Você que está analisando franquias deve ter se feito esta pergunta mais de uma vez, correto? Franquia de serviço ou franquia de produto?
Qual delas tem maior lucratividade? Qual delas poderei ter um pouco mais de garantia de sucesso?
Depende. Sim, depende de suas habilidades e de suas afinidades.
Como assim? Pense comigo:
Franquia de Serviços
Em uma franquia de serviços – se a franquia que você está optando depende de você unicamente para tocar, é certo que você terá que ter a habilidade de executar o serviço fim, ou seja, dependerá de você saber executar o serviço.
E mesmo com o treinamento do franqueador será sempre melhor você ter identificação com o segmento.
Por exemplo, em uma franquia de venda de soluções contábeis, é fundamental que você tenha habilidades comerciais e que curta o segmento da contabilidade.
Caso contrário, a desmotivação poderá chegar antes mesmo do ponto de equilíbrio proposto pela marca franqueadora.
Nada mais desmotivante que fazer algo que não dominamos e ou que não gostamos.
Mas se a franquia de serviços a ser escolhida terá funcionários para execução dos serviços e você fará a gestão?
Bem, neste caso, necessariamente você não precisará saber realizar os serviços – franquia de estética por exemplo – você fará a gestão dos funcionários, da unidade, execução da parte administrativa e financeira do negócio.
Importante conversar com o franqueador se há um banco de profissionais treinados ou algum plano B em caso de falta de algum de seus colaboradores.
Assim, a agenda de serviços não sofrerá e os clientes não serão prejudicados.
Bem como você não terá queda em seu faturamento.
Sem preocupações com estoque
Outra característica da franquia de serviços é que você não terá que se preocupar com compra de produtos, estoque e validade dos mesmos.
Fique atento que, em algumas franquias de serviços, caso haja equipamentos, você terá que se preocupar com a manutenção/vida útil dos mesmos.
Franquia de Produtos
Mas em uma franquia de produtos? Qual as vantagens/desvantagens em relação a de serviços?
Novamente aqui a regra de ouro é: o que tem a ver com seu estilo?
Muitas vezes o que é vantagem para uns é desvantagem para outros, verdade?
Na franquia de produtos você tem no próprio produto a garantia da qualidade, ao contrário do serviço que – a cada execução – tem que ser perfeitamente executado.
Um produto de uma boa marca, de qualidade, tendência de mercado, com atratividade e demanda, basta você ter dedicação às instruções e estratégias comerciais passadas pelo franqueador para que o sucesso da loja matriz (ou piloto) seja replicado na sua unidade.
Empenho e Dedicação fazem a diferença
Mas lembre-se que, tanto nas franquia de produtos quanto nas franquias de serviços, o seu olhar em cima do negócio, seu empenho, gestão de pessoal e administrativa financeira farão toda a diferença para que logo sua franquia comece a dar lucro.