Franquias em Alta: Saudabilidade, sustentabilidade e simplicidade

Saudabilidade, sustentabilidade e simplicidade: os três “s” do presente e do futuro!

Foi-se o tempo em que as pessoas se alimentavam mal e tinham pouca preocupação com a saúde e bem-estar. Hoje, o brasileiro está cada dia mais ligado em questões de saudabilidade, sustentabilidade e simplicidade.

E não é para menos. O Brasil atingiu índices alarmantes de obesidade. Dados do IBGE mostram que mais 52% da população está acima do peso. Esse fato tem despertado um alerta para a necessidade de rever o estilo de vida.

O mercado já demonstra essa reação. De acordo com a consultoria Euromonitor, o mercado de alimentação saudável movimentou R$ 80 bilhões em 2015 e deve movimentar R$ 108, 5 bilhões até 2019. Nos últimos cinco anos, as vendas nesse setor dobraram.

 

Busca pela Reeducação

Entretanto, por mais que as pessoas queiram mudar seus hábitos, isso não pode se transformar num fardo. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: adotar dietas mirabolantes costuma ser o pior caminho! Logo cansamos e retomamos os velhos hábitos. O negócio é buscar reeducação, englobando uma alimentação equilibrada e rotinas de exercícios físicos.

O projeto Brasil Food Trends 2020, que tem entre os seus pilares a realização de pesquisas sobre o assunto, mostra que a praticidade está na prioridade de 34% dos consumidores brasileiros. A saudabilidade aparece logo na sequência, apontada como primordial para 21% dos consumidores do país. Portanto, além de saúde e sustentabilidade, as pessoas buscam a simplicidade.

 

Tendência para o mercado de Franquias

Antenado a essa tendência, o mercado de franchising apresenta cada vez mais redes com essa pegada. Embora a ABF – Associação Brasileira de Franchising, não divulgue dados exclusivos sobre esse mercado, é nítido o crescimento dessas redes.

Segundo Maria Luiza Brufatto, diretora de expansão da FranquiaZ, do Grupo Goakira, consultoria especializada em crescimento de negócios, as pessoas estão cada vez mais preocupadas consigo mesmas e com o planeta. “Há uma grande busca pelo equilíbrio entre corpo e mente. Empresas que oferecem esses valores não param de crescer. Já está evidente que não se trata de uma tendência. È algo que não é passageiro”.

Ao que tudo indica, não deve ser mesmo. A maior parte dos entrevistados pela Nielsen, afirmam que há benefícios em ingerir alimentos com grãos integrais com alto teor de fibras. Quase 40% deles declararam comprar estes produtos regularmente, 35% compram ocasionalmente e apenas 7% nunca adquiriram estes alimentos. Óleos e margarinas para o controle do colesterol também são populares para 43% dos compradores regulares e 30% dos ocasionais.

 

Mercado de Saudabilidade e Alimentos Saudáveis

Esses números mostram que, apesar da economia estar retraída, o mercado de saudabilidade continua expandindo e provando que está acima de qualquer crise. O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente sobre a importância de sua saúde e não está disposto a abrir mão deste novo estilo de vida.

Nesse sentido, franquias de produtos orgânicos, refeições saudáveis, suplementos alimentares, academias, estética e bem-estar demonstram ser apostas interessantes. “Além de estarem em alta, muitas das redes nesse segmento apresentam operações simplificadas. Normalmente, com modelos de gestão facilitados há mais chances de performar bem”, percebe Maria Luiza.

 

Perfil do consumidor

Vale destacar ainda o perfil desses consumidores de alimentos saudáveis. Em geral, eles são bem informados e exigentes. Buscam transparência e responsabilidade socioambiental como valor agregado. Cerca de 75% desse público lê os rótulos dos produtos e 63% desconfiam do que consta nas embalagens, tornando a comunicação um ponto importante para conquistar a confiança do consumidor.

E engana-se quem pensa que estamos falando apenas de jovens. O principal fator para a mudança de hábitos é justamente a idade. A pesquisa mostra que pessoas com mais de 56 anos adotam dietas balanceadas mais frequentemente. Entretanto, é preciso investir em todas as faixas etárias. Afinal, saúde e bem-estar são coisas para todas as idades!

Mercado

  • R$ 80 bilhões movimentados pelo mercado de alimentação saudável em 2015
  • R$ 108, 5 bilhões é a expectativa anual para 2019

Prioridades do consumidor

  • 34% apontam a praticidade
  • 21% apontam a saudabilidade

Veja as redes que estão ligadas nessa tendência:

Terra Madre
A Terra Madre é um empório de produtos saudáveis focado na busca de uma vida equilibrada. Com variedade de produtos e alimentos orgânicos, diet, integrais, funcionais e frescos, promove bons hábitos na alimentação, experimentação de novos sabores e um consequente novo estilo de vida. O grande diferencial deste modelo de franquia é a feirinha de orgânicos frescos certificados que acontece dentro do empório.

Substância
Há quase 30 anos a empresa oferece combinações congeladas prontas para consumo (carboidrato, proteína e vegetais), além de lanches e doces destinados não somente para quem necessita de redução de glúten, lactose, mas também para quem deseja se alimentar de forma mais saudável na correria do dia a dia. Os produtos possuem baixo teor de sódio, colesterol e 0% gordura trans.

DVitaminas
Há cinco anos, a DVitaminas fornece suplementos para melhorar a performance de atletas profissionais, amadores, bem como melhoria da nossa nutrição, complementando as necessidades de nosso organismo. Através de lojas modernas – uma inclusive formatada para funcionar dentro de academias – fornece um completo mix de produtos para os púbicos fitness, esportivos e gerações em busca de saúde equilibrada com grande variedade de vitaminas e suplementos.

MYFIT Store
A empresa nasceu para aproximar os praticantes e profissionais de atividades físicas dos mais inovadores produtos do mercado fitness e welness. Sendo a primeira empresa franqueadora de quiosques fitness no Brasil, os clientes tem a oportunidade de conhecer e adquirir diversos artigos com atendimento personalizado e preços acessíveis.

Nutri & Estétika
A Nutri & Estétika é uma clínica de emagrecimento e estética com 15 anos de atuação.
A empresa oferece tratamentos com a possibilidade de protocolos únicos e exclusivos, desenvolvidos pela nutricionista fundadora, adequados às necessidades de cada cliente. O diferencial é a combinação dos tratamentos com uma nutrição adequada, proporcionando saúde, emagrecimento e beleza.

 

 

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Maria Luiza Brufatto
Maria Luiza Brufatto
Palestrante, Especialista em gestão de vendas, com forte atuação no comercial de empresas nas áreas de Varejo, Arquitetura e Construção Civil, Indústria, Atacado e Franchising.

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