Desempenho do Franchising no Brasil em 2017

Desempenho do Franchising no Brasil em 2017

A pesquisa de desempenho do Franchising realizado pela ABF, é um estudo muito importante para o setor, uma vez que evidencia todas as informações envolvendo os resultados e a evolução do ramo de franquias a cada novo ano.

Em 2017, essa pesquisa foi realizada de forma trimestral e todas as empresas que atuam em franchising foram convidadas a participar da pesquisa em questão.

Quer saber mais sobre como anda o desempenho das franquias no Brasil e no mundo em 2017?

Então continue lendo esse post e descubra:

  • Cenário econômico no segmento de franquias no 2º trimestre de 2017
  • Qual o faturamento obtido neste segmento de mercado;
  • Desempenho do franchising em 2017
  • Percentual de empregos gerado pelo setor de franquias;
  • Variação por segmentos.

Confira!

Cenário econômico no segmento de franquias no 2º trimestre de 2017

De acordo com a pesquisa, o cenário econômico no segmento de franquias para o segundo semestre de 2017 é bastante promissor, onde o PIB para este período é de 0,1%.

Devido a possibilidade de saque do FGTS autorizada recentemente pelo governo federal, muitas pessoas passaram a investir em seu negócio próprio, onde o índice de confiança do consumidor cresceu o equivalente a 5,1% de 2016 para 2017.

Com isso, novos empreendedores estão cada vez mais investindo no segmento de franquias,  uma oportunidade para empreender e assim obter a sua renda a partir do seu próprio negócio.

Mas não é apenas os consumidores que tem investido neste segmento.

O índice de confiança empresarial também cresceu bastante, cerca de 6,6% em relação ao ano passado.

E ao que tudo indica, até o final do ano, esses valores tem tudo para crescer ainda mais. Agora a razão deste crescimento, se dá em parte ao faturamento que o setor de franquias tem obtido no decorrer do ano.

Desempenho do franchising no Brasil em 2017: Faturamento do 1º e 2º semestre

No primeiro trimestre de 2017, o faturamento obtido no setor de franchising chegou a R$74,428 bilhões, ou seja, este setor obteve um crescimento de 8,0% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Agora, ao analisar o desempenho do franchising no Brasil considerando o segundo semestre de 2017, o valor obtido até o momento é de R$37,565 bilhões, o que representa um crescimento médio de 6,8% do faturamento obtido no mesmo período de 2016.

E considerando o acumulado dos últimos 12 meses, esse crescimento se torna ainda mais evidente, pois o valor obtido nesse intervalo de tempo é de R$156,784 bilhões, o que representa um crescimento médio de 8,4% no faturamento.

Sendo assim, ao avaliar estes valores, percebe-se que o desempenho do franchising no Brasil em 2017 no que se refere ao faturamento, está sendo bastante expressivo, e a tendência é que esse mercado se mantenha estável e com um crescimento positivo para os próximos anos.

Desempenho do franchising em 2017

Para entender como foi o desempenho do setor de franchising em 2017, é importante analisar em detalhes cada aspecto envolvido nesse processo.

E o primeiro deles é:

  • Faturamento por região e por estado

Em relação ao faturamento por região, o setor de franchising vem apresentando uma certa estabilidade ao longo dos anos, sendo que, em 2017, a região sudeste do país é que a mais se destacou, obtendo bons faturamentos no segmento de franquias.

Agora, considerando o faturamento por estado, São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais, foram os estados que apresentaram o melhor faturamento em 2017.

  • Abertura de unidades de franquias

Outro aspecto a ser analisado em relação ao desempenho do franchising em 2017 é o percentual de abertura de novas unidades de franquias, que este ano apresentou um crescimento de 3,2% no segundo trimestre.

Se comparada ao percentual de unidades que fecharam as portas em 2017 (1,3%), o saldo até que é bastante positivo.

Ou seja, comparando o saldo do segundo trimestre de 2016 e 2017, este ano o número de unidades em operação cresceu o equivalente a 1,9%.

  • Unidades abertas por região e por estado

Considerando a abertura de unidades por região, novamente a região sudeste ganha destaque.

Mas nesse caso, as regiões nordeste, centro-oeste e norte elevaram o seu nível de participação no setor de franchising em 2017.

Em relação a abertura de unidades por estado, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, obtiveram os maiores percentuais em relação aos demais estados.

Percentual de empregos gerado pelo setor de franquias

Falando em termos de empregabilidade, o setor de franquias contribuiu para diminuir o índice de desemprego no país.

Segundo dados do IBGE, a queda do desemprego apresentou um percentual de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Parte disso pode ser explicado em função do número de empregos gerados a partir do setor de franquias, que neste ano apresentou um aumento de 1% só no segundo trimestre.

Isso mostra o quanto é importante apostar e investir no ramo de franquias, uma vez que os resultados se mostram promissores não só para quem investe, mas também para a sociedade como um todo.

Variação por segmento de mercado

O ramo de franquias envolve uma infinidade de segmentos do mercado atual, que vai desde o setor de alimentação, até serviços automotivos, educacionais, dentre outros.

E nesse aspecto, os segmentos que obtiveram a maior variação, tanto no que diz respeito ao faturamento, quanto na abertura de unidades, foram:

  • Entretenimento e Lazer (4,0%);
  • Serviços e Outros Negócios (2,7%);
  • Alimentação (2,4%);
  • Hotelaria e Turismo (2,0%);
  • Moda (2,0%)

Portanto, com base em todos os dados mostrados nesse post, fica claro como o desempenho do franchising no Brasil vem se mostrando bastante promissor em 2017.

E ao que tudo indica, esta performance positiva tem tudo para continuar no ano que vem, representando assim uma ótima oportunidade de negócio, especialmente para quem deseja empreender e atingir bons resultados em um curto espaço de tempo!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.