Você sonha em ter uma franquia de sapatilhas femininas?
A ideia é excelente! Afinal, mulheres são loucas por sapatos!
Mesmo aquelas que têm o orçamento sob controle, não dispensam a compra de um calçado da moda.
É um segmento que se mantém firme até em época de crise.
Neste ramo, o comércio de sapatilhas femininas é uma forte tendência.
E o modelo de negócio de franquia de sapatilhas femininas vem se expandindo com sucesso.
A franquia de sapatos femininos é uma opção de negócio lucrativo.
Como montar uma franquia de sapatilhas femininas?
A palavra-chave é planejamento!
Você pode ler mil e uma informações sobre empreendedores de sucesso no ramo de calçados femininos, mas estas experiências servem apenas como fonte de pesquisa e inspiração.
O que vale mesmo é o seu próprio planejamento.
Você tem que escolher uma franquia adequada ao mercado. Para isso, você tem que fazer o planejamento.
Perfil de empreendedor
Muita gente sonha em ter um negócio, mas, na prática, nem todas alcançam o sucesso.
Por que? Não tem perfil empreendedor.
Se você quer montar uma franquia de sapatilhas femininas, avalie seu próprio perfil.
Montar uma empresa exige muita habilidade comercial e disposição de tempo para gerenciar o negócio, trabalhar nos finais de semana e até em feriados, nervos de aço para suportar todas as dificuldades inerentes a qualquer tipo de empreendimento comercial.
Você tem que amar o que faz para o negócio dar certo.
Não escolha uma franquia pensando somente no lucro que terá, mas uma marca com a qual você se identifica e acredita.
Pesquisa de mercado
Mulheres não dispensam a compra de um calçado da moda.
Não é à toa que as sapatilhas femininas fazem tanto sucesso. É um calçado confortável, prático e versátil.
A diversidade de modelos é imensa, para todas as ocasiões e estações do ano. De qualquer maneira, faça a pesquisa de mercado.
Levante informações socioeconômicas como o perfil do consumidor, comércio varejista de calçados femininos, características de concorrentes em potencial.
O conhecimento sobre o mercado é vital para o sucesso de qualquer empreendimento, mesmo para uma marca de franquia bem posicionada.
Análise de franquias
No mercado, há diversas franquias de sapatilhas femininas, como a Mil e Uma Sapatilhas, Sapatilha na Sacola e Anacapri, só para citar alguns exemplos de marcas bem-sucedidas.
Você tem que escolher uma franquia adequada ao perfil do consumidor do mercado onde pretende atuar.
Por isso, é importante fazer a pesquisa de mercado. Com isso, você mantém o foco em franquias de sapatos femininos mais apropriados ao público-alvo.
Você pode, por exemplo, escolher três marcas para fazer uma análise comparativa, sem perder de vista as características de sua região.
Os produtos e os preços das mercadorias têm que satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.
Daí a importância da pesquisa de mercado.
Estude a Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia contém as informações gerais sobre:
- número de franquias ativas e desativadas;
- a relação de franqueados;
- processos judiciais existentes contra a franqueadora;
- projeções de investimento inicial;
- faturamento;
- taxa de franquia e royalties que o franqueador terá que pagar à marca;
- entre outros dados sobre a rede de franquia.
É importante obter o máximo de informações sobre as marcas pesquisadas para tomar uma decisão com mais segurança.
Conheça a Lei de Franquia
Existe legislação específica regulando o mercado brasileiro de franquias.
Esta informação é indispensável ao planejamento.
Caso você tenha dificuldade para compreender os dispositivos legais, consulte um advogado ou contador para mais esclarecimentos, sobre direitos e obrigações de ambas as partes (franqueador e franqueado).
Converse com franqueados da marca
Faça uma pesquisa informal de opinião junto aos franqueados.
É importante conhecer a experiência de outros empreendedores. Por isso, não hesite de ir às lojas.
Conversando com franqueados você terá mais informações sobre as dificuldades iniciais, relacionamento com a matriz, vantagens, benefícios e desafios do negócio.
Avalie suas condições financeiras
Um capítulo extremamente importante do plano de negócio é a planilha financeira.
Afinal, a franquia tem que caber no seu bolso, ou seja, você tem que escolher uma marca baseada em sua capacidade financeira para arcar com o investimento inicial e demais custos.
Lembre-se: o retorno da maioria dos investimentos leva, no mínimo, 24 meses.
A Circular de Oferta de Franquia informa a estimativa de investimento inicial, capital de giro, faturamento mensal, retorno do investimento, lucratividade, entre outros dados financeiros.
Se você não possui muito conhecimento sobre gestão financeira, capacite-se!
A franquia é um modelo de negócio testado e aprovado, porém, o sucesso do empreendimento depende muito da capacidade de gestão do franqueado.
Ponto comercial
A escolha do ponto comercial é outro item que merece muita atenção.
O local para montar a franquia de sapatilhas femininas deve ser adequado ao perfil do empreendimento e do público.
Não escolha um ponto comercial baseando-se somente pelo valor do aluguel!
A franquia tem que funcionar em local onde há fluxo de potenciais consumidores.
Além disso, o local tem que ser apropriado ao arranjo físico e layout da marca escolhida.
Considere também a acessibilidade e visibilidade da loja, mesmo dentro de um shopping center!
A experiência positiva do público com a localização e a estrutura da loja faz parte da jornada de compras.
Por isso, pense em cada detalhe para encantar seus clientes.
Gestão de varejo
Como disse, a habilidade comercial é importantíssima para quem deseja ter o próprio negócio.
Porém, mesmo que você tenha talento nato para os negócios, é fundamental capacitar-se para gestão de varejo.
A franquia é um modelo pronto, mas o franqueador não vai administrar a sua loja.
Por isso, você tem que compreender como funciona a gestão de varejo, participando de cursos, treinamentos e palestras.
Informe-se com as marcas pesquisadas quais oferecem esse suporte, mas não deixe de buscar capacitação extra junto aos núcleos do Sebrae, associação comercial, instituições de ensino à distância, entre outros meios.
Você tem que se preparar para administrar a empresa, ainda que contrate profissionais para funções estratégicas, tais como a gestão financeira, recursos humanos e marketing.
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