Franquia de Ótica: Como abrir a sua?

Franquia de Óculos

Você sabia que o mercado de franquias teve expansão no ano de 2016, apesar da crise?

O crescimento do setor foi de 8,3%, chegando a superar as expectativas.

Mais de 3 mil marcas franqueadas empregaram em 2016 quase 1 milhão de brasileiros, superando em quase 100 mil postos de trabalho o desempenho de 2015.

O faturamento do setor foi de R$ 151,2 bilhões, com aumento de 3,1% no número de unidades franqueadas.

O que explica o sucesso do sistema de franchising num país onde a economia só contabiliza perdas?

Parte da explicação está nos esforços bem estruturados do setor na busca por eficiência e expansão.

É preciso, no entanto, abrir a lente acerca do tema.

O mercado de franquias é atraente a investidores porque reúne uma série de características que tornam esse tipo de empreendimento mais seguro, sobretudo para quem está iniciando.

Primeiro porque ao abrir uma franquia, o investidor tem a garantia de estar representando uma marca consagrada, que tem um público consolidado e uma política de investimento em marketing.

Segundo porque ao aderir a um sistema de franchising o empreendedor não precisa reunir vastos conhecimentos sobre a área em que atua.

Nos sistema de franquia, o empreendedor recebe treinamento, infraestrutura pronta e apoio permanente na operação e no marketing.

É isso que torna a franquia atraente e sustenta a expansão do setor.

Como se comporta o setor de óticas

É bem verdade que o mercado de óticas foi afetado pela crise, deixando o ritmo de expansão, sempre na casa dos dois dígitos, experimentado até 2013.

Mesmo assim, o setor segue em expansão e a estratégia tem sido a aposta na abertura de franquias.

O setor aposta, ainda, em preços competitivos e pagamento facilitado para ganhar mercado.

As políticas para o setor se sustentam no fato de que as óticas trabalham com um produto necessário, no qual as vendas se mantém apesar da crise.

Não obstante, a queda na compra dos produtos com alto valor agregado, particularmente os óculos de sol, fez com que o faturamento encolhesse 22% até outubro em relação ao mesmo período de 2015.

Valor puxado para baixo pela queda no poder de consumo das classes C e D e do aumento do desemprego.

Mesmo assim, algumas empresas do setor conseguiram antecipar o movimento do mercado e lograram aumentar o faturamento em 2016.

Adotaram políticas promocionais para atrair consumidores, cujo comportamento de consumo mudou, se focando mais na saúde que na moda, como centro da estratégia de marketing.

O sistema de franquias, por seu lado, confere competitividade às empresas que por ele optaram.

Oferecem oportunidade de crescimento com base na força da marca e da economia de escala para oferecer preços competitivos.

Como montar uma franquia de ótica?

O primeiro aspecto a ser definido é qual o segmento de consumo com o qual se deseja trabalhar.

Basicamente, mas não estritamente, há dois segmentos.

O primeiro é o popular, com preços acessíveis, buscando o público de menor poder aquisitivo.

O segundo é o mercado mais orientado para estilo, com ênfase em marcas famosas e num público de maior poder aquisitivo.

Em nenhum dos casos, porém, a empresa deve abrir uma franquia de óculos abrindo mão da qualidade dos produtos e do atendimento.

Qualquer que seja a opção, o franqueado terá apoio da franqueadora e a própria segmentação estará atrelada à escolha da franquia, assim como o sucesso estará atrelado ao suporte.

Em outras palavras, basta treinar, fazer o investimento inicial, abrir a loja e se dedicar.

Investimento Inicial

O investimento inicial, dependendo da franquia e do segmento, vai da casa dos R$ 40 mil a R$ 700 mil.

Em contrapartida, além da marca, o franqueado conta com diversos serviços

  • Treinamento e avaliação sistemática das unidades
  • Capacitação da equipe de vendas
  • Campanhas de marketing
  • Suporte para implementação da franquia
  • Orientação na escolha do ponto
  • Projeto arquitetônico pré-estabelecido
  • Apoio na seleção da equipe
  • Suporte operacional
  • Suporte em gestão
  • Consultoria

Toda essa estrutura deriva do mais absoluto interesse que tem a franqueadora no sucesso do franqueado.

Esse sucesso representa também o da marca e o consequente aumento do interesse pela franquia, fundamental para a expansão do negócio.

Além disso, o faturamento mais modesto prometido pelas franqueadoras está na casa dos R$ 50 mil mensais.

Que tal investir em uma franquia de óculos?

Abrir um negócio é uma decisão que irá impor sacrifícios ao empreendedor, sobretudo no aspecto planejamento.

Como se pode observar, o franqueado tem a vantagem de se enquadrar no planejamento do franqueador.

Mesmo assim, isso não quer dizer que o franqueado não tenha grandes responsabilidade, pois uma franquia, ainda que tenha suas vantagens. 

É ainda o seu negócio, sendo os resultados de sua responsabilidade.

Aliás, a primeira delas é escolher a melhor franquia de ótica.

Além disso, é preciso calcular o tempo de retorno sobre o investimento, estimar a estrutura de custos e, claro, trabalhar bastante.

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

4 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Da Conceição Augusta De Oliveira
04/07/2017 13:35

Qual o valor mínimo pra investimento?

Maria Da Conceição A
28/09/2018 15:17

Qual o valor mínimo pra investimento?

Marketing
Reply to  Maria Da Conceição A
28/09/2018 15:18

Olá Maria, para a franquia da Óticas Ipanema, o valor mínimo de investimento é R$150 mil.
Gostaria de receber o contato de um consultor de franquias? Basta se cadastrar nesse link.

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.