Qual a diferença em ter chefe e ser um franqueado?

Qual a diferença em ter chefe e ser um franqueado?

Se você está querendo investir em uma franquia, provavelmente é porque está cansado do seu chefe e agora quer ser um franqueado e ter o seu próprio negócio, certo?!

Pois bem, saiba que, igual a você, existem milhares de outras pessoas que também querem empreender e investir em uma franquia só para não ter mais que aguentar o seu chefe.

Mas a grande dúvida que fica nesse caso é:

Será que existem diferença entre ter um chefe e ser um franqueado?

Afinal de contas toda franquia tem o seu franqueador, que de certa forma exercerá alguma influência sobre a forma como deve conduzir o seu negócio.

Pensando nisso, desenvolvi esse post para mostrar a você um comparativo entre a influência que cada um desses personagens podem causar na sua vida.

E a partir disso, você tome a decisão sobre seguir ou não com a ideia de ter uma franquia.

Confira!

Ser um franqueado e ter um chefe: Entenda a diferença

Ter um chefe não pode ser considerado algo necessariamente ruim, principalmente quando você consegue ter uma boa afinidade e entende a linha de raciocínio dele sobre o que pode ou não ser considerado como prioridade dentro do ambiente de trabalho.

Agora quando isso não acontece, é ai que surgem os problemas e você começa a ficar insatisfeito com o rumo profissional que a sua vida vem tomando.

Querendo ou não, o chefe é uma figura que acaba exercendo influencias não apenas na sua vida profissional.

Suas ações podem impactar também a sua vida pessoal e qualidade de vida.

É nesse momento que muita gente acaba enxergando na franquia uma alternativa para os seus problemas.

De fato, ser um franqueado é uma ideia bastante atraente, visto que esta ideia representa a chance de você ter o seu próprio negócio e se tornar o seu próprio chefe sem precisar gastar muito com isso.

Mas a verdade é que antes mesmo de investir em uma franquia, é importante que você pesquise e entenda o papel que o franqueador terá na sua vida.

 

Franqueador: Qual papel ele pode exercer na sua vida

Muita gente acha que quem trabalha com franquia é o mesmo que garantir um negócio próprio, onde podem fazer o que quiser, quando quiser.

Mas na verdade, não é bem assim que acontece.

Ao ser um franqueado, você terá que seguir algumas regras para se adequar ao padrão de funcionamento da franqueadora e é nesse momento que você deve entender o papel do franqueador no seu dia a dia.

O franqueador exercerá um papel importante no seu negócio, até mesmo porque será ele que definirá detalhes como produtos e serviços a serem oferecidos, o layout da sua loja, assim como os canais de vendas, padrão de atendimento, dentre vários outros fatores.

Portanto, se está pensando em investir no ramo de franquias por achar que terá liberdade de decisão para fazer o que quiser no seu negócio, então acredito que esta não seja uma área indicada para você.

Agora, você precisa ter em mente que, apesar do franqueador ter influência sobre o seu negócio, o responsável final pelo seu sucesso é você e mais ninguém.

Além disso, a forma como você conduzirá o seu negócio é o que fará de você um empreendedor de sucesso, e não apenas o seu franqueador.

 

Escolha a franquia que mais lhe interessa

Outro detalhe interessante e que você precisa considerar na hora de ser um franqueado, é que a escolha sobre qual rede de franquias você deve atuar é totalmente sua, e nesse caso não haverá interferência alguma de franqueadores.

Além disso, dependendo da franquia escolhida, você pode sim ter mais liberdade para definir pontos importantes no seu negócio, principalmente se a franquia estiver alinhada com os seus valores pessoais e culturais, assim como também se ela atuar em um segmento que você tenha afinidade.

Portanto, agora que você já sabe a diferença que existe entre ter um chefe e trabalhar para um franqueador, analise cada um dos pontos citados acima e avalie se você realmente quer ser um franqueado.

Uma coisa é certa: atuar no ramo de franquias é sim uma oportunidade para você conquistar a sua estabilidade financeira e ter um negócio onde você é o seu próprio chefe.

Mas para isso é preciso ter a consciência de que terá sempre alguém do seu lado dando o suporte necessário para você conduzir o seu negócio com sucesso. Pense nisso!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Gloria Maria de Souza santos
28/09/2018 15:17

Nunca trabalhei com franquia ,mas estou interessada.. Tenho excessivo amor por sapatos

Gloria Maria de Souza santos
02/09/2017 09:38

Nunca trabalhei com franquia ,mas estou interessada.. Tenho excessivo amor por sapatos

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.