Como funcionam as Franquias de Quiosque

Franquias de Quiosque

No mundo do empreendedorismo, há uma gama de possibilidades.

Se você é como eu, já deve ter procurado sobre várias delas.

Começar um negócio do zero? Virar sócio de alguém? Ou… abrir uma franquia?

Se você chegou até este artigo, esse pensamento deve ter passado na sua cabeça.

Afinal, é um ramo do empreendedorismo muito inovador.

É claro que dentro dessa área, também existem outras ramificações.

Uma delas inclui as franquias de quiosque.

 

Franquias de Quiosque

Essas opções de franquia costumam ser populares por significarem um investimento mais baixo.

Além do mais, a instalação de quiosques (em shoppings ou outros locais) é bem mais versátil e oferece mais flexibilidade.

Por isso, recomendo que você, futuro empreendedor, considere estudar a área de franquias de quiosque antes de tomar qualquer decisão.

Iniciar um novo investimento é sempre um risco, e isso também se aplica quando se trata de franquias; não pense que não!

Ainda que seja um caminho considerado mais seguros por muitos, é claro que haverão complicações e você precisará se esforçar.

 

Aprenda tudo aquilo que ninguém lhe conta sobre Franquias

 

Fique atento ao mercado

Antes de tudo, você precisa analisar diversos indicadores – pessoais e do mercado – para decidir de forma consciente sobre suas ações.

Leia notícias, fale com especialistas e leia postagens (como esta!) que podem te ajudar a entender o mercado.

Não qualquer mercado, aliás, mas o mercado no qual você pretende se inserir.

Talvez seja até melhor mudar de campo!

Não precisa se assustar: há muitos públicos diferentes e você com certeza consegue encontrar o certo para seus serviços.

Caso você queira muito ingressar em um mercado que pareça não estar indo tão bem, você vai precisar pensar em novas estratégias.

Elas incluem diversas técnicas de marketing, pesquisa, comparação e outros investimentos que deverão ser feitos.

De qualquer forma, isso é conversa mais para frente. Agora, você precisa decidir o seu modelo de negócios, certo?

Então, eu vou explicar porque sou defensor das franquias de quiosque, e depois você decide.

Vamos lá!

 

Vantagens das franquias de quiosque

O segmento de quiosques no mercado de franchising (nome dado para a atuação de franquias) anda crescendo muito.

Nos últimos anos, no Brasil, o interesse por quiosques cresceu tanto que grandes empresas passaram a remodelar suas franquias.

Ou seja, agora há versões em quiosque de franquias que antigamente eram apresentadas apenas como lojas físicas.

Isso porque elas podem ser posicionadas em lugares privilegiados e de fácil acesso do público.

Entradas de shoppings, por exemplo, quase sempre tem algum quiosque, e essa é a melhor localidade do prédio.

Pode ser até melhor do que das primeiras lojas, já que o cliente vai olhar para frente primeiro, e para o lado depois.

Os benefícios do quiosque para as marcas são: divulgação, boa localidade, economia e um novo canal de distribuição.

Como consequência, os benefícios para os franqueados são: baixo investimento, muitas opções e um novo modelo de trabalho.

 

Segmentos variados para quiosques

Há dezenas de empresas que oferecem este modelo no Brasil, das mais variadas áreas.

Cosméticos, beleza, alimentação, bebidas, moda, brinquedos, presentes, jóias… você pode procurar e provavelmente vai achar.

Algumas marcas alcançaram a fama até mesmo já dentro do modelo de quiosques!

A franquia Chilli Beans ou a franquia The Original Cupcake, por exemplo, tem tantos quiosques espalhados que ficaram conhecidas assim.

O público já espera e já confia na marca, o que resolve metade do trabalho do franqueado.

 

 

Quiosques são uma opção de menor investimento

O capital inicial necessário para começar uma franquia de quiosque costuma ficar em torno de R$12 mil.

Esse valor é substancialmente menor do que em outros tipos de franquia, que podem chegar a até R$100 mil.

Ou seja, com o mesmo valor de uma loja, é possível montar até três quiosques pelo menos!

Não só isso, mas os custos fixos, como aluguel e manutenção, automaticamente também caem, já que é um espaço menor.

O investimento deve retornar bem rápido, também, considerando que o quiosque ficará muito provavelmente em um local movimentado.

 

Perfil do franqueado

Posso te assegurar que todas essas vantagens das franquias de quiosque não foram percebidas só por mim, não.

Muita gente está descobrindo esse modelo e correndo atrás para conseguir se tornar um franqueado.

Então, para conseguir a posição na empresa que você almeja, é importante seguir um tipo de conduta adequado.

Ou seja: ao oferecer seu trabalho, mostre que você será profissional, pontual e que saberá administrar os negócios.

Os franqueadores precisam saber que estão colocando seus produtos e sua marca nas mãos de alguém de confiança.

Da mesma forma, você também tem todo o direito de saber no que está se metendo!

Pesquise bastante sobre suas possíveis escolhas, e não hesite em fazer perguntas se tiver qualquer dúvida.

Não só isso vai construir mais sua certeza a respeito da empresa, como vai mostrar um interesse genuíno por ela.

 

Problemas dos quiosques de franquias

Lembra que eu falei que todo investimento apresenta um risco?

Pois é, é bom ficar atento a eles.

No caso dos quiosques, o maior problema enfrentado por franqueados é sempre a respeito da localização.

Como geralmente os quiosques ficam em shoppings, eles acabam ficando subjugados à administração do shopping.

 

Então, sim, eles podem pedir para que o quiosque mude de lugar a qualquer momento, já que isso é contratual.

 

Um modo de evitar isso é apostar em localidades diferentes, como postos de gasolina ou mesmo outros edifícios comerciais.

Outro problema na localização dos quiosques, especialmente quando não estão nos shoppings, é quando não há uma boa análise do consumo.

 

Quiosques de vendas rápidas

Os quiosques apresentam vendas rápidas, o que pode criar o interesse em determinado público, mas não em todos.

Há também quiosques que acabam não passando a ideia de “rápido” (como de roupas, por exemplo) e perdendo clientes.

Um bom exemplo são os quiosques em estações de metrô.

As pessoas que passam por lá estão com pressa, e não pensando em consumir.

Entretanto, quando se trata de alimentação, os quiosques fazem o maior sucesso.

Isso porque todo mundo pode comer, mesmo com pressa!

Então, é fundamental analisar o comportamento do público no local onde o quiosque será instalado, e ver se ele combina com os produtos.

 

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Maria Luiza Brufatto
Maria Luiza Brufatto
Palestrante, Especialista em gestão de vendas, com forte atuação no comercial de empresas nas áreas de Varejo, Arquitetura e Construção Civil, Indústria, Atacado e Franchising.

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