A restrição de espaços físicos para lojas, aliada a valores mais acessíveis, tem atraído empreendedores para a aquisição de franquias de quiosques.
Semelhante ao modelo convencional de lojas – mas muito mais enxuta e prática – a modalidade vem crescendo muito no Brasil e se espalhado não só em shoppings, mas também no interior de grandes empresas, universidades, ruas, praias e outros pontos criativos.
Possibilidades não faltam para a implantação de um quiosque, que não se limita ao ramo de alimentação e oferece inúmeros serviços ou produtos para clientes que buscam rapidez e qualidade.
Inclusive, um novo ramo das franquias é criar quiosques de grandes empresas, na sua “versão pocket”.
Franquias de Quiosques
A média é de um investimento mínimo inicial de R$ 12 mil – um valor até 40% mais barato que uma franquia tradicional.
Ótima opção para quem tem poucos recursos para começar um novo negócio e possui um espaço reduzido para montá-lo.
O lucro pode ser compatível com o investimento inicial, mas não é uma regra.
Alguns quiosques bem estruturados, que unem bom ponto com produtos e atendimento de qualidade, conseguem ser muito mais lucrativos do que lojas estabilizadas.
O mercado é tão promissor que os administradores de franquias estão se preparando para ele, oferecendo versões menores de marcas famosas e trazendo novas opções voltadas para suprir a diversidade de necessidades para os inúmeros tipos de públicos.
Franquia x Negócio Próprio
A opção de obter uma franquia tem como principal pilar a segurança de investir numa marca já estabilizada e referência em seu público-alvo, muito diferente de começar um negócio do zero.
Mas ainda assim a segurança e a marca não são uma garantia de sucesso, e é preciso aliar boa gestão com o ponto de venda ideal e um bom atendimento.
Mas além da credibilidade da marca diante da concorrência e seu consumidor há também outras vantagens:
- apoio do franqueador, que oferece toda a estrutura já montada para tocar o negócio;
- rede de distribuição e fornecedores, cuja compra é feita coletivamente – consequentemente, há mais descontos;
- existência de um plano de negócio, que se cerca de informações sobre todos os detalhes do negócio;
- estrutura social da comunidade, perfil mais detalhado do consumidor e outros fatores que afetam direta e indiretamente a franquia.
Por já ter testado a marca e estratégias no mercado, o empreendedor já tem uma vantagem competitiva grande e está dentro de um projeto de expansão.
Vantagens de uma franquia de quiosque
Dentre as economias apresentadas em obter uma franquia de quiosque há a redução do custo operacional, já que um espaço menor requer também uma quantidade mínima de funcionários.
Há também o não pagamento da Cessão de Direitos de Uso, o CDU, para espaços locados em shopping center.
Outra vantagem é a mobilidade de um quiosque, já que quando um ponto escolhido não tem o retorno esperado, é possível mudar sua localização para outro espaço.
Mas para usufruir de todas as vantagens da franquia de um quiosque, é preciso pensar em todos os detalhes como o planejamento de estoque e onde será sua localização num espaço tão reduzido, assim como fazer com que os produtos comercializados sejam expostos de forma correta.
Desafio
Um grande desafio da franquia de quiosques é a experiência de vendas, que pelo espaço reduzido se torna bem mais difícil.
Ambientes para degustação e prova do produto, conforto aos clientes e boa localização de um merchandising são raros em quiosques.
Dessa forma, é importante identificar uma franquia que possa se adaptar a essa estrutura reduzida.
Sugestão de Marcas
As franquias de quiosques não precisam ser limitadas a shoppings e praias, mas expandir para aeroportos, terminais rodoviários, galerias, escolas, universidades, museus e muito mais.
Mas é muito importante encontrar o negócio certo para o ponto desejado, visando uma boa resposta dos consumidores locais.
As franquias de quiosques vêm crescendo cerca de 7% ao ano e costumam ser pré-fabricadas, sem que haja preocupação com obras.
Muitos empreendedores começam com quiosques para testar o mercado e sua própria habilidade com os negócios, para depois abrir novas unidades e até mesmo lojas.
Em muitos locais há uma grande diferenciação contratual que precisa ser avaliada, com prazos muito mais curtos de renovação do que de lojas.
Também é preciso adaptar as estratégias de divulgação para o espaço.
Selecionamos 10 opções de franquias de quiosques que estão fazendo muito sucesso no Brasil:
1 – Franquia de Quiosque da Cacau Show
A loja de chocolates vem expandindo a cada dia, incluindo charmosos quiosques para vender seus chocolates finos e exclusivos.
A média do investimento é de R$ 55 mil e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
2 – Franquia de Quiosque Padaria B.lem Bakery
Que tal investir em uma bela Padaria Portuguesa? A Franquia B.lem Bakery é uma Padaria Portuguesa com mix de produtos com opções de café da manhã, refeições e sobremesas. Trabalhe com o varejo e o público corporativo. Possuí 3 modelos de negócio: Quiosque, Loja de Shopping e Loja de Rua. O investimento é a partir de R$ 200 mil.
3 – Franquia de Quiosque do Bob´s
O fast food mais antigo do país oferece refeições rápidas e saborosas em suas inúmeras lojas.
Já os quiosques comercializam sorvetes e suas variações, como milkshakes e sundaes.
O retorno é de 24 a 36 meses e o investimento é de, no mínimo, R$ 200 mil.
4 – Quiosque Chopp Brahma
O Quiosque Chopp Brahma oferece uma parada para saborear um chopp bem tirado e gelado, além de alguns petiscos típicos dos melhores botecos.
O ambiente reproduz um charmoso bar, incluindo bancos altos, tinas de chopp e tulipas de vidro.
O investimento médio é de R$ 100 mil e o retorno vai de 12 a 24 meses.
5 – Franquia Contém 1g
A marca de cosméticos brasileira já é uma das mais procuradas pelo público feminino.
Começou com quiosques e hoje tem também uma grande rede de lojas.
Da própria marca, hoje vende maquiagens, perfumes e acessórios de beleza.
O investimento inicial é de R$ 180 mil e o retorno é de 24 a 36 meses.
6 – Quiosque Havaianas
O chinelo mais conhecido no mundo agora oferece uma excelente franquia de quiosques, para comercializar seus mais diversos modelos.
As sandálias de borracha têm uma excelente aceitação comercial e seu investimento inicial mínimo é de R$ 60 mil, com retorno de 6 a 12 meses.
7 – Imaginarium
A loja de objetos decorativos agora abriu a expansão de franquias para quiosques.
Os quiosques oferecem, além dos famosos objetos, suas próprias coleções.
O investimento mínimo é de R$ 34 mil e o retorno é de 6 a 12 meses.
8 – Franquia Chilli Beans
A rede de óculos escuros tem uma das franquias de quiosques mais famosas do mercado.
São óculos, armações e relógios, que estão sempre sendo renovados e instalados nos melhores shoppings.
O investimento é de R$ 150 mil e o retorno médio é de 12 a 24 meses.
9 – Franquia O Boticário
A rede de perfumes oferece, em seus quiosques, maquiagens e produtos cosméticos de grande popularidade.
A marca é uma das maiores referências no ramo e o investimento é de R$ 100 mil com retorno médio de 18 a 36 meses.
10 – Franquia Los Paleteros
A novidade das paletas mexicanas já ganhou consumidores fiéis e promete expandir seus negócios pelo país.
Ocupando um espaço reduzido e oferecendo paletas de vários sabores e texturas, a marca tem um investimento mínimo de R$ 150 mil e um retorno de 18 a 24 meses.
gostaria de mais detalhes para franquia em quiosque. Espaços oferecidos, forma de investimento, outras franquias.
grata
silvia
Olá Silvia,
Os quiosques normalmente são instalados em espaços dentro de Shoppings Centers e centros comerciais, com metragem normalmente variando de 6 a 12 metros quadrados.
O primeiro passo é escolher uma franquia que ofereça a opção de quiosque e uma vez que esteja tudo certo com a franquia, eles oferecerão o auxílio necessário para escolha do ponto comercial e implementação do quiosque.
Existem várias marcas que oferecem modelos de quiosque, desde o segmento de alimentação como a Nutty Bavarian, no varejo de produtos como a Chilli Beans e também serviços, como é o caso de franquias de quiosque de serviços estéticos.
Sugiro escolher o segmento que você tenha afinidade, pesquisar as opções disponíveis e entrar em contato com as marcas.
Boa sorte!
gostaria de mais detalhes para franquia em quiosque. Espaços oferecidos, forma de investimento, outras franquias.
grata
silvia
Olá Silvia,
Os quiosques normalmente são instalados em espaços dentro de Shoppings Centers e centros comerciais, com metragem normalmente variando de 6 a 12 metros quadrados.
O primeiro passo é escolher uma franquia que ofereça a opção de quiosque e uma vez que esteja tudo certo com a franquia, eles oferecerão o auxílio necessário para escolha do ponto comercial e implementação do quiosque.
Existem várias marcas que oferecem modelos de quiosque, desde o segmento de alimentação como a Nutty Bavarian, no varejo de produtos como a Chilli Beans e também serviços, como é o caso de franquias de quiosque de serviços estéticos.
Sugiro escolher o segmento que você tenha afinidade, pesquisar as opções disponíveis e entrar em contato com as marcas.
Boa sorte!