Imóvel ou Franquia?
Cada vez mais, muito pelo cenário econômico em que estamos vivendo, a busca pela tão sonhada independência financeira tem permeado as mentes dos brasileiros que pensam em investir seu dinheiro, mas ainda estão cheios de dúvidas.
O que seria melhor nesse momento, comprar um imóvel, ou abrir uma franquia?
É a pergunta que eu vou tentar responder nesse post.
O que deve ficar bem claro desde o início é o propósito. Qual o objetivo desse investimento:
- Renda?
- Ganho de capital?
- Segurança?
- Fluxo de caixa?
Com o intuito de tentar lhe ajudar, veja estas simulações:
Alguns pontos importantes a se observar antes de tomar sua decisão:
- Na tabela acima eu sugeri que a compra do imóvel fosse para obter renda através de aluguel. Se este não for o caso, e você optar por morar no imóvel, considere o não pagamento de aluguel como um ganho.
- Pela crise que assola o país, que ainda vive cercado de incertezas, qualquer investimento agora é um risco.
- Analisando os índices FipeZap, houve uma desvalorização dos imóveis a partir do 2º semestre de 2015.
- Desistir do seu emprego estável para investir tudo em uma franquia é um risco que deve ser bem pesado para a tomada de decisão.
- Entre as pessoas mais ricas do mundo, a grande maioria é dono ou sócio de empresas.
Friamente, você deve pensar onde deseja estar daqui a 5 anos.
Qual o objetivo que pretende alcançar em 5 anos?
Seguindo essa linha de raciocínio, primeiro trace o seu perfil, faça uma autoavaliação e verifique se você é realmente um empreendedor.
Voltando à planilha…
Fica claro que nos primeiros dois anos, considerando que o imóvel esteja alugado a partir do sexto mês, os ganhos são negativos.
E isso sem contar nas despesas com impostos provenientes da compra do imóvel.
Em contrapartida, com a franquia, considerando o mesmo período, o seu ganho é muito maior.
Você já poderia ter recuperado pouco mais de 75% do capital investido.
Dedicação e foco
Na verdade, o cenário ideal seria você conseguir manter o seu emprego, e administrar paralelamente a franquia, mas, dificilmente isso será possível.
Para se obter bons resultados e lucro, com qualquer tipo de negócio, principalmente nas franquias, a dedicação quase em tempo integral é essencial.
Você não terá patrões, terá autonomia para tomada de decisões, mas não terá moleza. Ser dono do próprio negócio requer engajamento e dedicação.
É fato que os donos de seus negócios são os que mais trabalham. E muitas vezes sem finais de semana ou feriados para repousar.
Você estaria disposto a abdicar um pouco da sua vida pessoal em prol da priorização do seu lado profissional? Isso é o que exige uma franquia.
Avalie o investimento
Já em relação à compra do imóvel, pode-se considerar uma renda passiva, e com menos risco.
A grande vantagem de investir em uma franquia é que, se você acertar o nicho, o dinheiro investido rende muito mais do que qualquer outro tipo de aplicação ou investimento existente no mercado.
Se você tiver capital disponível e puder alavancar o seu negócio, a consequência natural é um melhor fluxo de caixa, que lhe proporcionaria comprar um imóvel.
Eu diria até que com mais facilidade, devido a um maior poder na hora da negociação, pois já estaria com o dinheiro em mãos. Livrando-se inclusive de financiamento e juros.
É válido ainda salientar sobre a importância de não se tomar decisões precipitadas.
É primordial analisar todas as possibilidades, a atual situação econômica do país, e, tendo sempre em mente os principais objetivos pessoais.
Também levar em conta se você dispõe de tempo para investir no negócio agora e postergar a compra da casa.
Grande abraço!