A importância do fluxo de caixa e do capital de giro no Franchising

Quando se trata de iniciar uma franquia, você sabe que há a necessidade de ter dinheiro disponível para investir na frente. Quanto dinheiro você precisa e quando você pode começar a ver algum dinheiro entrar em seu negócio? Essas são duas das considerações mais importantes que você precisa fazer.

O fluxo de caixa - pelo menos fluxo de caixa positivo - é o ponto em que sua empresa está fazendo mais do que está gastando. Isto é, quando a sua empresa pode liquidar as dívidas mensais com o dinheiro que está fazendo, em vez de cobrir gastos usando capital de giro.

Isso não acontece imediatamente. Pode levar meses - às vezes mais - antes de você sair do vermelho.




Requisitos de Capital de Giro

Até o ponto de fluxo de caixa positivo, você terá que usar o capital de giro que você reservou para lidar com obrigações mensais. A maioria das franquias exige que você reserve pelo menos 6 meses de capital de giro para lidar com suas dívidas. A previsão é que você atinja o fluxo de caixa positivo após 6 meses da abertura, mas esteja ciente que pode demorar mais tempo.

Além disso, não se esqueça de reservar fundos para cuidar de suas obrigações pessoais. Se você era empregado, você não vai ter um salário entrando para as suas obrigações pessoais. É essencial que você tenha capital de giro suficiente para não só para fazer sua franquia decolar, mas também mantê-la próspera até o dinheiro começa a chegar de forma constante.


Os riscos de não prestar atenção nestes itens antes de iniciar sua franquia:

Converse com seu franqueador para entender de perto as necessidades financeiras do modelo de negócio. Analise a DRE observando o ponto do caixa positivo e a quantidade de capital de giro que você vai precisar para chegar a esse ponto.

Durante sua análise, pergunte aos atuais franqueados quanto tempo levou para que alcançassem o fluxo de caixa positivo. Obtenha várias informações sobre a quantidade de capital de giro que dispunham. Você vai ter uma boa idéia de quanto tempo levou para atingirem o “break even”, ou seja, para empatar.

Este é o seu grande desafio.

Você está financeiramente pronto?

Comprar uma franquia é extremamente gratificante, mas os estágios iniciais podem ser difíceis. Ao fazer a sua escolha, estude bem quanto investir e quando você começará a ter fluxo de caixa positivo.

A importância do fluxo de caixa e do capital de giro no Franchising

Maria Luiza Brufatto
Maria Luiza Brufatto
Palestrante, Especialista em gestão de vendas, com forte atuação no comercial de empresas nas áreas de Varejo, Arquitetura e Construção Civil, Indústria, Atacado e Franchising.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CANSADO DE CONTEÚDOS SUPERFICIAIS?

Receba conteúdos e materiais REALMENTE ÚTEIS sobre franquias

Fique tranquilo, não faremos SPAM e nem venderemos seu email.