Para qualquer negócio é fundamental ter um ótimo produto, preço competitivo, bom atendimento e claro, um excelente ponto comercial.
Cada tipo de negócio possui suas particularidades que influenciam as características ideais do ponto comercial.
Nada de ir pela intuição! Faça um estudo e pesquisa para encontrar os locais mais apropriados.
Não caia no conto de pensar que só por ser uma rua movimentada é um ótimo local.
Territórios para Franquias
No caso das franquias, o planejamento de Expansão da franqueadora é fundamental.
Quando você busca uma franquia, uma das primeiras coisas a verificar é se a sua região de interesse está disponível no plano de expansão da marca.
Você pode apresentar os locais e validar a viabilidade junto a franqueadora. O ponto pode ser aprovado ou não.
Uma outra forma é verificar com a marca regiões que estão disponíveis, e depois buscar as oportunidades de ponto comercial.
As marcas que fazem um trabalho sério vão lhe dar um suporte na escolha do ponto.
Mas fique atento: Na maioria dos casos a marca fornece um suporte na busca do ponto, mas você que deve ir para a rua encontrar as oportunidades.
Além disso, o suporte para procura do ponto comercial, na maioria dos casos, é oferecido apenas após o pagamento da taxa de franquia. Ou seja, na prática você já será um franqueado da rede quando iniciará a busca do ponto comercial para valer!
Principais aspectos para escolha de ponto comercial
Com certeza escolher um ponto comercial não é das tarefas mais simples!
Alguns pontos devem ser avaliados para ter mais sucesso:
Local
- Acesso
- Fluxo de carro e pessoas
- Entorno
- Segurança
Tendência
- Novas construções
- Planejamento urbano
- Comportamento do consumidor
Infraestrutura física
- Estrutura física
- Aspectos legais
- Necessidades de reforma
Aspectos legais
- Zoneamento
Como fazer a escolha de ponto
Sugerimos três formas diferentes de levantar informações sobre o ponto comercial a ser analisado:
No próprio local
- Veja a acessibilidade e visibilidade do ponto
- Repare no fluxo de carro, ônibus e pessoas (por horário e dia da semana)
- Há Estacionamento?
- Direção da rua
Vizinhança
- Qual o percentual de residências?
- Qual o percentual de prédios comerciais?
- Há lojas complementares no entorno?
- Converse com comerciantes e lojistas do entorno e busque informações (ex.: segurança do local, perfil do público etc)
Dados secundários
- Busque informações no site da prefeitura
- No IBGE
- Veja o mapa pelo Google Maps
- Outros sites do bairro ou cidade
Loja de Rua x Loja de Shopping
Com a marca de franquia escolhida, você precisa verificar quais são os modelos de loja que a marca tem disponível.
Algumas possuem diversos modelos como loja de rua, shoppings, quiosques, trailers. E outras possuem apenas um modelo.
De nada adianta sair procurando um ponto comercial na rua se a marca aceita apenas em shoppings!
Tenha bem definido qual o perfil do seu público-alvo, veja se eles frequentam shoppings centers ou o entorno da região que pretende abrir.
Veja algumas vantagens e desvantagens entre os dois tipos de ponto comercial:
Loja de rua
Vantagens:
- Mais liberdade para realizar ações de marketing;
- Ausência de regulamentações para ser seguidas;
- Possibilidade de mudar linha de produtos;
- Flexibilidade de horários.
Dificuldades:
- Encontrar bons pontos disponíveis;
- Criar uma identidade e clientela leva tempo;
- Menor segurança.
Loja de Shopping Center
Vantagens:
- A frequência com que os consumidores frequentam;
- Segurança que o shopping fornece;
- Comodidade do estacionamento;
- Diversidade de lojas no mesmo local;
- Segurança.
Dificuldades:
- Seguir as regras e normas do shopping;
- Restrições de ações e horários.
E quando a região não há locais disponíveis?
Muitas vezes na região ideal para a loja não há imóveis disponíveis ou inexistentes.
Ou então os valores praticados são muito altos e se tornam inviáveis para o negócio.
A alternativa é buscar bairros, pequenos centros comerciais e shopping centers regionais, mas de qualquer forma o ponto deve atender aos critérios definidos para se ter sucesso.
Lembre-se dos pontos não tradicionais
Dependendo das características da franquia e dos modelos de negócio disponíveis, outros tipos de pontos comerciais podem ser avaliados.
Estações de trem ou metrô, galerias, store in store (uma loja dentro de outra) são pontos comerciais alternativos.
Verifique junto a franqueadora se o modelo de negócio suporta esses pontos alternativos.
Mais algumas dicas de ponto comercial
Luz do sol: Evitar que o negócio fique localizado com a frente da loja voltada para o pôr do sol, isso atrapalha a visibilidade da fachada e muitas vezes os pedestres caminham do outro lado da rua.
Ponto de ônibus: Uma parada de ônibus impossibilita o estacionamento de carros na frente da loja, porém se seu público anda mais de ônibus, essa característica pode ser um benefício.
Ansiedade: Busque de três a cinco pontos comerciais como opções. Não deixe a ansiedade tomar conta e escolher o primeiro ponto que encontrar, isso atrapalha as negociações.
Múltiplas buscas: Tenha mais de uma pessoa indicando pontos. Os locais aparecem de um dia para o outro e os bons são locados rapidamente.
Pensar nos ganhos sobre o imóvel: Considere um imóvel pelo potencial de fazer seu negócio dar certo, e não como um investimento que poderá gerar lucros em um possível venda futura.
Sob medida: Não cometa o erro de mudar seu negócio para se adaptar ao ponto que encontrou. Pense sempre em encontrar o ponto ideal para o seu negócio.
Aprenda mais
Veja mais algumas dicas sobre ponto comercial para franquias nesse vídeo da especialista em expansão Maria Luiza Brufatto.
Diego, bom dia
a escolha do ponto comercial aliado ao tipo de negócio você pretende desenvolver é fundamental para determinar o sucesso ou não nos primeiros anos de vida, no qual você precisa recuperar o recurso investido e consolidar o negócio.
Diego, bom dia
a escolha do ponto comercial aliado ao tipo de negócio você pretende desenvolver é fundamental para determinar o sucesso ou não nos primeiros anos de vida, no qual você precisa recuperar o recurso investido e consolidar o negócio.