Novas Tendências para Franquias

Conheça novas tendências para franquias

Nichos dos segmentos de alimentação e beleza estão entre os mais promissores.

As tendências para o mercado de franquias

Conheça novas tendências para franquias. Nichos dos segmentos de alimentação e beleza estão entre os mais promissores.

A previsão de crescimento das marcas de franquias para 2015, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), pode chegar a 8%, o que representa uma média de 235 novas lojas até o final do ano. As franquias de alimentação, beleza, cuidados com o corpo e serviço, segundo apontam pesquisas de setor, continuam tendência no segundo semestre. A inovação fica por conta dos nichos dentro desses segmentos.

Para o setor de alimentação, a novidade são franquias de comida saudável, que apostam na crescente conscientização do brasileiro sobre a importância de optar por uma alimentação natural e equilibrada.

A expectativa do setor pode ser embasada pela pesquisa da Fiesp e Ibope. O resultado mostrou que 32% dos entrevistados levam em conta os nutrientes dos alimentos que vão consumir, e 70% leem rótulos dos produtos alimentícios antes de adquiri-los.

Na linha saudável, há tendência de expansão também para as franquias especializadas na venda de produtos naturais, como as marcas Mundo Verde (investimento de R$ 285 mil a R$ 455 mil) e Substância, franquia de alimentação saudável de produtos congelados (investimento de R$ 91 mil a R$ 250 mil).

Franquias de Estética

O segmento de estética, que rendeu em 2014 um faturamento de R$ 136 milhões, segundo dados a ABF, tem uma das mais otimistas previsões de crescimento. O poder de consumo do público feminino, responsável pelo crescimento das marcas de beleza (23,9% no ano passado), continua a impulsionar os já promissores setores de estética, bem-estar, cosméticos, clínicas, acessórios e calçados. Há opções para todos os bolsos. Adquirir uma franquia da marca Disk Manicure, por exemplo, parte de R$ 5 mil; já para uma franquia da Onodera, o investimento começa em R$ 294 mil e chega a R$ 491 mil.

Ainda no segmento de estética, mas não limitado ao público feminino, aparecem como tendência as clínicas odontológicas de emergência e focadas em tratamento estético. Para adquirir uma franquia da Clínica Iarossi, por exemplo, o investimento começa em R$ 350 mil.

O olhar para as tendências no segmento de franchising estende-se também para a escolha de algumas regiões do Brasil. “Enquanto o Sudeste vive uma saturação de pontos comerciais e aluguéis caros, o Norte e Nordeste do país, e interior de São Paulo, por exemplo, têm carência de muitos produtos e serviços. Outras vantagens são os baixos custos com aluguel e condomínio, publicidade e mão de obra”, analisa Diego Simioni, sócio-fundador da consultoria Goakira.

 

cta-ebook-como-abrir-franquia

FranquiAZ
FranquiAZ
Consultoria especializada em Expansão (atendimento dos investidores, apresentação e negociação das franquias); Eventos de prospecção de investidores; Divulgação de oportunidades de negócios; Suporte de identidade visual, marketing e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CANSADO DE CONTEÚDOS SUPERFICIAIS?

Receba conteúdos e materiais REALMENTE ÚTEIS sobre franquias

Fique tranquilo, não faremos SPAM e nem venderemos seu email.