Gestão de Franquias – Além do Excel

Além do Excel

Sem soluções tecnológicas, crescimento da rede de franquias pode ‘estacionar’

Gestão de Franquias

Está cada vez mais improvável pensar em expansão sustentável de franquias sem o uso de ferramentas tecnológicas. Os softwares disponíveis no mercado – alguns gratuitos – possibilitam não apenas controlar e melhorar o desempenho da rede de franquias, o que já é essencial à sobrevivência do negócio, mas também dar suporte real a todas as áreas, do processo de seleção de franqueado, à gestão financeira e ações de marketing.

“No século XXI, a necessidade de soluções tecnológicas vai além do software; ele precisa ser on-line. Ter ferramentas de gestão eficiente e acesso ao sistema em qualquer dispositivo, como tablets e celulares, permite ao franqueador saber o que acontece em cada uma das lojas, principalmente se a rede possuir muitas unidades. O software facilita a consolidação financeira da operação, a análise de indicadores e  estipular metas e objetivos”, diz Alex Vigatto, consultor da Goakira.

Com os softwares de gestão, fica mais simples colocar as finanças em ordem, acompanhar o estoque, entradas e saídas financeira s e conciliação bancária. Eles podem também otimizar e facilitar o suporte aos franqueados. Entretanto, alerta Vigatto, os programas não fazem o trabalho sozinho. “É preciso ter um responsável para incluir os dados financeiros no sistema e analisar os indicadores da empresa; uma interface eficiente e direta, que torne mais fácil a interação com o software”.

O trabalho de outras áreas da empresa, como as de marketing (CRM), expansão, gestão de desempenho, treinamentos de equipe e consultoria de campo também podem ser beneficiado pelos programas disponíveis no mercado.

Comunicação de ponta

A eficácia do Serviço de Apoio ao Franqueado (SAF) também pode ser favorecida pela tecnologia. “É fundamental que a rede franqueadora use canais eficientes de comunicação e mantenha contato ativo com seus franqueados. Recursos como intranet, portais e sistemas que visam manter a rede atualizada, e sempre em sinergia, sinalizam certo comprometimento e apreço pela rede”, diz Larissa Fernandes, especialista em relacionamento na consultoria FranquiAZ.

A vantagem dos softwares, segundo Fernandes, é que eles possibilitam resolver problemas a distância. “As ferramentas tecnológicas dispensam a necessidade de locomoção até a unidade, oferecem suporte e possibilitam que todos envolvidos se relacionem e tenham retorno imediato. Com eles, é possível organizar também a documentação do franqueado e resguardar sua atuação, mantendo um histórico de todo suporte prestado”, afirma a especialista.

 

FranquiAZ
FranquiAZ
Consultoria especializada em Expansão (atendimento dos investidores, apresentação e negociação das franquias); Eventos de prospecção de investidores; Divulgação de oportunidades de negócios; Suporte de identidade visual, marketing e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CANSADO DE CONTEÚDOS SUPERFICIAIS?

Receba conteúdos e materiais REALMENTE ÚTEIS sobre franquias

Fique tranquilo, não faremos SPAM e nem venderemos seu email.