5 mitos sobre abrir uma franquia

5 mitos sobre abrir uma franquia

Mitos sobre abrir uma franquia

Muitos dos empreendedores que investem em franquias buscam maior comodidade, autonomia, qualidade de vida e estabilidade financeira.

Tudo isso faz parte do pacote de vantagens de quem adere ao modelo de franchising.

Mas engana-se quem acha que isso acontecerá de uma hora para outra.

Chegar lá exige muita dedicação.

Fique atento a alguns mitos que cercam o modelo de franquias:

 

1. Vou trabalhar menos

É claro que, sendo o dono de seu próprio negócio, o franqueado poderá ter maior liberdade em relação ao seu volume de trabalho e à sua agenda.

Mas é importante ressaltar que para obter o sucesso desejado, o comprometimento e a disciplina do empreendedor são essenciais.

Não significa que o franqueado vá trabalhar mais, necessariamente, mas é preciso estar pronto para isso, se for o caso, especialmente no começo.

Além de cuidados próprios com seu investimento, o empreendedor terá que seguir regras da franqueadora e entender que ele precisa prestar contas para a empresa detentora da marca.

 

2. Uma franquia oferece pouca liberdade de atuação

Se você abrir uma franquia, não vai poder atuar com liberdade e só vai seguir as decisões do franqueador.

Isso não é necessariamente verdade.

De fato, as grandes campanhas de marketing e o plano de finanças estão nas mãos deles, mas o dia a dia da administração está em suas mãos.

Para manter a reputação da sua marca no mercado, o franqueador precisa estabelecer padrões e normas para a rede.

A qualidade da entrega do produto ou serviço ao consumidor final depende muito da padronização, o que acaba gerando algumas limitações ao franqueado.

Mas isso também traz vantagens.

Os processos testados e aprovados pela franqueadora têm como principal objetivo garantir melhores resultados para o franqueado.

 

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3. Uma franquia é garantia de retorno

Muitos franqueados investem o seu dinheiro com a certeza que terão um alto retorno – e, não raro, acham que ele será basicamente imediato.

De fato, as franquias têm grande chance de trazer o retorno de capital investido, pois são baseadas em modelos que já deram certo.

Isso não significa, contudo, que elas estejam imunes às falhas de gestão de qualquer negócio, como má administração, falta de controle das despesas ou até mesmo fatores imprevisíveis de mercado.

É uma questão de gestão de expectativa.

O empreendedor precisa ter a consciência de que os lucros virão com o tempo e não de uma hora pra outra e de que dependem do seu desempenho à frente do negócio.

 

4. Preciso de muito dinheiro para investir em uma franquia

Uma boa quantidade de capital é um bom ponto de partida para um investimento de sucesso.

Quando se fala em franquias, há projetos para todos os gostos e bolsos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para abrir uma franquia em casa (no modelo home based) é necessário um investimento a partir de 10 mil reais.

Entre as opções de franquias neste modelo estão as de serviços de limpeza, jardinagem, lavagem, manutenção, entre outras.

 

5. O franqueador não se importa com o franqueado

Esse argumento volta e meia surge: o franqueador só quer ganhar dinheiro vendendo as franquias e não está nem aí para o sucesso do franqueado.

Isso pode ser verdade em casos isolados, mas franqueadores sérios estão preocupados – e muito – com o desempenho de cada franquia e o que isso significará para a sustentabilidade da rede e para a credibilidade da marca como um todo.

O bom franqueador dará suporte ao franqueado do início ao fim do processo, desde a escolha do ponto até a capacitação dos funcionários.

Além disso, o franqueador também é responsável por criar campanhas de marketing para aumentar o interesse dos clientes na franquia.

No fundo, franqueado e franqueador dependem um do outro para terem sucesso.

Por isso, você deve tomar muito cuidado ao escolher esse parceiro.

 

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Maria Luiza Brufatto
Maria Luiza Brufatto
Palestrante, Especialista em gestão de vendas, com forte atuação no comercial de empresas nas áreas de Varejo, Arquitetura e Construção Civil, Indústria, Atacado e Franchising.

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