Franquias de Sucesso. Qual é o segredo?

Você que está interessado em abrir uma franquia, com certeza já se questionou sobre o que faz uma franquia de sucesso.

Essa é com certeza uma pergunta muito importante tanto para quem quer abrir uma franquia, e mais importante ainda para quem já é franqueado.

Aliás, antes de começar a escrever sobre o tema quero deixar claro desde já:

Se você veio aqui atrás de uma lista de franquias de sucesso por faixa de investimento, sinto decepcioná-lo mas esse não é mais um artigo com “listas de franquias para todos os bolsos”.

Minha ideia é passar uma mensagem muito mais valiosa, para todos aqueles que querem empreender seja através de franquias ou não.

Sim, pois apesar de muitos esquecerem, uma franquia é uma empresa e, no fundo o que faz uma franquia de sucesso, tem tudo a ver com o que faz uma empresa de sucesso.

 

Para obter as melhores respostas pergunte o oposto daquilo que você quer saber

Se você quer saber o que faz uma franquia de sucesso, um bom ponto de partida é questionar: o faz uma franquia fracassar?

Ora se você descobrir os motivos que levam uma franquia ao fracasso, basta fugir para o lado oposto e você estará longe da boca do leão, não é mesmo?

 

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Você já deve ter ouvido muitos motivos pelos quais uma franquia ou negócio não atinge o sucesso esperado.

As razões mais citadas para isso são coisas do tipo:

  • Má gestão fluxo de caixa (leia-se capital de giro);
  • Escolha errada do ponto comercial;
  • Baixa aceitação do produto ou serviço por parte do cliente;
  • Briga entre sócios;
  • Mudanças na legislação que impactam o negócio;
  • Falta de suporte do franqueador da marca escolhida;
  • Concorrência;
  • Guerra de preços com produtos importados mais baratos;
  • Outras mudanças no ambiente externo.

É verdade, de fato, fatores internos e fatores externos como estes, podem impactar negativamente o seu negócio e levá-lo a falência.

Mas não são esses fatores que pretendo abordar hoje.

 

Não só fatores objetivos explicam porque algumas franquias não atingem o sucesso esperado

Acredito firmemente que todos esses fatores objetivos que tentam explicar o porque franquias e empresas de todos os tipos falham, normalmente não tocam a real razão do insucesso desses negócios.

Explico: acredito firmemente que no final do dia, a responsabilidade por sua franquia se tornar um sucesso está mesmo em suas mãos! Ou melhor, na mão do empreendedor ou franqueado!

Concordo parcialmente com essa afirmação!

Entendo que muitos podem argumentar que nem mesmo o melhor empreendedor ou franqueado consegue controlar tudo que acontece em sua franquia. Afinal, existem fatores externos que não controlamos, certo?

Até mesmo a escolha do segmento de atuação da sua franquia que, em último caso, ditará em que contexto em você irá atuar, pertence a uma só pessoa: o franqueado (empreendedor).

 

Aprenda tudo aquilo que ninguém lhe conta sobre Franquias

 

Franquias de sucesso precisam de líderes de sucesso

Portanto, a matéria prima de franquias de sucesso são, em última instância, seus próprios franqueados!

Um franqueado-empreendedor precisa se preparar para os desafios do dia a dia.

Aliás, é isso mesmo que você está fazendo agora, lendo esse artigo. Para se preparar para o sucesso!

Preparar-se para empreender com franquias exige esforço e dedicação. Não há mágica: estude, absorva conhecimento de outras pessoas e, acima de tudo pratique.

 

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Entretanto, mais do que o preparo do empreendedor, acredito que exista um fator que influencia mais do que qualquer outro o sucesso de uma franquia ou de qualquer negócio!

Na minha opinião, o grande culpado do insucessos do mundo mundo dos negócios é na verdade, o próprio ego do empreendedor!

 

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Aprendendo com os melhores

Para ilustrar isso, quero deixar com vocês uma mensagem que ajuda a demonstrar como o comportamento, influenciado pelo ego é capaz de colocar sua franquia em uma má situação.

Essa mensagem, originalmente, não vem dos mundos dos negócios.

Dois militares das operações especiais da marinha americana explicam, nesse pequeno texto, como o ego pode interferir no sucesso de qualquer atividade e destruir tudo!

Esses militares estão entre os mais treinados do mundo e são preparados para enfrentar as situações mais desafiadoras possíveis.

 

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Eles são preparados para tomar decisões rápidas que podem custar ou salvar as vidas de seus companheiros e suas próprias vidas.

Acontece que os empreendedores se assemelham muito com esses militares.

No dia a dia dos negócios você é obrigado a tomar decisões difíceis sem exatamente saber se isso salvará sua empresa ou a deixará em maus lençóis.

No franchising, você pode contar com o conhecimento e experiência do franqueador e, mesmo assim, muitas vejo franqueados agindo exatamente da forma oposta ao que o franqueador sugere, atrapalhados pelo seu próprio ego!

 

Muitas vezes, o ego é o maior inimigo a ser conquistado.

 

Quando você controla seu ego, você entende que você está em controle do seu próprio destino.

Portanto, preste atenção na lição que esses caras tem a passar para você, tenho certeza que você vai gostar:

 

Uma das coisas mais importantes para assumir controle total sobre seu próprio destino é ser capaz de de avaliar seu próprio ego.

Ter a humildade para admitir e assumir seus erros.

Para que você possa superá-los.

E aceitar críticas construtivas.

Muitas vezes me perguntam por que alguém falha em nossa profissão.

E 99,9% das vezes não é por falta de preparo mas sim porque a pessoa não é humilde suficiente para aceitar a responsabilidade quando as coisas saem errado.

E aceitar que existem melhores formas de fazer as coisas.

E a pessoa, com a cabeça fechada, não consegue mudar.

É o que faz uma pessoa falhar como líder (de um negócio).

É óbvio que o ego move as pessoas para frente.

Empurra as pessoas para fazer coisas melhores e estimula o espírito competitivo, o que é ótimo!

O ego ajuda a fazer você querer vencer.

O ego se torna um inimigo quando ele se torna grande demais.

E com o ego inflado, você não aceita as críticas e não muda pois acredita que seu jeito de fazer as coisas é o melhor.

E portanto, não assume a responsabilidade quando erros acontecem.

Ao contrário, eles só culpam as outras pessoas.

Seja apontando para baixo (para seus funcionários), reclamando que sua equipe não sabe executar as coisas direito.

Ou, apontando para cima (franqueador), dizendo coisas como: eu não tive o suporte necessário por isso a culpa de que falhei é dele.

Agora se você entende que precisa ter a mentalidade de assumir o controle de tudo que acontece em sua vida, você ganha o domínio sobre seu ego.

Você fala: independente de onde venha o problema, é minha responsabilidade resolvê-lo.

Então, se minha equipe não fez o que eu pedi, eu não dei a orientação e treinamento necessários.

Ou eles não entenderem o objetivo da tarefa.

Tudo isso é minha culpa.

E, se eu não recebi o suporte necessário (do franqueador), isso também é minha culpa.

Eu não eduquei ele, não expliquei exatamente o que precisava e eu não influencie ele a tomar as decisões certas.

Nem mesmo podemos culpar a concorrência. Pois, se eles nos deixam em maus lençóis, é porque nós não nos preparamos o suficiente.

Tudo isso te permite a ser dono  não somente dos problemas mas também, ser dono das soluções.

Nenhum líder tem todas as respostas e também não consegue fazer tudo sozinho.

Você precisa contar com a ajuda dos outros. Dar poder de decisão para sua equipe e aceitar críticas construtivas.

Se você não aceita responsabilidade por aquilo que acontece na sua empresa, você não será um empreendedor de sucesso (ou terá uma franquia de sucesso).

Para quem quiser assistir o vídeo original na íntegra, segue o link (em inglês).

 

 

Conclusão

Se você quer quer ter uma franquia de sucesso, gerencie, antes de tudo seu próprio ego.

Problemas acontecem em todos os negócios, inclusive nas franquias.

Portanto, assuma a responsabilidade dos problemas e, principalmente, assuma a responsabilidade sobre as soluções!

 

Diego Simioni
Diego Simioni
Empreendedor, CEO do FranquiaZ e nas horas vagas caçador de oportunidades de negócio.

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