações.
- Faturamento mensal: não há informações.
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses.
Como se tornar um franqueado da Chocolates Brasil Cacau
Agora que você conhece boa parte do negócio de chocolates e café, vamos te informar sobre como adquirir a franquia.
O processo é divido em três etapas, onde o candidato será selecionado e avaliado, com o objetivo de testar suas aptidões para gerenciar uma franquia da marca.
A primeira etapa é simples, consiste em um cadastro prévio no site, onde você vai colocar todas as suas informações, para que a franqueadora possa fazer uma consulta.
Depois da primeira aprovação, o candidato é convidado a participar de algumas palestras organizadas pela Brasil Cacau.
Esta atividade tem por objetivo oferecer ao candidato um conhecimento mais aprofundado da marca, seus valores, conquistas e o que exatamente ela procura em um franqueado.
Após a segunda etapa, o candidato é submetido a uma entrevista, onde o seu perfil será avaliado.
Caso apresente características que a marca valoriza e busca, o candidato é aprovado oficialmente e dá início ao processo de contrato e definição do ponto comercial.
Segundo a Chocolates Brasil Cacau, todo o processo pode durar em torno de três meses.
Vale a pena ser um franqueado da Brasil Cacau?
Neste artigo, podemos avaliar que a marca oferece aos seus franqueados um suporte adequado para todo o desenvolvimento da franquia.
Sua estratégia de marketing é grande e eficiente, o que pode ajudar o franqueado a se estabelecer no comércio e gerar lucros de forma rápida.
O grande desafio é manter o espírito de competitividade da franquia, que procura o destaque entre os seus concorrentes.
Para você, que deseja se tornar um franqueado da Brasil Cacau, saiba que você pode ter muitas ferramentas para elaborar uma franquia de sucesso!