A ideia de as crises serem oportunidades de crescimento pode ser comprovada quando o assunto é investir em franquias.
Listamos 7 motivos que mostram por que elas são uma alternativa viável para os empresários em tempo de possível retração econômica:
1 – Estrutura pronta de gestão
Ao adquirir uma franquia, o empresário tem em mãos um modelo de gestão já testado e estruturado.
Objetivos e metas, planejamento de ações, indicadores que devem ser acompanhados são algumas das atividades que já estão definidas nesse tipo de negócio.
O empresário tem, também, a oportunidade de comparar o desempenho de sua unidade com o de outras da rede.
Se tiver cometendo algum erro de gestão, será avisado rapidamente pelo franqueador.
Além de experiência, ele ganha tempo para se dedicar ao dia a dia dos negócios, criar experiências de compras memoráveis para seus clientes e treinar sua equipe.
2 – Marca reconhecida
A força de uma marca reconhecida e aceita no mercado pesa na decisão do consumidor final, especialmente quando o dinheiro está curto.
Na hora de adquirir um produto ou serviço, ele escolherá aqueles nos quais confia.
3 – Taxa de mortalidade significativamente menor que a de outros negócios
Ao adquirir uma franquia, o franqueado recebe também a experiência de mercado do franqueador.
O conhecimento do que pode ou não dar certo representa um grande passo à frente das pequenas e médias empresas.
Em tempos de retração econômica, a taxa de mortalidade das franquias fica entre 3% e 5%; nas pequenas e médias empresas, pode chegar a 25%, conforme estudos realizados pelo Sebrae e outras consultorias independentes.
4 – Opção contra o desemprego
Em 2009 –quando o mercado ainda sofria com o impacto da crise do ano anterior – o PIB diminuiu, e a taxa de desemprego aumentou de 7,9% para 8,1%.
O número de franquias vendidas, entretanto, aumentou em 19%, segundo dados Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“Quando o desemprego aumenta, existe uma tendência de mais pessoas procurarem um negócio próprio como alternativa de trabalho e fonte de renda.
Nesse sentido, as franquias são beneficiadas, já que se busca segurança para investir”, explica Diego Simioni, diretor da Franquiaz.
5 – Novos hábitos de consumo
Como diz o ditado: enquanto alguns choram, outros vendem lenço.
Tempos difíceis geram novos hábitos no consumidor final, que se vê obrigado a comprar com mais critério e procurar alternativas para economizar.
Nesse cenário, a versatilidade e diversidade de franquias são um coringa para o empresário, que pode escolher entre diversas opções de produtos e serviços, e valor de investimento.
6 – Maior previsibilidade sobre os ganhos futuros
A franqueadora dá ao investidor informações prévias sobre faturamento e outros dados importantes à sobrevivência do negócio, como:
- estimativa de ganhos;
- necessidade de capital de giro;
- valor do investimento;
- número de funcionários.
“Quando falamos em franquias, já conhecemos o faturamento e o potencial de ganhos de outras unidades; portanto, ao optar por uma marca, o empresário não está ‘atirando no escuro’”, avalia Simioni.
7 – Suporte
O apoio do franqueador é outra vantagem de quem quer investir no próprio negócio.
O franqueado tem suporte desde a escolha do ponto à implantação e desenvolvimento da loja.
Para benefício da rede, o franqueado paga uma taxa inicial de franquia e royalties mensais ao fundo de propaganda da marca.
Investir em franquia é muito mais seguro que tentar investir seu dinheiro em um negocio que ninguém conhece e que poderá levar muito tempo para se fixar no mercado,uma boa franquia é sim uma saida para tempos de crise e para tempos de prosperidade…
Investir em franquia é muito mais seguro que tentar investir seu dinheiro em um negocio que ninguém conhece e que poderá levar muito tempo para se fixar no mercado,uma boa franquia é sim uma saida para tempos de crise e para tempos de prosperidade…