Ponto Comercial: Como escolher o seu

Como escolher um ponto comercial

Com exceção de alguns serviços ou modelos home based, já estamos cansados de saber a importância de escolher um local adequado e em conformidade com o segmento de atuação da franquia para abrir seu negócio.

Alguns dizem até que a escolha do ponto de seu negócio é responsável quase na totalidade pelo sucesso ou insucesso da sua empresa.


Escolha do ponto comercial pelo franqueado ou franqueador?

Uma questão que vários candidatos a empreender com franquias frequentemente fazem é se o Franqueador assume a escolha do ponto comercial.

Veja bem, com exceção de grandes e renomadas redes de franquias onde os locais para abertura de unidades de negócios já estão mapeados, o conhecimento que você tem de sua cidade, quando esta é diferente de onde está a Franqueadora, é relevante para iniciar a busca do melhor ponto comercial para então validação por parte do Franqueador.


Critérios para escolha do ponto comercial


Infográfico - Escolha do Ponto Comercial

Fluxo de pessoas que giram em torno. Qual a escolaridade, classe social delas. De que forma elas podem impactar em seu negócio?

Quais são os polos geradores de público no entorno? Escolas, universidades, shoppings?

Existem concorrentes na sua área de atuação? Quem são eles, onde estão localizados, qual a abrangência de território de cada um?

O local é acessível? Seu cliente depende de transporte público para ir até sua loja? E o estacionamento é adequado às necessidades dos clientes?

A visibilidade do ponto tem que ser observada. Às vezes há muita sinalização em volta, prejudicando a visão dos clientes para que vejam seu negócio.

O tráfego é baixo? Alto? A rua permite, caso seu cliente chegue de carro, que ele reduza a velocidade para acessar sua empresa? Observe na região se há barreiras físicas que possam vir a dificultar o acesso de mais clientes, exemplo: rua sem saída, canais, trilhos de trem, etc.

Você atuará com púbico diurno e noturno? Se sim, há estes dois públicos na localização que você está escolhendo para abrir seu negócio?

Caso o ponto seja em shopping, qual o perfil do público visitante? Converse com alguns lojistas e veja se estão felizes com o shopping e consequente faturamento.

Se ainda não foi inaugurado, peça ao shopping o estudo de área de influência que o empreendimento abrangerá e qual o perfil do futuro visitante?


Custos em Loja de shopping x Loja de rua

Estude os valores de aluguel, fundo de propaganda da unidade em um shopping. Coloque no papel e faça as contas versus os gastos de segurança, IPTU e estacionamento de uma loja de rua.

Aqui não há certo ou errado. O que vale é colocar em uma planilha os valores de um e outro e analisar a melhor opção para o segmento de atuação.

Enfim, sua empresa pode estar localizada em um shopping, na rua, em um centro comercial, hipermercado, mal, aeroporto, universidade, rodoviária ou metro.

Para levantar os pontos acima, você pode contar com a ajuda de ferramentas de Geomarketing disponíveis em algumas franqueadoras e também em consultorias que terceirizam a comercialização de franquias.

Boa sorte!

A escolha do ponto comercial é crucial no desenvolvimento de um novo negócio. Confira neste artigo alguns aspectos que você deve levar em consideração.

 

checklist-ponto-comercial-banner

Maria Luiza Brufatto
Maria Luiza Brufatto
Palestrante, Especialista em gestão de vendas, com forte atuação no comercial de empresas nas áreas de Varejo, Arquitetura e Construção Civil, Indústria, Atacado e Franchising.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CANSADO DE CONTEÚDOS SUPERFICIAIS?

Receba conteúdos e materiais REALMENTE ÚTEIS sobre franquias

Fique tranquilo, não faremos SPAM e nem venderemos seu email.