7 motivos que vão fazer você desistir de abrir uma franquia

Abrir uma Franquia

Está interessado em abrir uma franquia? Pense novamente!

Se você ler esse artigo e ficar incomodado ou muito surpreso com um dos motivos para desistir de abrir uma franquia, esse é um péssimo sinal.

Caso esse seja seu caso, faça um favor a si mesmo: não perca mais seu tempo.

Pare agora mesmo com essa história de abrir uma franquia!

 

Motivo nº 1: Você terá que trabalhar no negócio

Sim, em 95% das franquias o franqueado tem que ser o operador do negócio e estar no dia a dia da operação.

Pensou que ia abrir uma franquia e passar toda semana só para limpar o caixa e dar um alô para seus funcionários?

Esqueça!

O sucesso da franquia depende mais do seu empenho do que de qualquer outra coisa.

 

Motivo nº 2: Você não ficará rico com a franquia

Se você acha que pode ficar rico abrindo uma franquia se enganou.

Bom, pelo menos com uma franquia só não!

Já recebi uma pessoa interessada em abrir uma das franquias do meu portfólio que tinha R$ 70.000 para investir e que desejava uma renda de R$ 30.000 mensal. Ou seja, um retorno sobre o investimento de mais de 40% ao mês!

Se você é um desses, por favor aterrize novamente no planeta terra.

O retorno de uma franquia está ligado a sua capacidade de investir, sua dedicação e sua competência nos negócios.

Aliás funciona assim em qualquer empresa (pelo menos aqui do planeta terra).

 

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Motivo nº 3: Você não pode pedir para o franqueador cobrir suas férias

Se você pensa que o suporte que a franquia oferece quer dizer que ela irá administrar o negócio por você, sinto muito, mas reveja seus conceitos.

Vai sair em férias?

Como em qualquer outro negócio, planeje muito bem sua saída e fique atento. Afinal agora você é um empreendedor.

Aliás, sugiro que você deixe seu celular ligado!

 

Motivo nº 4: Em muitos casos você terá que trabalhar no final de semana e/ou fora do horário comercial

No varejo, muitos negócios funcionam dia e noite e finais de semana.

Inclusive, em alguns casos, são nesses momentos onde há o maior fluxo de clientes.

E quando você pode faturar mais e sua equipe está mais suscetível a erros, é justamente nesses momentos que você deverá estar presente para garantir que nada saia (tão) errado.

Você pode estar pensando: “Diego, eu não escolhi uma franquia do varejo justamente por isso”

Pena que não é assim.

Independente do negócio, funcionários ficam doentes e faltam no trabalho, fornecedores atrasam a mercadoria, clientes reclamam que a entrega não foi cumprida, o software dá problema, o contador lhe pede um levantamento de dados urgente… já viu né?

 

Motivo nº 5: Apesar de franquia “ter marca”, os clientes não vão bater na sua porta

O mundo hoje é hipercompetitivo.

De manhã à noite você é bombardeado de informações e para chamar atenção de seus clientes você precisa fazer por merecer.

Aliás, se você conseguiu ler esse artigo até aqui, está de parabéns!

Embora a marca da franquia lhe dê uma vantagem em relação a negócios independentes você não poderá ficar “deitado eternamente em berço esplêndido”.

Vá para rua, faça parcerias, corra atrás!

Quem sugeriu o Big Mac não foi o McDonald’s e sim um de seus franqueados.

Aliás a vantagem do franqueado é que ele conhece sua região e seu público e portanto, pode explorar diferentes atividades locais para alavancar o negócio.

 

 

Motivo nº 6: O retorno financeiro não é imediato

Pensando em se endividar ao máximo pois depois você vai pagar tudo com o lucro do negócio?

Se esse for o caso, não conte comigo para ser seu sócio nessa empreitada!

Os primeiros meses normalmente são os mais difíceis e na maioria dos casos você não irá retirar dinheiro suficiente nem para se sustentar, quanto mais para pagar uma parcela de financiamento muito alta.

Você acha que estou brincando? Hoje mesmo recebi um interessado em comprar uma das minhas franquias que queria financiar 100% do capital.

Com esse “tino” para os negócios, melhor ele procurar fazer outra coisa da vida!

 

Motivo nº 7: Mesmo sendo seu negócio, você não vai poder fazer tudo do seu jeito

Certa vez, recebi um sujeito em meu escritório para discutir uma oportunidade de franquia.

No meio da conversa, ele começou a sugerir mudanças no logo e nas cores da identidade visual da empresa afinal, ele era um “especialista de marketing”.

Pensei comigo: “o sujeito chegou agora e já quer sentar na janelinha!”.

Todo franqueado deve seguir padrões da franquia.

Aliás, prefiro chamar esses padrões e processos de “melhores práticas” pois é isso que elas deveriam ser.

Agora, se você quer criar um negócio do zero ou reinventar a roda, nenhum problema!

Desista de abrir uma franquia e vá se juntar aos garotos do Vale do Silício na Califórnia.

Quem sabe você inventa o novo Facebook, não é mesmo?

 

E aí, ainda está interessado em comprar uma franquia?

 

Aprenda tudo aquilo que ninguém lhe conta sobre Franquias

Diego Simioni
Diego Simioni
Empreendedor, CEO do FranquiaZ e nas horas vagas caçador de oportunidades de negócio.

2 Comentários

  1. Olá Pessoal do site Franquiaz, parabéns pelo conteúdo.

    Abraços,
    Andréia

  2. Danilo Leite disse:

    Realmente. Análise perfeita.
    Para mim (meu perfil), o que mais “incomodaria” seria o motivo número 7.
    Do restante, é os demais são passos que qualquer empreendedor deverá passar com seu negócio.
    Assim sendo, se você não é empreendedor, se não quer por a mão na massa para fazer o negócio acontecer (seja por franquia ou negócio próprio), NÃO COMECE E NÃO INVISTA. Tem que ter disposição para ralar, ouvir “NÃO” diversas vezes, acreditar, e ser resiliente. É assim que funciona.
    Se você tem o sonho de ter o negócio próprio, ou tem o desejo de tirar um projeto da mente e do papel, mas não quer passar por nenhum destes passos listados acima, sugiro que você envie currículos para as empresas e seja empregado de alguém, ou preste concursos. É um bom caminho também. Basta você identificar qual é o seu perfil.

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